As vendas realizadas pelo e-commerce seguem em alta em todo o Brasil. Pelo quarto mês consecutivo, a região Nordeste do país segue na liderança e mais que dobra (108,9%) em agosto de 2020, frente ao mesmo mês do ano anterior. Ao considerar a mesma base de comparação, o faturamento do setor teve desempenho ainda maior: 134,76%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.
Na composição por região, ao avaliar o índice de vendas de agosto de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, após o Nordeste, a configuração ficou da seguinte forma: Norte (74,90%), Sul (74,08%), Centro-Oeste (73,25%) e Sudeste (71,36%).
“Mesmo com a reabertura do varejo físico e retomada gradual da sociedade, o comércio eletrônico mantém patamares de vendas muito superiores ao ano passado, comprovando que o comportamento de consumo online do brasileiro realmente passou por um processo de transformação permanente. Diante deste cenário, a região Nordeste do país vem crescendo em patamares acima do registrado no total do Brasil, impulsionado principalmente por medidas de circulação mais restritivas nesta região.”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e CEO do Neotrust | Compre & Confie.
Vendas online no Nordeste
Ao comparar agosto ante julho, as vendas varejistas registram queda em todas regiões. O Nordeste, por sua vez, apresentou o pior desempenho com baixa de (-12,41%), seguido por Norte (-10,16%), Sudeste (-8,82%), Centro-Oeste (-8,05%) e Sul (-7,49%).
Em contrapartida, no acumulado do ano, a região Nordeste registra a maior alta (82,70%), seguido por Sul (62,01%), Centro-Oeste (57,06%), Norte (54,76%) e, por último, o Sudeste com (51,37%).
Faturamento do Nordeste
Na métrica de faturamento, ao observar o dado de agosto frente ao mês anterior, o Nordeste registrou queda de (-7,25%). No acumulado do ano, a variação positiva foi de 93%, mantendo-se na liderança regional. Em seguida, apareceram: Sul (59,79%), Norte (57,96%), Centro-Oeste (52,95%) e Sudeste (50,91%).
Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.