Uma operação de combate a crimes ambientais, denominada Voo Livre, resgatou 60 animais silvestres na manhã de domingo (9), no bairro Boa Vista, em Caruaru. A operação conjunta com o ICMBio, Cavalaria da Polícia Militar, Guarda Municipal e o advogado animalista e vereador de Caruaru, Anderson Correia (PP).
O objetivo foi o combate aos crimes contra a fauna, coibindo a criação ilegal e o tráfico de animais. Durante a ação, os policiais flagraram com grande quantidade de aves aprisionadas em gaiolas sujas, bem como apetrechos como sacolas para esconder os pássaros e armadilhas.
Uma pessoa foi encaminhada ao plantão da Polícia Civil, onde assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e responderá na Justiça Criminal por suas condutas praticadas contra o meio ambiente e administrativamente por tráfico de animais pelo IBAMA, com a multa de 9 mil reais.
Um animal que está em extinção, Pintassilgo do Nordeste, será levado pela CPRH e o restante serão soltas em uma reserva ecológica, em Caruaru.