A abertura oficial das comemorações pelos 60 anos da regulamentação da profissão de administrador no país, ou seja, o Jubileu de Diamante, foi lembrada ontem (29). A data também coincide com os 60 anos de fundação do curso de Administração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, este ano, especialmente, com a posse da nova gestão do Conselho Regional de Administração de PE (CRA-PE). O caruaruense, Mychel Cosme de Almeida Paes Barreto assumiu ontem a noite em posse festiva, a presidência, junto a Jefferson Henrique Silva Araújo, na vice-presidência, para o biênio 2025/2026. A cerimônia aconteceu na Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR).
Entre as prioridades e novidades de atuação da nova gestão, o presidente dastacou a criação de mais de dez Comissões Especiais para atender o leque de profissões conexas a administração, possibilitando apresentar a sociedade soluções para áreas específicas, a exemplo da gestão de projetos, gestão da saúde e de pessoas; mediação e arbitragem; perícia judicial; meio ambiente e ESG; gestão pública; governança, integridade e compliance; transformação digital; entre outras. Outra prioridade, segundo ele, diz respeito a nomeação de Representantes Institucionais para atuar em parceria a Instituições de Ensino Superior – IES, principalmente no interior do Estado, com vistas a contribuir com a valorização e qualificação da categoria.
Além disso, foram constituídas comissões permanentes de ética, licitação, contas e avaliação de documentos, reforçando o compromisso com a governança e a transparência. O presidente ressalta a importância de manter o trabalho que vem sendo realizado pela entidade na fiscalização e realização de eventos e capacitações. “Vamos intensificar as ações de fiscalização em todo o Estado no intuito de resguardar o mercado de trabalho para os profissionais registrados. Iremos identificar empresas que exploram atividades privativas da administração e não são registradas ou não tem um administrador responsável, para que sejam devidamente punidas”, enumera.
Segundo Mychel Paes Barreto, o Estado tem um grande potencial para os profissionais de administração e muitos desafios a serem enfrentados, e a nova gestão quer projetar a regional Pernambuco nacionalmente. “Nosso grupo está empenhado em contribuir com a valorização dos profissionais, o fortalecimento do mercado de trabalho e com a implementação de ações inovadoras. “Estamos aqui para construir uma gestão inclusiva, participativa e eficiente”, ressalta.
A nova diretoria executiva para o biênio 2025/2026 é formada ainda pelo diretor Administrativo e Financeiro, Emerson Menezes de Mendonça; diretor de Fiscalização e Registro, Heverton Gonçalves de Souza; e pelo diretor de Relações Institucionais, José Carlos Gomes de Souza. Como conselheiros efetivos estão: José Carlos Gomes de Souza, Lucianne Cunha da Costa e Moisés Benigno da Silva. E na suplência estão: Marcos Antônio Viegas Filho, Rafaely Cristina da Silva Abreu e Kédna Vanessa de Barros Rodrigues.
De acordo com a nova diretoria, essa foi a primeira comemoração pelos 60 anos da regularização da profissão aqui no Brasil. E te Inclusive a presença da única mulher representante de Pernambuco no Conselho Federal de Administração (CFA), em Brasília, Adriana Rodrigues. Ao longo do ano deve haver outras ações também no interior do estado.