Operação Ponto Final: Evandro Silva será ouvido hoje

Wagner Gil

Dando continuidade as ouvidas dos vereadores envolvidos na Operação Ponto Final I, hoje será a vez do vereador Evandro Silva (PMDB), a comparecer no Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras. Os depoimentos dos edis começaram esta semana, com a ouvida de Eduardo Cantarelli (SDD), na manhã desta segunda-feira (03).

As Audiências são coordenadas pelo Juiz Francisco de Assis Morais Júnior, titular da IV Vara Criminal. Quem está acompanhando os edis nessa fase do processo, é o advogado Émerson Leônidas, que conversou com nossa equipe de reportagem. “ Realmente é uma semana decisiva e estamos bastante animados. Chegando em uma fase onde os depoimentos podem fazer a diferença. Estamos bastante tranqüilos”, disse o advogado. Amanhã não haverá depoimentos, mas na quinta-feira, será a vez de Pastor Jadiel (Pros).

Na manhã de ontem, Leônidas chegou por volta das 9h05, acompanhado de Eduardo Cantarelli, que pediu para não ser fotografado. A audiência durou mais de duas horas e segundo a defesa, bastante proveitosa.

Emerson Leônidas é considerado um dos principais criminalistas de Recife e trabalha também com a tese de quebra de sigilo por parte do então secretário municipal Marcos Casé e do prefeito José Queiroz. Conseguindo êxito nessa tese, as provas poderão ser nulas e o processo extinto.

Além de tentar provar que houve quebra nos depoimentos na IV Vara Criminal, uma ação nesse sentido tramita no Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O vereador que vai depor hoje, também está sendo acusado de corrupção ativa, na Operação Ponto Final 2. Segundo a Polícia Civil, Evando Silva, Neto (PMN) e Val de Cachoeira Seca (DEM), teriam pago ao Pastor Jadiel e a Val das Rendeiras (Pros), propina para que eles votassem a favor da criação da CPI da CGU, que na época tinha como foco investigar supostas irregularidades na administração José Queiroz, alusivas a aplicação de verbas federais da Educação.

A CPI chegou a ser aprovada, mas não foi adiante por em 18 de dezembro do ano passado, dez vereadores foram presos e afastados do cargo,quando a Ponto Final foi deflagrada.

IMG_3786.JPG

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *