Novos dirigentes da Escola Judicial tomam posse na segunda-feira (10)

A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE) tem novos dirigentes a partir de segunda-feira (10/2). Tomam posse como diretor geral da Escola, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo, como vice-diretor geral, o desembargador Waldemir Tavares de Albuquerque, e, como supervisor, o juiz Sílvio Romero Beltrão para o biênio 2020/2022.

A solenidade acontece no Auditório Desembargador Nildo Nery da Escola Judicial (Esmape/TJPE), às 17h, na Rua Desembargador Otílio Neiva Coelho, s/n, Ilha Joana Bezerra, ao lado do Fórum da Capital. Os cargos serão repassados pelo atual diretor geral, desembargador Jones Figueiredo Alves; pelo vice-diretor, desembargador Evandro Magalhães; e pelo supervisor, juiz Saulo Fabianne.

Conheça os novos dirigentes:

Adalberto de Oliveira – Adalberto de Oliveira Melo nasceu em 16 de novembro de 1951, na cidade de Caruaru. Em 1975, tornou-se bacharel em Direito, na Faculdade de Direito de Caruaru. Assumiu o cargo de juiz de direito aos 29 anos na comarca de Pedra. Em 1986 foi promovido a juiz substituto da Capital. Um ano depois, passa a exercer a função de juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça. O magistrado foi ainda juiz eleitoral de Salgueiro, em 1988. No ano seguinte, foi membro do Colégio Recursal dos Juizados Especiais por dois anos. Integrou ainda a Comissão de Estudos Preliminares, elaborando o esboço do anteprojeto do novo Código de Organização Judiciária do Estado de Pernambuco. Em 1992, foi designado juiz titular do I Colégio Recursal e em 1997 passou a responder pela 18ª Vara Cível da Capital. Adalberto Melo foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade em 2004. Foi membro eleito da Corte Especial nos anos de 2010 a 2012. Foi 1º vice-presidente do Tribunal no biênio 2016/2018 e exerceu o cargo de presidente do TJPE no biênio 2018/2020.

Waldemir Tavares – Waldemir Tavares de Albuquerque Filho nasceu em 3 de agosto de 1973, no Recife. Formou-se em Direito em 1996 na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ele é pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1998, foi aprovado no concurso para promotor de justiça. A primeira comarca em que atuou como promotor foi a cidade de Ouricuri entre 1999 e 2000. Em seguida, passou pelas promotorias das comarcas de Jataúba e Brejo da Madre de Deus, entre 2000 e 2001.Tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça pela vaga destinada ao Ministério Público de Pernambuco pelo Quinto Constitucional, em 2015. Exerceu também os cargos na administração superior do Ministério Público pernambucano. Foi coordenador da Assessoria Técnica em Matéria Criminal da Procuradoria Geral de Justiça em 2007. Compôs a Comissão de Direitos Humanos do TJPE, no biênio 2018/2020.

Sílvio Romero – Sílvio Romero Beltrão nasceu em 22 de setembro de 1969, no Recife. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1992. É mestre e doutor também pela UFPE e pós-doutor em Direito pela Universidade de Direito de Lisboa, Portugal. Sílvio Romero é magistrado e professor de Direito Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Exerceu o cargo de assessor-especial da gestão do desembargador Adalberto de Oliveira Melo à frente da Presidência do TJPE no biênio 2018/2020.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *