A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Saúde, vai realizar, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, a décima ação de cirurgias reparadoras ambulatoriais. Para realizar o agendamento, basta entrar em contato com a recepção do Hospital São Lucas, pelo número 3619-0923. No dia marcado, é preciso levar o documento de identificação e o cartão do SUS. Os procedimentos acontecerão das 8h às 12h.
As cirurgias são indicadas para lesões cutâneas que necessitem de investigação com biópsia e histopatológico; lipomas e cistos sebáceos; cicatrizes patológicas; unha encravada; verrugas virais; feridas cutâneas agudas ou crônicas de quaisquer etiologias; mamas extranumerárias (axilares); mamilos invertidos; ginecomastia; hipertrofia de pequenos lábios (genitália feminina); blefarocalase (queda das pálpebras superiores causando diminuição da acuidade visual) e orelhas proeminentes (de abano).
Após o agendamento, o paciente vai passar por uma consulta de avaliação com o médico, na qual o profissional vai analisar a sua patologia. Se a queixa do paciente estiver dentro das indicações da ação, o cirurgião vai informar qual o procedimento adequado e vai direcioná-lo para realizar a cirurgia.
De acordo com a gerente de média complexidade do HSL, Talita Lima, a equipe de saúde está celebrando mais um ano dessa conquista para a comunidade noronhense. “Estamos comemorando a décima edição dessa parceria de sucesso com médicos cirurgiões plásticos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. A realização da ação de pequenas cirurgias já é aguardada pela comunidade. A população sempre fica muito satisfeita, por ter acesso a procedimentos que são realizados em poucos minutos, com anestesia local, sem precisar se deslocar até o continente para isso. Na maioria dos casos, já podem retornar as suas atividades de imediato”, destaca.