O Governo de Pernambuco continua trabalhando para ampliar e qualificar os serviços de saúde no Estado. E, mais uma mostra desse compromisso foi realizada neste sábado (13.05), com a autorização da retomada das obras das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) dos municípios de Palmares e Escada. Os termos foram assinados pelo governador Paulo Câmara durante o encerramento da quarta rodada do Pernambuco em Ação, realizado em Palmares, na Mata Sul. Após a conclusão das obras, prevista para o final de 2017, 22 municípios serão beneficiados com a oferta dos atendimentos.
“Vamos concluir e entregar à população essas duas obras que vão fazer a diferença e ampliar os serviços de saúde aqui, da Mata Sul. Sabemos que a saúde é uma questão importante e que precisa melhorar muito ainda. Mas os pernambucanos podem ficar cientes de que estamos trabalhando diariamente para fazer de Pernambuco um Estado melhor para todos”, destacou Paulo Câmara. Ao todo, cerca de R$ 6,2 milhões serão investidos para finalizar as obras físicas dos prédios. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em um prazo de seis meses.
Juntos, os dois equipamentos beneficiarão mais de 570 mil moradores dos 22 municípios que compõem a III Gerência Regional de Saúde. A UPAE de Palmares englobará os habitantes de 12 cidades (Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Quipapá, São Benedito do Sul e Xexéu), enquanto a UPAE de Escada será responsável pelo atendimento aos moradores de 10 municípios (Amaraji, Cortês, Escada, Gameleira, Primavera, Ribeirão, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré).
Ambas as unidades oferecerão consultas em diversas especialidades, como dermatologia, cardiologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, oftalmologia, nefrologia, e gastroenterologia. Já no setor de diagnósticos, a população terá acesso a exames laboratoriais, oftalmológicos, além de eletrocardiograma, holter, ecocardiograma, audiometria, endoscopia, raio-X, ultrassonografia e teste ergométrico.
“Hoje, Pernambuco já conta com dez UPAEs em pleno funcionamento. Todas estão desempenhando um importante papel na interiorização da assistência médica especializada. Na Mata Sul, vão reduzir a necessidade de deslocamentos dos usuários para a Região Metropolitana, com o intuito de conseguir consultas com cardiologistas, endocrinologistas ou fisioterapeutas. Sem contar, que são estruturas fundamentais na construção da rede de assistência às crianças diagnosticadas com a síndrome congênita do Zika”, explica o secretário Iran Costa.
SERVIÇO – A primeira Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Pernambuco foi inaugurada no município de Garanhuns, em julho de 2013. No início deste mês, o Governo do Estado inaugurou a UPAE de Ouricuri, totalizando dez unidades. Também já estão em funcionamento as unidades de Petrolina, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Arcoverde, Caruaru, Belo Jardim e Limoeiro. Juntas, elas realizaram, em 2016, mais de 385 mil consultas com médicos especialistas, 855 mil exames e 72 mil sessões de fisioterapia.