NOA é apresentada para imprensa

A Secretaria de Saúde de Caruaru apresentou, na manhã desta segunda-feira (27), em coletiva de imprensa, a NOA (Norma Operacional de Acesso), fundamentada no Decreto Federal do Ministério da Saúde n. 7.508/11, para garantir o acesso dos usuários do SUS à marcação de exames e consultas médicas especializadas em tempo oportuno. Com as novas regras, haverá garantia de acesso prioritário aos casos mais graves, maior qualidade clínica das consultas médicas e diminuição do tempo de espera dos pacientes por exames como de ultrassonografia, endoscopia, teste ergométrico e por consultas com médicos especialistas em oftalmologia, neurologia, cardiologia, gastroenterologia, endrocrinologia e vascular.

Vale destacar, que diferentemente das consultas médicas especializadas que serão reguladas pela NOA, as consultas básicas que são clínica geral, ginecologia, pediatria e odontologia, continuarão a serem marcadas através do Call Center, por meio do 0800 281 7080.

Outro benefício da NOA é que o paciente não necessitará mais peregrinar de unidade em unidade em busca de uma cota de exame. Segundo Aparecida Souza, Secretária de Saúde, “na prática, a NOA acaba com o sistema de cotas por unidade de saúde (o que restringia o acesso dos pacientes e criava longas filas de espera), premia a competência clínica dos médicos e estimula a melhoria da qualidade da consulta considerando que as solicitações por exames complementares e consultas especializadas devem ter uma coerência com a história clínica do paciente”.

O médico de qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o usuário é acompanhado, poderá solicitar os exames ou um encaminhamento por um especialista, que serão autorizadas pelas equipes de médicos reguladores. O tempo médio para receber o check in com a marcação é em torno de dez dias na própria unidade onde ele foi atendido. Já a realização da consulta ou exame acontecerá em torno de 30 a 45 dias, ou mais rapidamente, dependendo da urgência do caso. Antes da NOA, esse intervalo chegava próximo dos 300 dias.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *