O inverno chegou e como devo cuidar do meu pet

Por Breno Tabosa

O mês de junho chegou e com ele vem as baixas temperaturas e as famosas chuvas finas, aquela temperatura que nos faz ficar embaixo do edredom e não querer sair por nada. Pois bem, o frio quando se pode combater é muito bom e agradável, mas para os que não conseguem se proteger sofrem muito com esse clima e em muitos casos podem levar a morte por hipotermia (temperatura corporal baixa).  

Os animais de uma certa forma têm como em sua biologia mecanismos para se protegerem do frio em seu habitat natural, mas com a domesticação muitos deles perderam sua capacidade de sobrevivência em situações mais adversas e por muitas vezes suas casas não permitem que eles possam se abrigar de forma segura.

Aqui iremos abordar duas situações, dois modelos de pets, os indoors – aqueles animais que moram dentro de casa, os outdoors – aqueles animais de vida livre.

Os pets indoors, são pets que tem uma família responsável por cuidados essenciais a vida desse pet, chamamos de família multiespécie, os cuidados com os pets que convivem dentro de casa é mantê-los aquecidos, utilizando roupas, camas, fechar as portas e janelas para diminuir a corrente de ar, oferecer alimentos hipercalóricos também ajuda. Já para os pets que vivem dentro de casa, porém dormem na área externa, devemos redobrar os cuidados, acrescentando mais barreiras de corrente de ar, suspender a cama do chão, pode-se fazer com os paletes.

Os pets outdoor – saem da orçada da família multiespécie para um modelo que todos são responsáveis por ele – chamamos de sociedade multiespécie, sabemos que os tutores desses animais é do poder público, mas não nos tira a responsabilidade de cuidados e nesse momento podemos ajudar esses pets, colocando caixas de papelão nas calçadas, potes de água e comida e aqueles animais que permitem o contato com a gente, colocar uma camisa, ajuda bastante e poderá minimizar o frio desses seres maravilhosos.

De forma resumida: manter seu pet agasalhado, oferecer cama, suspender a cama do chão, manter seu pet bem alimentado e evitar correntes de ar, fazem com que minimize o frio para seu pet.

Vamos apreciar o frio proporcionando bem-estar para todos!!!!!

Breno Tabosa é veterinário

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *