MP Democrático se manifesta contra desmantelamento da Lava Jato e pede reintegração da força-tarefa

O Movimento do Ministério Público Democrático, MPD – www.mpd.org.br, por sua diretoria, vem a público manifestar sua perplexidade e indignação com as recentes notícias que dão conta do possível desmantelamento do grupo de trabalho de policiais federais dedicados exclusivamente à Operação Lava Jato, com o remanejamento dos delegados e outros agentes policiais federais que vêm atuando nesta operação.

A sociedade brasileira viu nesses últimos três anos um trabalho de grande envergadura e qualidade produzido pela Justiça brasileira. Juntos, procuradores, magistrados, policiais e agentes da Receita começaram a criar no país a Justiça por que sempre almejamos: igual para todos; e passaram a alcançar o objetivo que mais se precisava: os desvios do dinheiro público.

Bilhões escondidos em outros países passaram a ser descobertos e recuperados. Esquemas perversos de apropriação indevida do dinheiro público foram desnudados e seus responsáveis estão sendo responsabilizados. Todavia, na contramão da história, alguns que deveriam administrar com denodo a coisa pública, insistem em tentar bloquear o caminho da modernidade. Não aceitam que seu sistema patrimonialista está em ruínas e, ainda, buscam obstruir as tentativas de moralizar a coisa pública.

O movimento pela restauração dos valores republicanos não vai parar. A população entendeu a necessidade de participação ativa nos destinos da Nação; e os membros da Justiça entenderam qual é seu novo papel na realização desse importante serviço público. Aos policiais federais, que atuaram na operação Lava jato e em tantas outras já deflagradas e mais as que virão a acontecer, manifestamos nossa solidariedade, nosso apoio e nosso reconhecimento pelo exercício desse novo importante papel social que a Nação tanto precisa. A Polícia precisa continuar e intensificar a apuração dos desvios do patrimônio público. Conclamamos o Superintendente da Polícia Federal a revogar a portaria editada ontem, reintegrando os 70 policiais que serviam à operação Lava Jato.

MPD – Movimento do Ministério Público Democrático

O MPD – Movimento do Ministério Público Democrático, entidade sem fins lucrativos, de promotores e procuradores de Justiça de todo o Brasil, foi fundado em 25 de agosto de 1991, em São Paulo SP. A Associação foi criada por membros do MP que desejam maior compromisso da Justiça com o povo brasileiro por meio do debate sobre os rumos do Direito.

O MPD foi fundado numa época em que o país havia promulgado recentemente a Constituição Federal de 1988 a qual sacramentou os direitos dos cidadãos após longo período de ditadura e sem eleições diretas. Em meio às garantias da Carta Magna como liberdade de expressão e a igualdade entre homens e mulheres, estava o Ministério Público. O texto constitucional incumbiu à instituição as missões de defender o regime democrático, zelar pelo cumprimento da lei e proteção dos brasileiros em face de prejuízos aos seus direitos. Com associados em todo o território nacional, o MPD mantém o debate contínuo sobre a aplicação das leis, projetos voltados à educação popular do Direito, o engajamento em movimentos da sociedade civil e a busca do fortalecimento das instituições democráticas.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *