Foto: Janaína Pepeu
O ano de 2021 iniciou cheio de desafios para a Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (Seduc), devido à pandemia da Covid-19. Com o ensino presencial ainda suspenso, uma das grandes preocupações era o fortalecimento do aprendizado remoto, por meio do Aula em Casa, que é transmitido para os estudantes pela TV Câmara e YouTube.
Para garantir a qualidade dessas aulas on-line, os professores vêm contando com a parceria do Google, que fornece ferramentas que apoiam o trabalho pedagógico, a exemplo do Google Sala de Aula e do Google Formulário. Mesmo com a volta do estudo presencial, o ensino remoto ainda continua, de forma híbrida.
Além do cuidado com a qualidade das aulas on-line, a garantia de oferecer alimentação aos estudantes também é uma preocupação da Seduc. Diante disso, novos cartões alimentação foram entregues aos estudantes da rede municipal, bem como recargas foram feitas, mesmo com a volta das aulas presenciais e a merenda sendo ofertada nas escolas.
A participação no programa Escolas Criativas, que consiste na integração a uma comunidade ativa com
outras redes de ensino e a adeptos da aprendizagem criativa no Brasil, veio fortalecer ainda mais a educação municipal.
Uma prova de que o ensino está no caminho certo foi o excelente resultado de Caruaru na 24ª Edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Treze alunos da rede municipal foram medalhistas.
Tendo como lema transformar a Capital do Agreste pela Educação, a Seduc segue trabalhando intensamente em busca de mecanismos para ajudar os estudantes da rede municipal que foram prejudicados por conta da pandemia da Covid-19.
Para isso, foi lançado o programa Tempo Certo, que tem como objetivo recuperar e acelerar a aprendizagem para que nenhum aluno fique para trás, garantindo um ensino acompanhado e de forma individual.
O programa foi dividido em três eixos centrais: ‘Aluno pra Frente’, ‘Janela para o Futuro’ e ‘Aluno Presente 2.0’. O primeiro se refere ao mapeamento das dificuldades dos alunos e à recuperação dos conteúdos que precisa ser feita. O segundo visa dar apoio à aprendizagem, ao emocional e à inclusão digital dos estudantes. Por fim, uma série de ações para que estudantes, famílias e comunidade escolar avancem para continuar transformando Caruaru pela Educação.
Para o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, João Paulo Derocy Cêpa, o Programa Tempo Certo vem concretizar essa preocupação da Prefeitura de reduzir esse impacto, tornando-se a principal estratégia da Seduc, no que se refere à recuperação e à aceleração da aprendizagem em Caruaru.
“Essa estratégia conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por 20 psicólogos, 20 assistentes sociais, dez psicopedagogos, além de 200 estagiários de psicologia, garantindo, assim, o desenvolvimento integral dos estudantes”, explicou João Paulo.
O Tempo Certo conta ainda com parcerias de universidades, do Governo do Estado de São Paulo e das Avaliações Diagnósticas, para que o programa atue com maior aprofundamento. Os professores e estudantes da rede municipal de ensino têm o apoio de estagiários, através das universidades parceiras, no acompanhamento do desenvolvimento individual do aluno, assim como o estímulo do professor nas revisões de atividades, dúvidas e no estudo em conjunto, tanto de forma remota como na presencial.
A aplicação de sequências didáticas de Língua Portuguesa e Matemática também está sendo ofertada para os estudantes, em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), tornando-se uma ferramenta importante para o trabalho de recuperação da aprendizagem. “Ainda contamos com o Acelera Saeb 2021, que tem como finalidade oferecer aos estudantes de 5º e 9º ano uma trilha formativa voltada para o reforço das defasagens de aprendizagem”, afirmou João Paulo.
*Volta das aulas presenciais*
Para garantir um retorno presencial seguro para alunos e toda equipe escolar, diversas formações foram realizadas, a exemplo da capacitação sobre o protocolo sanitário; a criação do Plano de Contingência pela equipe gestora de cada unidade escolar e a formação da Elos para gestores escolares, chamada de “Trilha formativa para um retorno seguro”.
Kits Covid-19 foram distribuídos às escolas (faces shields, máscaras, tapetes sanitizantes, termômetros, álcool em gel, álcool líquido, papel toalha, lixeira pedal, borrifadores, dispenseres, sabão, cartazes e banners informativos sobre a Covid-19). As unidades educacionais também foram vistoriadas, conforme orientação do protocolo sanitário, bem como foi feito um mutirão para vacinar os profissionais da Educação.
Houve ainda um trabalho de localização e dimensionamento dos professores, através de portarias publicadas no Diário Oficial do município; seleções simplificadas, para a contratação de pessoas para vários cargos na Educação, além de vistorias em ação integrada entre a Seduc, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Planejamento (Seplag), para o retorno das aulas presenciais sequenciadas, isto é, divididas de acordo com o escalonamento do retorno (escolas do ensino fundamental
II/fundamental I e educação infantil).
A realização dos XIX Jogos Escolares Municipais de Caruaru (JEMC) e dos VII Jogos Universitários de Caruaru foi destaque em 2021, já que em 2020 não foi possível devido à pandemia. As competições ocorreram de forma presencial, porém seguindo todas as medidas de proteção contra a Covid-19.
Destaque também para a Realização da Fliagreste (Festival Literário do Agreste). O evento contou com palestras, apresentações de arte-educadores e shows. Professores e alunos receberam bônus, de até R$ 350, para a compra de livros na feira.
Sabendo da importância da criança estar numa creche, bem como de oferecer uma melhor estrutura para os alunos, a Seduc segue ampliando e requalificando escolas e Centros Municipais de Ensino Infantil, a exemplo da Escola Municipal Tomé Claudino, no Murici; do CMEI Artesão Severino Vitalino, no Alto do Moura; da Escola Municipal Maria de Lourdes Pepeu, no Sítio Taquara de
Cima; do CMEI Severino José de Oliveira, no Bairro Vassoural, e da Escola Municipal Leonor Felicidade da Conceição, no Sítio Santa Maria, no II Distrito.
*Busca ativa*
A creche é um universo promotor da construção de uma rede de cuidados que abrange toda a família e desenvolve um papel significativo no acolhimento e educação das crianças. Dessa forma, garantir as crianças nas creches é também uma das preocupações da gestão municipal. Para isso, além das novas unidades, reformas e ampliações, a Seduc tem realizado buscas ativas, com o objetivo de captar alunos (de 0 a 3 anos) para os CMEIs.
A estratégia do busca ativa é esclarecer dúvidas e facilitar o processo de matrícula para garantir que nenhuma criança fique sem escola. “O nosso intuito é sempre de divulgar, esclarecer e preencher, através da efetivação de matrícula, as vagas que faltavam ser preenchidas nas creches. Para isso, montamos uma estratégia de busca ativa, indo de porta em porta, visitando famílias. Também circulamos pela Feira da Sulanca e outros pontos estratégicos da cidade”, explicou o secretário.
Construção de diretrizes pedagógicas para o ano letivo, com base no atendimento dos estudantes com equidade nos diferentes cenários de ensino (remoto, hibrido e presencial); Festival On-line Internacional de Cinema Takorama (para estudantes do 6° ao 9° ano da rede municipal), comemoração do Dia do Atleta Paralímpico, com apresentação de modalidades paralímpicas para alunos das escolas municipais, a exemplo de Bocha, Goalball e Futsal de Surdos, foram destaques neste ano, bem como o Encontro de Líderes, reunindo gestores das escolas municipais, e a realização de uma live para comemorar o Dia do Professor.
Finalizando 2021 e com vistas para 2022, deu-se início à Caravana Seduc. A ação tem como objetivo visitar as escolas municipais, verificar quais as suas necessidades, bem como realizar uma escuta com os professores para subsidiar o planejamento para o ano letivo de 2022.
As visitas estão sendo feitas por uma equipe, composta por membros das secretarias executivas de Desenvolvimento da Aprendizagem e Gestão e Planejamento da Rede. Na ocasião, o grupo busca, através da coleta de dados, traçar um diagnóstico do
aspecto global de cada instituição.
“Esses dados servirão de base para
nortear o nosso planejamento em 2022. Eles são fundamentais para continuarmos garantindo uma educação de qualidade”, finalizou o secretário de Educação e Esportes.