O brasileiro está cada vez mais conectado. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, no ano passado, 89% dos internautas decidiram fazer uma compra online. Esse comportamento se reflete em diversos setores da economia, inclusive no de turismo rodoviário. A ClickBus, empresa líder em vendas de passagens online, através do seu estudo E- Rodoviário, traçou o perfil desses usuários do transporte rodoviário brasileiro.
De acordo com o levantamento da empresa, 54% dos viajantes são mulheres, 60% do público tem entre 18 e 34 anos e, em sua maioria, viajam sozinhos. Somente em 2016 foram transportados 160 milhões de passageiros para mais de 4600 destinos no País. Ao todo, foram vendidas 7,9 milhões de passagens de maneira online, gerando um faturamento de R$ 743 milhões, o que representa 5% de todo o setor.
O aumento de usuários da web é reflexo também do crescimento do uso de dispositivos móveis. Uma pesquisa realizada pela Phocuswright mostra que, atualmente, 30% dos brasileiros fazem reservas de turismo pela internet. Para o co-CEO e fundador da ClickBus, Cesário Martins, mesmo que o comportamento de compra na internet tenha aumentado, as compras via mobile ainda são tímidas. “Em 2016, 52% dos acessos a nossa plataforma foram feitos via smartphone. O que nos surpreendeu, pois, a expectativa era que o mobile superasse o desktop apenas neste ano. Porém a taxa de conversão ainda é mais baixa que no desktop, mas vem crescendo com o tempo. Hoje em dia as pessoas fazem as pesquisas pelo celular mas efetuam a compra através do computador”, afirma.
A migração para o online e para o mobile foi o principal motivo de crescimento do setor, já que essas ferramentas facilitam a compra e a consulta de passagens rodoviárias. “Com plataformas como a ClickBus, a população tem acesso a passagens para várias regiões do país sem ter que necessariamente se deslocar para uma rodoviária para pesquisar passagens. Além disso, trouxemos facilidade no modo de pagamento também”, destaca Cesário Martins.