Para empresas de pequeno, médio ou grande porte, dos mais variados segmentos, com planos de ingressar na Indústria 4.0, mas sem recursos financeiros para investimentos pesados, a Schneider Electric aponta a solução: modernizações. A líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação oferece uma série de sensores e componentes capazes de tornar inteligentes equipamentos antigos, trazendo-os para o mundo da IoT. Esse trabalho fica a cargo de Field Services, área que vem aumentando faturamento e ganhando espaço dentro da companhia.
“O cliente pode contar com um painel da década de 1990 que, apesar da idade, opera de forma correta e, portanto, não precisa ser trocado, necessariamente. A boa notícia é que nós temos tecnologia para tornar esse equipamento inteligente”, afirma Pedro Vazquez, VP de Field Services da Schneider Electric para o Brasil. “E caso haja produtos de outras marcas, estamos dispostos a fazer estudos para resolver a questão”, completa.
Mais serviços
Como um passo anterior, a área de Field Services oferece o assessment MPS, sigla para Modernização, Performance e Segurança. Trata-se de um estudo amplo e profundo em toda a unidade fabril que visa suportar o cliente com recomendações para modernização de equipamentos, aumento da confiabilidade das instalações elétricas e garantia da segurança do operador. “O processo é conduzido por engenheiros da Schneider altamente treinados. No fim, apresentamos um relatório detalhado, com várias observações e sugestões”, diz Vazquez.
Além das modernizações e do MPS, a Field Services está pronta para atender a demandas relacionadas a: peças de reposição; instalação e comissionamento (procedimentos para verificar, inspecionar e testar todos os equipamentos antes da energização); e operação assistida (quando um profissional é designado para acompanhar a energização de um equipamento e verificar seu comportamento durante um período de tempo). A área também oferece uma variedade de contratos de manutenção, customizados às necessidades de cada cliente. Hoje, há cerca de 420 contratos de manutenção ativos, com técnicos distribuídos em localidades estratégicas do país.
“Seja para ações preventivas, preditivas ou corretivas, esses contratos são, sem dúvida, a melhor opção para empresas que querem equipamentos em níveis ótimos de confiabilidade/disponibilidade, operadores protegidos, produtividade assegurada e ainda planejamento financeiro otimizado. Em alguns casos, o atendimento acontece em até três horas – o que é ideal para clientes de missão crítica, como hospitais e bancos”, declara o VP da Schneider Electric. Para manutenções preventivas, por exemplo, é possível instalar, em um painel elétrico, um sensor de temperatura, sem bateria (ele se alimenta da energia que passa no barramento). De forma remota e em tempo real, o técnico verifica se o aquecimento está adequado, podendo tomar medidas, caso necessário.
“Everything as a service”
Com mais de 20 anos de existência, a Field Services da Schneider Electric Brasil foi totalmente reestruturada em 2015, quando se tornou uma unidade de negócios. Atualmente, a área oferece serviços relacionados a quatro divisões da companhia: ITD (nobreaks e aparelhos de ar-condicionado de precisão), Energy (equipamentos de média tensão), Industry (inversores de frequência) e, por fim, Building (equipamentos de baixa tensão).
Seus técnicos são formados e certificados pelo centro de treinamento localizado em Cajamar, interior do estado de São Paulo, e, em alguns casos, eles viajam para a fábrica de origem do equipamento. “Para os painéis isolados a gás, por exemplo, nossos técnicos passam 20 dias em treinamento na Alemanha. Quando retornam, realizam os primeiros serviços acompanhados de um profissional mais experiente; só depois, ficam aptos a trabalharem sozinhos. Somos extremamente rigorosos no que diz respeito à qualidade do atendimento que prestamos”, reforça Pedro Vazquez. E finaliza: “Nós contribuímos para o movimento ‘everything as a service’; trabalhamos com afinco para que os clientes possam contar com nossa disponibilidade e, assim, desfrutar de boas experiências.”
Sobre o EcoStruxure™
O EcoStruxure™ é nossa arquitetura de sistema aberta, interoperável e habilitada para IoT. O EcoStruxure™ entrega valor agregado em relação à segurança, confiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade para nossos clientes. O EcoStruxure™ aproveita os avanços em IoT, mobilidade, detecção, nuvem, análise e segurança cibernética para oferecer inovação em todos os níveis. Isso inclui produtos conectados, Edge Control, aplicativos, análises e serviços. O EcoStruxure™ foi implementado em mais de 480 mil sites, com o apoio de mais de 20 mil integradores de sistemas e desenvolvedores, conectando mais de 1,6 milhão de ativos sob gerenciamento por mais de 40 serviços digitais.
Sobre a Schneider Electric
A Schneider Electric lidera a Transformação Digital em Gestão de Energia Elétrica e Automação em Residências, Edifícios, Data Centers, Infraestrutura e Indústrias. Com presença global em mais de 100 países, a Schneider é líder absoluta em Gestão de Energia em Média e Baixa tensão, Energia Segura e em Sistemas de Automação. Fornecemos soluções integradas para eficiência, que combinam energia, automação e software. Em nosso Ecossistema global, colaboramos com a maior comunidade de Parceiros, Integradores e Desenvolvedores em nossa Plataforma Aberta, para entregar controle e eficiência operacional em tempo real. Acreditamos que Pessoas Talentosas fazem da Schneider Electric uma grande Empresa, e que nosso comprometimento com a Inovação, Diversidade e Sustentabilidade garante que “Life is On” seja realidade em todos os lugares, para todas as pessoas, em todos os momentos.