Na sexta-feira (26), a Administração de Fernando de Noronha, através do Controle Migratório, finalizou o mutirão criado para acelerar as demandas pendentes dos moradores da ilha. A ação, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de maio, no auditório da Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos, atendeu 570 pessoas.
Foram desenvolvidas na ação atividades como solicitação de isenção e prorrogação de Taxa de Preservação Ambiental (TPA), emissão de carteira de morador permanente e temporário, bem como transferências de responsabilidade, regularização de prestadores de serviço temporário para funcionários efetivos, baixas de funcionários, regularização marital, entre outros.
De acordo com o gerente financeiro do Controle Migratório, Anderson Jorge, a demanda mais solicitada foi a retirada de carteira de morador (temporário ou permanente), porém houve vários outros pedidos de solicitação de restrição, regularização marital e de funcionários.
Durante o mutirão, foram entregues 345 carteiras e solicitadas mais 83. Também foram requisitados 25 agendamentos de visitas do Social e 22 processos encaminhados para apoio jurídico.
“Acredito que a força-tarefa cumpriu o papel a que se propôs, fez atendimento de diversos casos, sempre com atenção e empatia para com o contribuinte, solucionando de imediato a maioria dos casos e encaminhando, com a celeridade que apenas um atendimento transversal poderia proporcionar. Para dimensionar a velocidade que alguns processos transitaram, podemos exemplificar que alguns passaram por até três setores diferentes num mesmo dia. Agradecemos aos setores de Arrecadação, Social, Jurídico e Infraestrutura pelo apoio nessa ação”, comemorou o gerente financeiro.
Para a moradora do arquipélago, Cleide Maria, o mutirão foi muito importante, não só para ela, mas para todos os moradores que tinham pendência. “Eu solicitei a carteira do meu bisneto. Estou muito orgulhosa desta ação e eu achei muito importante pelas dificuldades que as pessoas estavam encontrando para resolver alguma pendência”, concluiu Cleide.