Por Marcelo Tognozzi*
Eduardo Leite (PSDB/RS) se define um governador gay; “não um gay governador”. Ele quebrou o tabu com toda a simplicidade do mundo, ao decidir falar sobre sua orientação sexual no programa do Pedro Bial. Na tela o semblante de Leite era de tranquilidade, mas uma leitura corporal mais atenta revela que ele fervia por dentro, numa intensa emoção de quem dá o 1º passo rumo ao desconhecido. Nunca tinha visto um político falar sobre homossexualidade com tanta naturalidade, como se estivesse na sala de visitas da casa dos seus eleitores gaúchos, numa roda de mate.
Nunca houve segredo sobre a sexualidade do governador. O que havia era o recato de não tratar isso politicamente. Ser ou não ser não é a questão, como ele mesmo reconhece. As pessoas têm o direito à sua vida privada, escolhas, seguir seus caminhos e o governador não trata da sua orientação sexual como um ativo político, mas como parte da sua essência como ser humano. Se isso vai credenciá-lo a disputar a Presidência da República, dar ou tirar votos, é outra conversa. O certo é que gente feliz não dá trabalho.
Há mais de uma década o Brasil convive com uma corrente política cuja ideologia se confunde com a orientação sexual, prática e discurso dos seus simpatizantes. A figura mais destacada deste “partido” tem sido o ex-deputado Jean Wyllys, que renunciou ao seu mandato pelo Psol (Partido Socialismo e Liberdade) e mudou-se para a Europa alegando perseguição. No seu lugar ficou David Miranda, que é casado com o jornalista Glenn Greenwald.
Wyllys partiu para cima de Eduardo Leite, aplicando-lhe uma tuitada ardida, odiando a entrevista do governador até a raiz dos cabelos: “Enquanto o gay recém-saído do armário não expressar por ATOS e novas palavras que se arrepende de ter apoiado alegre e explicitamente um homofóbico racista que se revelou genocida, sua saída do armário não será, para mim, fonte de alegria acrítica. Não adianta”. Como se Eduardo Leite precisasse de Jean Wyllys para fazer política…
Incrível. O sujeito acredita numa espécie de purismo gay e que não há salvação política para os homossexuais fora da esquerda. Quando aparece alguém pensando diferente, é preciso massacrar, criticar, cobrar para que se arrependa desse pecado mortal.
O problema dos intolerantes é que eles querem ser tolerados, mas se negam a tolerar. É como se os gays, negros e feministas não tivessem o direito a escolhas fora do cardápio político imposto pelos dogmas de uma ideologia decadente, o reverso da moeda da direita ultraconservadora e, como ela, movida a ódio e preconceito.
Na eleição de 1994, Leonel Brizola atacou o presidente Itamar Franco: “Este namoro do Itamar é puro marketing”. Se referia ao namoro de Itamar com Jane Drummond. E seguiu desembestado, lembrando que o ex-deputado Álvaro Valle era gay e, em 1988, arrumou um casamento de fachada para poder disputar a eleição para prefeito do Rio. Itamar respondeu que não escondia seus amores, que amava à luz do dia –referência às amantes de Brizola, uma das quais morena atlética e brejeira que o encontrava em segredo no Hotel Nacional. ACM dizia que os políticos são sempre acusados de 3 coisas: ladrão, corno ou veado. “O ideal é que seus adversários escolham a menos pior”, brincava.
Conheci Itamar desde os tempos de senador e ele não era gay. Álvaro Valle era. Imagino o quão difícil tenha sido para o Álvaro administrar essa situação naqueles tempos duros, desde sua 1ª eleição em 1963. Como repórter do velho JB e da Folha, fui muitas vezes na casa dele em Brasília conversar sobre política, levado por Vladimir Porfírio, amigo comum. Era um homem de direita, inteligente, culto, bom gosto, boa conversa e assessorado por uma cozinheira capaz de transformar qualquer almoço num evento inesquecível. A orientação sexual do Álvaro era algo irrelevante diante da capacidade de análise e da qualidade das informações que fornecia. Na cartilha de Jean Wyllys, um homem como Álvaro Valle seria demonizado, tratado como alguém asqueroso.
Eduardo Leite é jovem, tem 36 anos e muita estrada pela frente. Num tempo de pós-verdade, fake news e outras feitiçarias, deseja ser lembrado pelo que é de verdade e não pelo que pode parecer ser e não é. Na realidade, o governador deu um passo bem estudado, que faz parte de uma estratégia para esvaziar esse assunto antes que seus adversários se utilizem dele para denegrir sua imagem. É a velha máxima do conte sua história antes que seu adversário o faça. A entrevista de 1º de julho serviu para que ele se apresentasse ao Brasil: Muito prazer, sou Eduardo Leite e quero ser presidente da República.
Num Rio Grande do Sul repleto de guerras e revoluções que atravessaram o século 19 e só acabaram depois de 1930, prevaleceu a cultura do macho guerreiro, apreciador do banho frio e do mate pelando. Pelotas, terra de Eduardo, sempre foi vista como uma cidade de homens finos demais para os padrões gauchescos. Na campanha para a eleição de 2002, Lula tratou da fama dos pelotenses num vídeo no qual chamou Pelotas de cidade polo “exportadora de veados”. Repetiu a referência que fazia a Campinas (SP) antes de ser enquadrado pelo politicamente correto.
Falar da sua orientação sexual fez de Eduardo Leite alguém livre de amarras e algemas, num mundo que foi e continua sendo extremamente cruel com os gays. Roger Casement, herói da independência da Irlanda, foi enforcado em 3 de agosto de 1916. Diplomata a serviço da coroa durante anos, era um corajoso e incansável defensor dos direitos humanos. Relatou em detalhes atrocidades no Congo e no Peru. Como guerreiro e revolucionário, lutou pela independência do seu país, então dominado pela Inglaterra. Capturado, acusado de traição, julgado e condenado a morte, por décadas a fio foi lembrado como um homossexual pervertido por ousar registrar sua vida amorosa num diário, mais tarde transformado pelos ingleses em best-seller para enterrar de vez a reputação do “traidor”.
A 500 quilômetros da prisão de Pentoville, onde Casement esperava a hora de ser morto, numa Paris envolta pela primavera cinzenta dos tempos da Primeira Guerra, o poeta português Mário de Sá Carneiro, 25 anos, deitou-se na sua cama do Hotel de Nice para um encontro marcado com a morte regado a estricnina. Dia 26 de abril de 1916.
Sá Carneiro matou-se, como ele mesmo justificou numa carta a Fernando Pessoa, pelas próprias angústias e desconfortos: “É a única maneira de fazer o que devo fazer. Vivo há quinze dias uma vida como sempre sonhei: tive tudo durante eles: realizada a parte sexual, enfim, da minha obra –vivi o histerismo do seu ópio, as luas zebradas, os mosqueiros roxos da sua Ilusão(..)”. A carta revela um Mário embriagado pelo que era, mas a ficha cai e ele entende sua condição exposta melancolicamente naqueles versos em que se define como qualquer coisa de intermédio.
O intermediário, aquele no meio do caminho, o ser que não era nem uma coisa nem outra. Ao falar da sua intimidade com simplicidade e humildade, Eduardo Leite exorcizou o intermédio e colocou a eficiência e a competência acima dos preconceitos. Sem espetáculos, palanques e sem misturar homossexualidade com ideologia. Afinal, ser gay não é virtude nem defeito; é condição humana.
*Jornalista. Texto publicado originalmente no portal Poder360.