A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), realizou, nos dias 12 e 14 de agosto, um minicurso focando na defesa dos direitos humanos em dias de pandemia. Cerca de 80 servidores participaram da capacitação através do aplicativo Google Meet.
O minicurso teve como base a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que aponta que todos os seres humanos têm direitos, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. A mediação ficou por conta da Gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SDSDH, Joana Figueirêdo.
A primeira aula foi ministrada pela Profa. Dra. Ana Maria de Barros. Ela apresentou o surgimento e a conceituação dos direitos humanos, evidenciando o compromisso que, atualmente, instituições e profissionais precisam ter. “A formação continuada é essencial para a melhoria da qualidade do serviço público. Parabéns à SDSDH pela realização do minicurso, por compreender que a tecnologia, em tempos de pandemia, pode ser uma parceira fundamental na sua missão institucional com o servidor público”, apontou a acadêmica e militante na defesa dos direitos humanos.
Já a segunda e última aula contou com a explanação da Mestra em Assistência Social pela UFPE, Mércia Cristina da Silva Assis. Ela abordou a importância das políticas públicas na área da assistência social para a efetivação dos direitos humanos.
“Nessa perspectiva de formação continuada, que tem como intuito qualificar, enquanto instituição, o atendimento à população caruaruense, também se cumpre com as metas presentes, tanto no Plano de Governo da prefeita Raquel Lyra, como no Plano Juntos Pela Segurança”, concluiu Joana Figueirêdo.