Por ALEXANDRE BARBOSA MACIEL
O XXV Conaci (Congresso Nacional de Corretores de Imóveis), que se realizará em Maceió (AL), durante o período de 4 a 7 de maio, será, sem dúvidas, um dos congressos mais prestigiados de todos os tempos pelos corretores de imóveis do Brasil. Num momento em que estão em xeque a importância da profissão para a sociedade, a maior qualificação dos profissionais, a necessidade de maior reconhecimento e valorização da atividade, a dificuldade de combater o exercício ilegal da profissão e as faltas éticas e a função das entidades de fiscalização e dos sindicatos, teremos certamente um vasto campo para as discussões.
Se pensarmos que há 52 anos, quando a profissão foi reconhecida e regulamentada, o nível de escolaridade era quase zero e que hoje em dia cerca de 70% dos profissionais têm escolaridade de nível superior em diversas áreas, chegamos à conclusão de que, além de uma prestação de serviço de melhor qualidade, o nível de exigência dos profissionais com as entidades que o representam está proporcionalmente maior. O advento da internet e as redes sociais levam as informações quase em tempo real para todos.
As entidades que foram criadas por lei para normatizar e fiscalizar a atividade, defendendo, assim, a sociedade dos maus profissionais, têm sido cobradas por uma postura mais eficiente, transparente e democrática. Os sindicatos, que tem a função constitucional de representar e defender os interesses das categorias profissionais e promover o seu desenvolvimento, estão deixando a desejar no cumprimento dessa missão. Este quadro é causa/efeito da desunião da categoria e da dificuldade de valorização da atividade em todo o país. Algumas redes ainda conseguem aproximar profissionais, porém apenas atendendo aos interesses econômicos das partes. O lado social da profissão tem sido deixado de lado por todos, corretores e entidades.
As insatisfações com os rumos que a nossa profissão está tomando parecem não encontrar eco nas entidades. Enfim, teremos muito que conversar no XXV Conaci, em Maceió. Vejo vocês lá.
Alexandre Barbosa Maciel, advogado, é corretor de imóveis, conselheiro suplente do Creci-PE e diretor da Imobiliária ABM. Escreve todas as terças-feiras para o blog
Gostaria de ter espaço para falar neste evento,falar sobre o que de fato ocorre em nosso mercado (PARAÍBA),E como devemos proceder para que tornemos ele um mercado de verdade.