Meio Ambiente deve dominar pauta política em Brasília

A repercussão que crise ambiental iniciada na última semana, quando o aumento das queimadas, na região amazônica ganhou contornos internacionais deve dominar a pauta política em Brasília nesta semana. Nesta segunda-feira (26), a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, se reúne com representantes dos ministérios públicos estaduais dos estados que compõem a Amazônia Legal e também com procuradores da área de meio ambiente do Ministério Público Federal. A reunião está marcada para as 14h30.

Na sexta-feira (23), o MPF informou que a Força-Tarefa Amazônia abriu inquérito civil público e está apurando a adequação de políticas públicas estaduais e federais para o combate ao desmatamento e às queimadas no estado, diante de notícias de aumento do número de focos de incêndio e de taxas de desmate em 2019.

Ministério do Meio Ambiente foi notificado para prestar informações em no máximo 20 dias. O MPF questionou a pasta sobre o planejamento de atividades fiscalizatórias do desmatamento na Amazônia para este ano e também sobre a intenção de contratar uma empresa privada de monitoramento, a despeito do trabalho já realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Durante a manhã desta segunda-feira (26), os governadores da Amazônia Legal conversam entre si e com suas equipes técnicas em preparação para a reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, marcada para esta terça-feira (27), as 16h, no Palácio do Planalto. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deve conversar com os chefes dos poderes executivos estaduais para organizar o dia de encontros do grupos em Brasília.

No Congresso, conforme declarou em nota o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deve ser instalada também nesta terça, a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC). Segundo o parlamentar, o espaço vai centralizar o debate sobre os incêndios que atingem a Floresta Amazônica. Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, anunciou em suas redes sociais que o vai promover um debate no plenário da casa sobre o tema.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *