MPPE elegerá sete novos membros para o Conselho Superior e ouvidor nesta segunda-feira (22)

Na próxima segunda-feira (22), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) irá realizar eleições internas, desta vez para os cargos de ouvidor e de sete conselheiros para os próximos dois anos (biênio 2021-2023). O processo eleitoral será feito pelo Sistema Eletrônico de Votação (SEV), das 9h às 13h. As eleições do dia estão disciplinadas na Resolução CPJ nº 002/2021 e serão transmitidas, para o devido acompanhamento da sociedade e transparência, pelo canal do Youtube, MPPE ao Vivo.

Para a eleição do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), cada membro vota em até sete procuradores de Justiça dentre os habilitados segundo a lista publicada em edição do Diário Oficial do MPPE de 22 de março (ACESSE AQUI). Enquanto para a eleição do cargo de ouvidor o voto é único, também conforme a lista de habilitados publicada no Diário Oficial.

Para este processo eleitoral, foi enviado pela Secretaria do Colégio de Procuradores de Justiça o link de acesso ao Sistema Eletrônico de Votação (SEV) para o email funcional dos 439 membros e membras. “O sistema é o mesmo utilizado nas últimas eleições do Conselho Superior e Ouvidoria do MPPE e é bem simples e autoexplicativo. Um tutorial também está sendo disponibilizado para facilitar ainda mais a votação, que pode ser realizada pelo computador, celular ou tablet”, ressaltou a assessora do Núcleo de Apoio à Gestão de Tecnologia e Inovação (NTI), promotora de Justiça Alice Morais.

Este processo eleitoral ficará sob a coordenação da Mesa Eleitoral (composta por promotores ou promotoras de Justiça de 3ª Entrância, mais antigos), que abrirá os trabalhos, iniciando-os pela elaboração do termo inicial da Ata e emitirá os relatórios de zerézima do sistema eletrônico das eleições (comprovação de que não há nenhum voto computado). No final da votação, a Mesa divulgará o resultado com os nomes dos candidatos e candidatas mais votados para o Conselho Superior e o nome do candidato ou candidata mais votado(a) para ouvidor(a). A ata será encaminhada ao CPJ e à Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ-PE).

Durante a realização da votação e da apuração, o CPJ permanecerá reunido, por videoconferência, para efeito de recebimento do resultado do pleito e providências posteriores.

RESTRIÇÃO – No auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto estarão presencialmente apenas as equipes de trabalho e membros e membras da Mesa Eleitoral, no mínimo necessário para a execução das atividades, respeitando os protocolos sanitários. Por causa das normas sanitárias vigentes, desta vez não será disponibilizada para a possibilidade de ir votar presencialmente, somente de forma virtual pelo sistema SEV. Dúvidas ou mais informações pelo (81) 3182.6404.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *