MPB é o estilo musical preferido entre os moradores da região Nordeste, diz pesquisa

Seja em casa, no trabalho ou no trânsito, por meio de diferentes plataformas, o brasileiro dificilmente vive sem música, pois ela consegue retratar as mais diversas sensações, marcando momentos, lugares e pessoas. A forma de consumí-la mudou com o passar dos anos, e cada localidade possui suas particularidades quando o assunto é o gosto musical de seus habitantes. A agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research acaba de divulgar mais uma etapa do projeto Hello Monitor Brasil que mostra o gosto musical de quem mora nas cinco regiões do país.

A MPB foi eleita como o gênero musical preferido dos moradores da região Nordeste, com a adesão de 68% dos entrevistados. O ranking ainda registra seguidores da música pop com 35% da preferência, eletrônica (18%), reggae (16%), rap e hip hop (15%), entre outros estilos comuns ao dia-a-dia musical dos nordestinos.

A análise registrou quase um empate técnico entre homens e mulheres que apreciam a MPB na região, caracterizado também por atrair ouvintes com maior grau de instrução.

De acordo com o executivo responsável pelo projeto Hello Monitor Brasil, Dorival Mata-Machado, a indústria está passando por um momento chave, a população brasileira está “envelhecendo”, ao mesmo tempo em que a tecnologia de ouvir música está se renovando. O desafio para reter clientes é oferecer conteúdo equlibrado entre jovens e pessoas maduras engajadas em consumir música todo dia. O profissional completa ressaltando ser indispensável aos veículos que oferecem música com conteúdo reforçarem seus mecanismos de retenção de ouvintes, de forma que haja um maior equilíbrio entre jovens e pessoas maduras engajadas em consumir este tipo de produto.

A Hello Research realizou 1230 entrevistas pessoais e domiciliares em 75 municípios das cinco regiões brasileiras. Os resultados apresentam margem de erro de 3% para mais ou menos.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *