Mychel Paes Barreto destaca compromisso com a administração pública e privada e gestão inclusiva e eficiente na posse da nova diretoria do CRA-PE

A abertura oficial das comemorações pelos 60 anos da regulamentação da profissão de administrador no país, ou seja, o Jubileu de Diamante, foi lembrada ontem (29). A data também coincide com os 60 anos de fundação do curso de Administração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, este ano, especialmente, com a posse da nova gestão do Conselho Regional de Administração de PE (CRA-PE). O caruaruense, Mychel Cosme de Almeida Paes Barreto assumiu ontem a noite em posse festiva, a presidência, junto a Jefferson Henrique Silva Araújo, na vice-presidência, para o biênio 2025/2026. A cerimônia aconteceu na Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR).

Entre as prioridades e novidades de atuação da nova gestão, o presidente dastacou a criação de mais de dez Comissões Especiais para atender o leque de profissões conexas a administração, possibilitando apresentar a sociedade soluções para áreas específicas, a exemplo da gestão de projetos, gestão da saúde e de pessoas; mediação e arbitragem; perícia judicial; meio ambiente e ESG; gestão pública; governança, integridade e compliance; transformação digital; entre outras. Outra prioridade, segundo ele, diz respeito a nomeação de Representantes Institucionais para atuar em parceria a Instituições de Ensino Superior – IES, principalmente no interior do Estado, com vistas a contribuir com a valorização e qualificação da categoria.

Além disso, foram constituídas comissões permanentes de ética, licitação, contas e avaliação de documentos, reforçando o compromisso com a governança e a transparência. O presidente ressalta a importância de manter o trabalho que vem sendo realizado pela entidade na fiscalização e realização de eventos e capacitações. “Vamos intensificar as ações de fiscalização em todo o Estado no intuito de resguardar o mercado de trabalho para os profissionais registrados. Iremos identificar empresas que exploram atividades privativas da administração e não são registradas ou não tem um administrador responsável, para que sejam devidamente punidas”, enumera.

Segundo Mychel Paes Barreto, o Estado tem um grande potencial para os profissionais de administração e muitos desafios a serem enfrentados, e a nova gestão quer projetar a regional Pernambuco nacionalmente. “Nosso grupo está empenhado em contribuir com a valorização dos profissionais, o fortalecimento do mercado de trabalho e com a implementação de ações inovadoras. “Estamos aqui para construir uma gestão inclusiva, participativa e eficiente”, ressalta.

A nova diretoria executiva para o biênio 2025/2026 é formada ainda pelo diretor Administrativo e Financeiro, Emerson Menezes de Mendonça; diretor de Fiscalização e Registro, Heverton Gonçalves de Souza; e pelo diretor de Relações Institucionais, José Carlos Gomes de Souza. Como conselheiros efetivos estão: José Carlos Gomes de Souza, Lucianne Cunha da Costa e Moisés Benigno da Silva. E na suplência estão: Marcos Antônio Viegas Filho, Rafaely Cristina da Silva Abreu e Kédna Vanessa de Barros Rodrigues.

De acordo com a nova diretoria, essa foi a primeira comemoração pelos 60 anos da regularização da profissão aqui no Brasil. E te Inclusive a presença da única mulher representante de Pernambuco no Conselho Federal de Administração (CFA), em Brasília, Adriana Rodrigues. Ao longo do ano deve haver outras ações também no interior do estado.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.