Mutirão do IPA mobilizou agricultores para emissão do CAF em Caruaru e Cumaru

Agricultores\as dos municípios de Caruaru e Cumaru, no Agreste pernambucano, foram contemplados, nesta terça-feira (14), com o mutirão para Emissão do Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), promovido pelo IPA. A ação tem o objetivo de oferecer ao homem e a mulher do campo condições legais para ter em mãos um documento necessário para ter acesso aos programas sociais dos governos federal e estadual relacionados à agricultura familiar.

Em Caruaru, 244 agricultores compareceram ao mutirão para tirar dúvidas, emissão de CAF e inscrição do Garantia Safra, enquanto em Cumaru foram feitos mais de 100 encaminhamentos para cadastramento no CAF. O público alvo dos mutirões, que estão sendo realizados pelo IPA em todo o estado, são produtores rurais da agricultura familiar que residem em sítios e assentamentos dos municípios.

A ação busca, principalmente, atualizar os cadastros do CAF, documento que substituiu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e que será a principal ferramenta para o acesso às ações, programas e políticas públicas voltadas para geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar.

O trabalho do IPA também tem levado para os municípios muitos representantes dos órgãos estaduais que atuam em programas de apoio aos agricultores, a exemplo da Secretaria da Agricultura Familiar, Iterpe, ProRural, além das prefeituras, que têm contribuído com o instituto na realização dos mutirões.

De acordo com o diretor-presidente do IPA, Joaquim Neto, a meta de cada um que trabalha com o homem e a mulher do campo é transformar o pequeno agricultor em um grande empresário. “Tem que parar com essa história de dizer que o pequeno tem que ser pequeno a vida toda. O pequeno tem que crescer. Depende de cada um de vocês. Nós e toda equipe da governadora Raquel Lyra estamos prontos para fazer isso. E não é só em Caruaru. É em todo o estado de Pernambuco”, assegurou o gestor.

“O CAF é um documento que uso para ter acesso aos programas do governo e também para retirar dinheiro no Banco do Nordeste, que uso para investir na agricultura familiar na minha própria terra e os extensionistas do IPA tem nos dado todo o apoio” disse Maria do Amparo, que reside no Sítio Xicuru, em Caruaru e foi convidada pelos extensionistas do IPA para o evento.

O diretor de Extensão Rural, Francisco Dantas, o secretário adjunto da Agricultura Familiar, Bruno França, o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, e o secretário executivo do Desenvolvimento Rural de Caruaru, Wesley Nascimento, estiveram presentes na ação em Caruaru.  Os agricultores que ainda não se cadastraram podem procurar os escritórios do IPA em seus municípios.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.