Focado em garantir a segurança de seus usuários – principalmente as mulheres – o aplicativo Bella Driver começa a operar em cinco cidades brasileiros na próxima sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Moradores de Campinas e Piracicaba, em São Paulo, Natal, no Rio Grande do Norte, Caruaru, em Pernambuco e Fortaleza, no Ceará serão os primeiros a utilizarem o novo serviço de mobilidade.
A competição acirrada entre aplicativos de mobilidade como Uber, Cabify, Easy e 99 tem como reflexo imediato a queda dos preços e uma preocupação maior com a qualidade do serviço ofertado – já que as empresas precisam se superar para não serem atropeladas pela concorrência.
Um dos itens de maior anseio do mercado é em relação à questão da segurança. Fazer a solicitação do transporte com apenas alguns cliques no celular, entrar em um carro geralmente bem cuidado e com motorista atencioso são alguns dos benefícios que vêm sendo celebrados pelos usuários nos últimos anos. Muitos, inclusive, estão vendendo seus automóveis, o que vai ao encontro do conceito da economia do compartilhamento, na qual as pessoas deixam a ter a posse de objetos e passam a usufruir deles apenas nos momentos em que precisam.
Apenas 4,5% de todos os quilômetros dirigidos em todo o mundo são feitos por plataformas de mobilidade urbana compartilhada, apontam dados do banco Morgan Stanley. O tamanho deste mercado é o mesmo da quantidade de carros subutilizados que existem na cidade de São Paulo, por exemplo, que tem mais de nove milhões de automóveis.
Briga acirrada pelo passageiro
Com isso, todos querem captar os consumidores e as estratégias agressivas para manter-se em crescimento suscitam questionamentos de pessoas que acompanham o setor.
“É uma briga de foice. O problema da mobilidade na sociedade é eterno, não é algo que será resolvido em um ano ou dois. Vemos claramente que ter essa visão será um diferencial nosso para a sustentabilidade dos negócios”, projeta a Relações Públicas e Assessora Jurídica da Bella Driver, Paula Fernandes.
Paula ainda diz que, quando um passageiro seleciona um app de mobilidade, ele analisa não só o preço, mas também todos os outros diferenciais. Na Bella Driver, a executiva destaca a existência de um estudo criterioso de soluções que melhorou a experiência dos usuários com foco na prevenção. São recursos como o que permite que a passageira possa escolher ser transportada por uma motorista mulher. “A concorrência é muito benéfica para os passageiros, que conquistaram a liberdade de escolher o serviço que atende melhor a sua necessidade; e para os motoristas, que podem ampliar a renda ao trabalhar num mercado em expansão”, completa.
Meta com a segurança é total
A Bella Driver investiu no item de maior preocupação, que é a segurança de passageiros e motoristas. O sistema é completo, possui mais 99,9% de assertividade e tem um plano agressivo de marketing em mídia espontânea e depoimentos de satisfação dos clientes para se consolidar nos mercados onde está sendo lançado.
E além disso, entre os diferenciais para os motoristas estão: o passageiro também passa por um cadastramento mais rígido que permita sua identificação de maneira mais segura; há seguro para acidentes, inclusive em caso de lesão grave e morte; o percentual que o aplicativo cobra é fixo e de apenas 20%; há desconto de 5% nos abastecimentos; e outros benefícios, como descontos em farmácias; sorteio de 2500 reais semanais pela loteria federal; as motoristas mulheres podem escolher transportar apenas passageiras mulheres; assistência jurídica para pequenas causas relacionadas às viagens por taxa simbólica; chat em tempo real com a Central para solução de problemas; e botão de emergência que envia por SMS a localização em tempo real e informações do cliente para cinco contatos.
A empresa também vai oferecer aos motoristas do aplicativo valores exclusivos para contratação do CHIP TIM Bella Driver, um sofisticado plano de telefonia com 10 GB e 20 GB de internet, voz local e nacional ilimitado, Tim Banca com mais de 90 revistas, Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter e Tim Finanças com utilização ilimitada. Os valores são de R$20,41 para 10GB e R$30,41 para 20GB.
A estratégia foi desenvolvida pelo Banco 360, acionista da Bella Driver
A Bella Driver funciona no modelo de franquia e o investimento inicial é de aproximadamente R$ 100 mil reais, com uma taxa de retorno rápida, transparente e segura.
A plataforma tem investimento totalmente nacional, tanto em capital como em tecnologia de ponta. A diretoria vê esse momento como uma batalha tecnológica, quando aparecem diversas empresas com vários tipos de soluções, cada uma entendendo o mercado de um jeito. Nesse caso, há oportunidades para diferentes cestas de consumo serem exploradas para alguém que deseja um carro mais barato, busca mais qualidade ou um serviço segmentado.
Para os próximos meses já estão previstas inaugurações em Sorocaba, Vitória, Joinville, João Pessoa e mais 50 cidades de médio porte. Até o final de 2019, a expectativa é de que o aplicativo esteja atuando em 60 municípios brasileiros.