No Brasil, apenas o município de Caruaru (PE) elegeu uma mulher para a Prefeitura

No dia 30 de outubro, eleitores de 57 municípios de 20 estados voltaram às urnas para eleger, em segundo turno, seus prefeitos. Do total de concorrentes ao cargo, seis eram mulheres, mas apenas a cidade de Caruaru (PE) elegeu uma prefeita para administrar o município pelos próximos quatro anos: a candidata Raquel Lyra, do PSDB. Isso representa 2% do total de eleitos no segundo turno das Eleições 2016.

No primeiro turno do pleito, realizado no dia 2 de outubro, foram eleitas 638 prefeitas e 7.803 vereadoras. Entre as capitais, apenas Boa Vista (RR) escolheu uma mulher para a Prefeitura, tendo a maioria de seus eleitores optado pela reeleição de Teresa Surita, do PMDB.

Em 2012, foram eleitas em primeiro turno 657 prefeitas e 7.655 vereadoras. Já no segundo turno, duas mulheres conseguiram a vitória na disputa para as Prefeituras dos municípios paulistas de Ribeirão Preto (Dárcy Vera) e Guarujá (Maria Antonieta).

Estatísticas

Do total de 639 prefeitas eleitas em todo o país nas eleições deste ano, Desse total, a maioria (113 mulheres) tem de 50 a 54 anos. O partido que mais elegeu prefeitas foi o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), no total de 127, seguido pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 79 prefeitas.

Entre as prefeitas eleitas, 455 são brancas, 168 pardas, 23 da raça amarela, 10 pretas e uma indígena.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *