O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) acaba de lançar o primeiro módulo do curso de capacitação a distância em proteção e defesa civil. Nesta etapa, com duração de 30 horas, será feito um panorama geral da política de proteção e defesa civil no País, com foco nos principais conceitos ligados ao tema.
Os cursos fazem parte do Plano Nacional de Capacitação Continuada da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR para os anos 2019 a 2023 e têm como público-alvo agentes de proteção e defesa civil dos estados e municípios brasileiros e pessoas com interesse em aprender sobre gestão de risco e desastres. As aulas foram desenvolvidas em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Além desse curso introdutório, outros três módulos serão disponibilizados no decorrer do ano. O próximo terá como foco a atuação dos servidores em âmbito municipal. Serão abordados o funcionamento de um órgão de Proteção e Defesa Civil, os requisitos para formulação e implementação, incluindo legislação, monitoramento e alertas e a importância dos planos de contingência para cada localidade. Os outros dois terão como tema gestão de riscos e gestão de desastres, com foco na realidade das cinco regiões do País, respeitando as características de cada município.
Em todos os módulos, as aulas utilizarão animações e partirão da história de um município fictício, chamado Brasilis. Todas as etapas trazem debates sobre os conceitos abordados em cada curso. Além disso, os alunos poderão interagir com a plataforma de ensino, que é totalmente moderna e intuitiva. Os cursos trarão, ainda, vídeos de especialistas sobre temas variados.
O secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, coronel Lamartine Barbosa, destaca a importância desse tipo de capacitação. “Elas promovem, de forma interativa, o repensar do conhecimento adquirido e habilidades já desenvolvidas pelos técnicos da defesa civil. Além disso, facilitam a interlocução entre estados e municípios, unificando o discurso de todos os envolvidos”, afirma. “As reciclagens e a comunicação intermunicipal favorecem a atuação na hora do desastre. Elas permitem que as equipes atuem rapidamente e tragam boas soluções de apoio às famílias que ocupam as áreas afetadas”, completa.
Outras capacitações
A coordenadora de Fortalecimento e Capacitação da Sedec, Lidiane Souza, ressalta que o MDR tem disponíveis outros cursos na área de proteção e defesa civil. “Também estamos com capacitação em ensino a distância para o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), que é a ferramenta oficial para solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública e recursos para as ações de resposta, restabelecimento de serviços essenciais e obras de reconstrução”, informa. Essa capacitação é voltada para todos os usuários do S2iD nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Todas as formações oferecidas pela Sedec para os agentes de proteção e defesa civil estão disponíveis na página de capacitações e boas práticas do MDR. Clique neste link para acessar.