Novo Centro de Referência da Mulher foi inaugurado em Caruaru

Foto: Jorge Farias

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), inaugurou, na quarta-feira (17), as novas instalações do Centro de Referência da Mulher (CRM), que foi batizado com o nome da pedagoga feminista Maria Neuma da Silva Lira. O evento contou as presenças do prefeito Rodrigo Pinheiro, do presidente da Câmara, Bruno Lambreta, da delegada da Mulher, Sara Gouveia, entre muitas outras autoridades de Caruaru e de outros municípios, além de familiares da homenageada.

A inauguração foi abrilhantada pelo trio pé de serra As Fulô, formado por mulheres, e contou com a participação das alunas dos cursos de Sanfona, Triângulo e Zabumba, oferecidos pela Prefeitura, por meio da SPM.

O local, estrategicamente escolhido pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, juntamente com a secretária de Políticas para a Mulher, Luana Marabuco, fica na avenida Portugal. A mudança contempla toda a rede de enfrentamento a violência contra a mulher, já que fica próximo a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e também a Vara de Violência Doméstica e Familiar. O objetivo da escolha da localização é levar mais segurança e acolhimento às mulheres vítimas de violência do município de Caruaru.

]“Esse é um grande momento: trazer o Centro de Referência da Mulher para um complexo de proteção, ao lado da Delegacia da Mulher e da Vara de violência Doméstica e Familiar, para trazer mais segurança para as mulheres e para a equipe que presta esse grande serviço”, afirmou a secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco. “A gente lida com a vida e com a morte. A rede de enfrentamento em Caruaru é efetiva e funciona. Não é fácil falar de uma política que sofre tanto preconceito e tanta discriminação”, completou, emocionada.

Andréa Ribeiro, filha da homenageada, foi convidada a falar um pouco sobre sua mãe. “Maria Neuma foi uma mulher que sempre lutou pelos direitos, desde muito jovem. Era aquela pessoa que estava sempre com o olhar voltado para o social, para o acolhimento, para o aconchego e para os mais vulneráveis. Essa foi a sua vida, independente de qualquer função pública que tenha ocupado”, relembrou Andrea. “Gostaria de agradecer ao prefeito Rodrigo Pinheiro, pelo excelente equipamento e pelas políticas que vem desenvolvendo para as mulheres de Caruaru”.

Para o prefeito Rodrigo Pinheiro, a localização foi o principal motivo da escolha da nova casa do CRM e que essa estratégia só tem a agregar a rede de enfrentamento. “Neste ano de 2023, nos primeiros quatro meses, já foram feitos mais de 1.500 atendimentos. Há a importância de ter todo esse arcabouço de políticas de prevenção e de ações imediatas, porque sabemos que a urgência no serviço público é constante e mais ainda quando falamos de violência contra a mulher, então temos que agir rápido”.

Maria Neuma da Silva Lira

A pedagoga Maria Neuma da Silva Lira nasceu em 26 de setembro de 1960, em Salgueiro, no sertão pernambucano. Filha de Maria Antônia da Silva e Antônio Alves de Lira, Maria Neuma foi mãe de dois filhos: Andréa Ribeiro Lima e Allan Raniere Ribeiro Lima.

Iniciou sua carreira profissional na Telpe – Telecomunicações de Pernambuco, onde trabalhou por mais de uma década. Em 1984, com 24 anos, mudou-se para Caruaru, atendendo solicitação da empresa. Logo se apaixonou pelo País de Caruaru, onde criou seus filhos e consolidou sua carreira profissional.

Com a privatização da empresa, Maria Neuma exerceu cargos em diversos órgãos, entre eles nas Secretarias de Políticas para a Mulher de Caruaru e do Estado de Pernambuco. E foram nesses novos desafios que ela se descobriu como feminista.

Maria Neuma era uma mulher negra, sertaneja e vítima de violência, porém, uma pessoa de alma leve, alegre e sempre prestativa. Além de ser uma mulher perseverante e obstinada a lutar pelos seus espaços na sociedade, sempre foi atuante na luta por direitos iguais entre homens e mulheres.

As questões das políticas públicas e sociais eram as suas maiores paixões, sobretudo o desenvolvimento das políticas voltadas para as mulheres. A sua maior realização era fazer valer os direitos que proporcionavam oportunidades de condições para as mulheres, especialmente para aquelas que se encontravam em situação de vulnerabilidade. Para ela, fomentar o protagonismo da mulher era uma maneira de reverberar seus ideais e a sua luta por igualdade.

Maria Neuma faleceu, de causas naturais, no dia 29 de setembro de 2022. Foi velada e sepultada no Cemitério Parque dos Arcos, em Caruaru.

Deixou como legado força, obstinação, coragem e a perseverança de que as mulheres podem e devem ser o que elas quiserem, e o mais importante: que nunca deixem de lutar pelo que almejam, apesar das adversidades a serem enfrentadas.

Centro de Referência da Mulher

O Centro de Referência da Mulher (CRM), em Caruaru, está em funcionamento desde 2007, oriundo do normativo da Lei Maria da Penha, Lei 11.340/2006, que tem por função o acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Anteriormente era denominado Centro de Referência da Mulher Maria Bonita.

No início esteve vinculado à antiga Secretaria de Assistência Social e apenas em 2009, com a implantação da Secretaria Especial da Mulher, passou a integrar os serviços desta Secretaria.

Os Centros de Referência são estruturas essenciais do programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, uma vez que visam promover a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico, de orientação e informação) a mulher em situação de violência.

O CRM Maria Neuma Silva Lira é formado por dez técnicas (assistentes sociais, jurídicas e psicológicas), uma coordenadora, três porteiros, dois serviços gerais, além de duas patrulhas municipais Maria da Penha, que fazem, além do acompanhamento (rondas e visitas) das mulheres que são acolhidas pelo CRM e desejam este serviço, também oferecer suporte às ações relativas ao enfrentamento a violência doméstica e familiar.

O funcionamento do CRM, presencial, é de segunda a sexta, de 8h às 17h, e plantão por telefone nos demais horários, incluindo sábados, domingos e feriados.

Centro de Referência da Mulher Maria Neuma Silva Lira
Avenida Portugal, 185 , bairro Universitário
Contato (plantão): 9 8384-4310

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *