O município de Caetés, distante 240 km do Recife, no Agreste Meridional, já está sendo beneficiado pela construção de uma nova adutora, de 28 quilômetros de extensão, saindo da Estação de Tratamento de Água de Garanhuns. A cidade já começou a receber água em fase de testes e, quando finalizados, passará a receber água sem rodízio, ou seja, terá água todos os dias nas torneiras. Além de Caetés, a nova adutora irá contemplar ainda a cidade de Capoeiras. A obra, comandada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, conta com um investimento de R$ 15 milhões. O empreendimento vai beneficiar 15 mil pessoas e é mais um projeto idealizado pelo governo Paulo Câmara para ampliar a oferta de água nos municípios pernambucanos.
A fase de testes da cidade de Caetés, em execução pela Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, deve durar 30 dias. O município tinha um regime de rodízio de um dia com água e sete sem e agora o fornecimento está sendo diário. A mesma adutora vai levar água para o município de Capoeiras, que tem o mesmo cronograma de distribuição de água de Caetés. A Compesa está nos últimos ajustes para colocar o sistema em teste e atender os moradores de Capoeiras.
A Adutora de Garanhuns para Caetés e Capoeiras foi a solução encontrada pela companhia para atender melhor a população das duas cidades. As tubulações partem da Estação de Tratamento de Água-ETA Garanhuns que recebe água das barragens do Cajueiro, Mundaú e Inhúmas. Os três mananciais têm, juntos, capacidade de armazenamento de 22,6 milhões de metros cúbicos e estão com 80% de água atualmente. “Essa é mais uma obra realizada no interior do Estado que mostra o compromisso do governador Paulo Câmara em buscar soluções para abastecer os municípios pernambucanos, em especial os que têm déficit hídrico”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.