Exato Prime com descontos especiais para novas matrículas

O Colégio Exato Prime continua oferecendo descontos especiais para funcionários da Uninassau, Unifavip e policiais civis que matricularem seus filhos na unidade escolar, do Infantil ao Médio, bem como estão abertas as matrículas para o hotelzinho, destinado a crianças de seis meses a dois anos de idade.

Os descontos para a Uninassau, Unifavip e policiais civis são de 30% e os por meio do Melhor Escola chegam até a 40%, com quantidade de bolsas limitadas.

Quem optar por matricular o filho (a) no Hotelzinho Exato Baby vai poder realizar as suas atividades do dia a dia com tranquilidade, sabendo que o local oferece toda uma estrutura para o seu bem-estar.

“Sabemos que muitas famílias precisam de tempo para trabalhar e estão com dificuldades no auxílio da educação do seu filho ou mesmo não têm pessoas que possam cuidar deles. Justamente pensando nelas foi que criamos o hotelzinho. Para isso, estamos oferecendo toda uma estrutura, com refeitório individualizado, sala de repouso, sala de atividades, aulas integrais e brinquedoteca também individualizada”, disse doutora Amelia Vidigal.

O espaço conta ainda com uma equipe completa e de excelência, formada por técnicos de enfermagem, monitores, psicopedagoga, professoras, recreadoras, fonoaudióloga, bem como psicólogas com atividades físicas e psicomotoras. “Estamos com profissionais totalmente capacitados para garantir total segurança e melhor atendimento, tanto para a criança como para os seus familiares”, garantiu a coordenadora pedagógica, Maysa Alcântara.

*Educação diferenciada*

Com muitas novidades, o Exato Prime deu uma avançada não só no seu sistema educacional, mas no de toda a cidade. Entre os diferenciais, estão o programa bilíngue da Internacional School, considerado pelo Prêmio Top Educação como o melhor programa bilíngue do Brasil, e o sistema didático Pitágoras de Ensino, que oferece soluções educacionais completas e integradas. “Nós utilizamos toda uma tecnologia para que se possa potencializar a trajetória do currículo pedagógico em toda sua totalidade”, disse Maysa Alcântara.

O colégio oferece ainda turno integral semanal, com banca de estudos, aulas de robótica, conservatório de música, sala de terapia ocupacional, horta sustentável de alimentos orgânicos, salão de jogos, anfiteatro, psicomotrocidade, aulas de karatê, transporte escolar, monitoria psicossocial, natação, tênis de mesa, aulas de violão e de teclado. Destaque para as aulas profissionais de natação, em parceria com a Aquafit, onde vários talentos já foram formados.

“Desde a estrutura física (passando pelo cuidado com a alimentação e o acompanhamento pedagógico) à metodologia de ensino, tudo foi pensado com foco nas necessidades de cada faixa etária”, afirmou doutora Amélia Vidigal, ressaltando que o Exato Prime trabalha com um sistema sociointeracionista, dotado de uma visão construtivista que vislumbra o desenvolvimento do ser humano como um todo. “Buscamos sempre a formação de cidadãos globais, pautados na participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem”, concluiu.

O Colégio Exato Prime fica localizado na Rua Pascoal Leme, n° 157, no Bairro Maurício de Nassau, em Caruaru. Para quem deseja realizar matrícula, a unidade está aberta das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

*Documentação necessária para a matrícula*

* Cópia da Certidão de Nascimento;

* 3 fotos 3×4;

* Histórico Escolar ou declaração provisória de transferência;

* Exame de tipo sanguíneo;

* Cópia do CPF do aluno;

* Cópias do RG e CPF do responsável financeiro;

* Cópia de comprovante de residência com CEP;

* Cópia de carteira de convênio médico, se possuir;

* Atestado médico autorizando a prática de Educação Física;

* Declaração de quitação das mensalidades do colégio anterior.

Mais informações poderão ser obtidas através do número (81) 3721-7737, dentro do horário de funcionamento, ou pelas redes sociais: www.exato prime.com.br (portal) @exatoprime (Instagram) e exatoprime (Facebook).

Prefeitura de Caruaru promove formação para profissionais de farmácias e mercados

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, promove, nesta quarta e quinta-feira (14 e 15), formação sobre a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O público-alvo são profissionais das redes de farmácias e mercados, bem como a sociedade civil. A capacitação será on-line, pela plataforma Google Meet.

O objetivo é fornecer informações para que esses profissionais que trabalham nas farmácias e mercados consigam, por meio da Campanha Sinal Vermelho, detectar a violência doméstica.

No Brasil, a Campanha Sinal Vermelho foi lançada ano passado, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e tem como finalidade incentivar denúncias por meio de um símbolo: ao desenhar um “X” na mão e exibi-lo à/ao farmacêutica/o ou à/ao atendente da farmácia, a vítima poderá receber auxílio e acionar as autoridades.

A ação é motivada pelo aumento dos casos de violência doméstica e familiar no período do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Os estabelecimentos e profissionais que quiserem participar podem realizar as inscrições de forma gratuita, acessando o link https://forms.gle/bkMLQ83JUrYuWDK18

Consul lança campanha exclusiva de lavadoras para o Nordeste, valorizando as tradições culturais e os hábitos regionais

A Consul, uma das marcas de eletrodomésticos mais presentes nos lares brasileiros, inicia plano exclusivo de relacionamento com consumidores e consumidoras nordestinas para sua linha de lavadora de roupa. Tendo como referência os dados GFK (jan/dez 2020) que apontam a categoria de máquina de lavar roupas como a terceira maior no mercado de linha branca, e dados da Kantar (2019), que sinalizam um potencial de 19 milhões de lares a serem alcançados no segmento (4x mercado anual da categoria), sendo metade desse volume nas regiões Norte e Nordeste, a marca realizou estudo independente no fim do ano passado para obter leitura ainda mais aprofundada sobre o público nordestino, buscando entender suas rotinas, motivações e os hábitos culturais. O resultado está na veiculação da campanha “Com você, a gente cuida. Consul.”, que é inspirada 100% nas tradições e identidades regionais, bem como nos rituais do consumidor ao lavar as roupas.

A penetração da categoria de lavadoras automáticas é de 66% (Kantar -2019), sendo que nas regiões Norte e Nordeste do Brasil esse percentual cai ainda mais, registrando apenas 34%. Ou seja, mais da metade da população dessas regiões ainda lavam à mão ou no tanquinho. Por isso, a marca tem um grande público para dialogar nestes mercados, principalmente nas praças de Pernambuco, Bahia, Maranhão e Ceará, oferecendo praticidade para o dia a dia e liberando o tempo das pessoas para outras atividades.

“Durante essa imersão com o consumidor da categoria na região, entendemos que os fatores culturais interferem de maneira significativa nas escolhas e que as tradições nas formas de lavar, passadas por gerações, também possuem uma importância relevante na sua rotina. Por isso, nosso propósito é estar junto dos nossos consumidores e consumidoras, facilitando seu dia a dia, tirando a parte pesada do processo, mas respeitando o espaço para o cuidado com suas peças, com sua família. Fizemos questão de um time de especialistas locais para estruturar e produzir a campanha. Juh Almeida, diretora baiana, fez um lindo trabalho na para o filme [Com você, a gente cuida]”, comenta Allyne Magnoli, diretora de Marketing da Whirlpool, dona da marca Consul (foto).

Segundo a pesquisa, a rotina de lavar roupa vai além da higienização. É um ato de amor, de cuidado, de afeto. Além disso, existem diversas tradições e truques. Hábitos compartilhados entre gerações. Constata-se, ainda, que os fatores climáticos, econômicos e culturais também geram um impacto sobre a opinião dos consumidores e consumidoras, quanto à preocupação sobre os gastos com energia e água, e outros mitos quanto aos resultados de lavagem da máquina de lavar devido à valorização da artesania, do trabalho humano e até das lavadeiras, que gera uma desconfiança quanto ao avanço tecnológico dessa categoria.

“Entendemos que estas tradições culturais são incríveis e valorizamos os costumes, a maneira afetuosa de conduzir sua família. No entanto, queremos que as pessoas compreendam os benefícios e ganhos que as lavadoras de roupas trazem para sua rotina, que não é preciso liderar a tarefa pesada, porque a máquina está ali para isso, que o eletrodoméstico é um forte aliado no seu dia a dia e também contribuirá na racionalização dos recursos da família”, pontua Magnoli.

Respeitando a importância dos hábitos e dos simbolismos regionais no processo de diálogo com o mercado nordestino, a campanha “Com você, a gente cuida. Consul.” aposta em uma linguagem de identificação cultural com o consumidor e consumidora, reconhecendo seu legado e o que, de fato, é importante. Por isso, apresenta identidade visual alegre, vibrante, divertida e com inspiração no cobogó, elemento arquitetônico característico da região. Além disso, todo o discurso se baseia na rotina nordestina, do seu modo de agir, da sua pluralidade (apresenta os diferentes sotaques das principais capitais) e, principalmente, no seu cuidado com a roupa.

Assinada pelo grupo B&Partners.co, a campanha, que iniciou veiculação no último domingo (04.07), conta com plano de mídia composto por filme em TV aberta (assinado pela diretora baiana Juh Almeida), spots em rádios, mídia externa (outdoor e pontos de venda) e robustas ações no digital, com veiculação em canais de alto tráfego da região. O planejamento conta ainda com ativações, com os principais parceiros da marca Consul, voltadas à acessibilidade dos produtos e positivação de materiais com a identidade visual da campanha nos canais online.

Ampliando ainda mais os canais de troca com as consumidoras, as ativações da marca englobam também mecânicas de experimentação e conteúdo educacional sobre o uso das lavadoras de roupas com engajadoras digitais do Nordeste. Maíra Azevedo/ Tia Má (Bahia) e Dinah Moraes (Ceará) são duas das quatro parceiras da Consul no diálogo direto com as nordestinas, compartilhando experiências e dicas, desvendando mitos e apresentando as funcionalidades da máquina em vivências reais do seu dia a dia.

“A iniciativas com as formadoras de opinião do Nordeste são de grande importância para que possamos abrir, de fato, canais eficientes de troca, diálogo e interação com nossas consumidoras da região, que ainda têm muitas dúvidas sobre nossa categoria: como a de que a máquina de lavar gasta mais água e energia, que não lava bem, não tira o encardido, e outras. Além disso, acreditamos que as vivências compartilhadas pelas influenciadoras farão com que os consumidores tenham ainda mais informações sobre as lavadoras de roupas e compreendam o quanto são suas aliadas na rotina pesada e podem entregar os resultados de lavagem e cuidado esperados”, conclui Magnoli.

SOBRE O INSTITUTO CONSULADO DA MULHER – O Instituto Consulado da Mulher é a Consul transformando sonhos em realidade. Incentivamos e viabilizamos geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo no empreendedorismo feminino. Apoiamos mulheres, que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história. Em nossos 19 anos de atuação, são mais de 35 mil pessoas beneficiadas e 1138 projetos apoiados por todo o Brasil. A gente faz história!
Outras informações: www.consuladodamulher.org.br.

SOBRE A CONSUL

Há mais de 60 anos no mercado brasileiro, a Consul é pioneira no desenvolvimento de soluções bem pensadas e criativas no segmento de eletrodomésticos. É parte da Whirlpool Latin America, empresa líder no setor de eletrodomésticos e da Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.
Mais sobre a Consul em: www.consul.com.br.

PL do Primeiro Emprego pode ser alento em meio a desemprego recorde no país

Os números do desemprego no Brasil nunca foram tão avassaladores. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país – que também atravessa a maior crise sanitária de sua história – enfrenta uma taxa de desemprego recorde, registrando 14,7% no primeiro trimestre de 2021. Em outras palavras, mais humanas: há hoje 14,8 milhões de pessoas à procura de emprego no Brasil.

Neste cenário sombrio, a recente aprovação pelo Senado Federal do PL do Primeiro Emprego (5.228/2019), criando incentivos às empresas para a contratação de jovens de 16 a 29 anos sem experiência no mercado de trabalho, pode representar um avanço na luta contra o desemprego no país. O projeto prevê a redução da Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) – de 20% para até 1% – e da alíquota do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – de 8% para 1% – no primeiro ano de contratação.

Para a advogada e especialista em Direito Empresarial Thaluana Alves, essas medidas não significam perda de direitos para o trabalhador, mas um possível alento neste cenário tão desafiador. “As empresas poderão tomar fôlego por meio dessas contratações – e acredito que muitos empregadores deixarão de contratar de maneira informal, sem carteira assinada, e passem a dar oportunidade para jovens sem experiência”.

Thaluana faz uma ressalva ao projeto, porém, na medida em que prevê que as empresas poderão contratar sob essas regras por um prazo de cinco anos a partir da aprovação da lei, assim transformando contratos regulares, já firmados, em contratações sob o novo regime. “Após firmar um contrato, a empresa não pode, de forma alguma, reduzir ou subtrair direitos trabalhistas.”

A advogada – que também é especialista em Direito e Processo do Trabalho – não vê contribuição significativa nas flexibilizações inerentes à reforma trabalhista para a geração de empregos no país. Seria o caso, então, de uma nova reforma para que as empresas contratem mais? “Uma nova reforma não, mas a diminuição dos encargos, por parte do governo, seria muito bem-vinda”, diz Thaluana Alves. “Um empregado no Brasil custa caro, hoje, justamente porque os encargos são muito elevados – e por isso muitas empresas acabam optando pela informalidade.”

Perfil da Fonte:

Thaluana Alves é graduada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-graduada em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestranda em Direito pela Universidade Nove de Julho.

Unidades de saúde de Caruaru recebem peças de artesãos participantes da Lei Aldir Blanc

Foto: Janaína Pepeu

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura (FCC), entregou, na manhã desta terça-feira (13), peças de barro, oriundas da Lei Aldir Blanc, para unidades de saúde do município que estão no trabalho de combate à Covid-19.

As obras são uma contrapartida dos artistas caruaruenses que receberam o auxílio emergencial. “Essa foi uma maneira que nós encontramos de homenagear os profissionais e as equipes de saúde que realizam esse trabalho durante a pandemia. Nós vivemos um momento de muita dificuldade, perdemos pessoas queridas. Segue aqui o nosso reconhecimento”, declarou o presidente da FCC, Rubens Júnior.

Estiveram, na ocasião, o secretário de Saúde de Caruaru, Breno Feitoza; representantes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); do Hospital Mestre Vitalino (HMV) e de hospitais particulares.

“Eu quero agradecer essa sensibilidade, pela gentileza, por essa atitude que nos trouxe tanta alegria. A Fundação de Cultura é uma parceira, abriga o primeiro e maior Centro de Vacinação do nosso município, e agora levaremos essas peças de artesãos que tanto representam nossa cultura”, destacou o secretário de Saúde.

A Prefeitura de Caruaru tem trabalhado para minimizar os impactos da pandemia no setor artístico do município. A partir da Lei Aldir Blanc, mais de R$ 2 milhões foram destinados aos artistas caruaruenses, atendendo cerca de 500 beneficiados. Os artistas caruaruenses estão realizam as contrapartidas previstas no edital da lei, com oficinas, palestras, apresentações musicais e ações de diversas linguagens artísticas como forma de prestação de contas e também de apresentar os trabalhos desenvolvidos.

Inscrições do Enem terminam nesta quarta-feira

Exame Nacional do Ensino Médio,Enem

Termina hoje (14) às 23h59 o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados em participar do exame devem acessar a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A taxa de inscrição para os não isentos é de R$ 85. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) até o dia 19 de julho.

Provas

As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

Comando de Paulo Câmara conduz Pernambuco ao desenvolvimento

O governador Paulo Câmara (PSB), chega ao seu sétimo ano como o gestor que supera dificuldades, conquistada grandes marcas e conduz o estado ao crescimento econômico. Ações valiosas em diversos seguimentos fazem de Pernambuco o polo do desenvolvimento do Norte e Nordeste brasileiro.

Através do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, as medidas restritivas são analisadas e estudadas para que o impacto seja o menor possível na economia. A aquisição de equipamentos e abertura de novo leitos (inclusive de UTI), têm salvado vidas. A instalação da central emergencial de oxigênio está fornecendo o gás as unidades do interior. Recentemente, Pernambuco foi considerado o segundo melhor estado no enfrentamento a pandemia. Por meio do Consórcio Nordeste, o estado está importando a vacina Sputnik V, são mais 192 mil doses desse imunizante para a população. Essa compra foi aprovada pela ANVISA.

Através do programa Caminhos de Pernambuco, estadas do litoral ao sertão estão em restauração, são mais de 500 milhões em investimentos. Até dezembro de 2022 o projeto vai recuperar 5.554,5 quilômetros de rodovias. O Complexo Industrial Portuário de SUAPE e o Aeroporto Internacional do Recife – Gilberto Freyre (Guararapes), recebem constantes investimentos, Paulo Câmara entende que esses empreendimentos oferecem oportunidades em diversos setores, atraem recursos e geram empregos e rendas aos pernambucanos.

O acesso a água é outra batalha enfrentada por Paulo Câmara, com esforço e determinação, os projetos da Adutora do Agreste, Pirangi, Serro Azul e Alto Capibaribe estão levando água tratada do sertão ao agreste. Essa atuação beneficia mais de meio milhão de habitantes, um aporte financeiro superior a 300 milhões de reais. Obras de Esgotamento Sanitário estão tratando o esgoto e despoluindo rios, riachos e córregos em todo Pernambuco.

Porém, uma boa administração não é só edificada com conquistas e obras, têm as superações. Paulo não mediu esforço para contornar crises sanitárias como foi no caso da proliferação da Chikungunya, Zica e Dengue, essas endemias afetaram diretamente a vida do povo no agreste do estado. O socialista se comportou como um verdadeiro líder ao conduzir o seu grupo no processo de Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Sentiu a ausência de Eduardo Campos ao longo de sua gestão, porque Eduardo era mais que um amigo e companheiro, um ídolo, exemplo de Administrador Público e ícone da política brasileira.

Ao longo da gestão Paulo Câmara, o agricultor ganhou atenção e respeito, além da distribuição de sementes e aração de terras, o governo do estado está trabalhando para regularizar propriedades rurais, com essa documentação nas mãos, o homem do campo vai poder adquirir credito pessoal para investir no seu terreno. As políticas de fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável da agricultura e da pecuária tem gerado emprego e renda na zona rural do estado.

A transparência no trabalho, ética com recursos públicos e competência, colocam Pernambuco entre os estados brasileiro que mais trabalha com zelo no dinheiro público. O bom diálogo com aliados e cordialidade com opositores, faz de Paulo Câmara um gestor respeitado, invejado e admirado em todo país.

Paulo Câmara chega à reta final de sua segunda gestão com a sensação de missão cumprida, continuou o processo de desenvolvimento do estado iniciado no governo de Eduardo Campos e promoveu ações voltadas para os mais humildes. Amor, trabalho, planejamento e competência são marcas constantes da administração do PSB em Pernambuco, uma nova era sendo escrita na terra dos Altos Coqueiros.

PF prende suspeitos de repassar notas falsas de R$200,00

A Polícia Federal em Pernambuco, autuou em flagrante, dois suspeitos, sendo o primeiro de 28 anos, natural de João Alfredo/PE e residente em Afogados-Recife/PE-(possui antecedentes criminais-responde a dois processos sendo um por porte ilegal de arma de fogo e outro por tentativa de homicídio, inclusive estava usando tornozeleira eletrônica) e o segundo de 24 anos, natural de Recife/PE e residente no bairro de Garapu-Cabo de Santo Agostinho/PE-(possui antecedentes criminais-já foi preso por tráfico de drogas e está em liberdade provisória).

Ambos foram presos por policiais militares do 2º BPM, lotados em Nazaré da Mata/PE. A prisão aconteceu quando por volta das 12h, do dia (11/07/2021) policiais militares ao realizarem rondas de rotina na cidade de Carpina/PE, receberam uma denúncia de que dois homens estariam tentando repassar notas falsas de R$ 200 no comércio local, no centro da cidade e usando um veículo Hyundai I-30 de cor preta.

A ação teve seu desfecho quando de posse dessas informações e características físicas dos suspeitos, os militares fizeram incursões e lograram êxito em localizar o veículo nas margens da PE-90 em Carpina/PE onde foi feita a abordagem. Ao ser feita uma busca pessoal foi encontrado no bolso de um dos suspeitos uma cédula de R$ 200 reais com fortes indícios de ser falsa. Numa entrevista aos policiais ambos confessaram ter repassado as notas falsas no comércio de Carpina/PE e Lago do Carro/PE comprando mercadorias de pequeno valor como frutas e cervejas com o objetivo receber um troco alto. Também foi encontrado no veículo R$ 781 reais em notas verdadeiras, que seria fruto do troco recebido pelo repasse das notas de R$ 200 reais. Na sequência os suspeitos indicaram 4 comerciantes que foram vítimas do golpe, os quais restituíram as notas falsas que haviam recebido e tiveram seus produtos devolvidos.*Ao todo foram apreendidos 5 (cinco) notas de R$ 200 perfazendo um total de R$ 1.000 em notas falsas. Além do dinheiro e do veículo também foram apreendidos 02 (dois) aparelhos celulares.*

Terminado os trabalhos ostensivos e tendo sido encontrada as notas, os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida encaminhado para a Sede da Polícia Federal no Cais do Apolo, para os procedimentos de polícia judiciária, *onde acabaram sendo autuados em flagrante pelo crime contido no artigo 289 § 1º do Código Penal (introduzir em circulação nota falsa) e caso sejam condenados poderão pegar penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão, além de multa.* Os presos já passaram por audiência de custódia e foi confirmada suas prisões preventivas sendo encaminhados para o COTEL- Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

*DICAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR O RECEBIMENTO DE NOTAS FALSAS:*

*1. CONHEÇA BEM A NOTA VERDADEIRA:* Geralmente pessoas que lidam diariamente com dinheiro, como os caixas de banco e comerciantes, sabem facilmente identificar uma nota falsa – essa experiência em manusear diariamente o dinheiro verdadeiro faz com que eles se tornem especialistas em identificar notas falsas.

*2.COMERCIANTE: NÃO TENHA PRESSA NO ATENDIMENTO:* Geralmente essas notas são passadas em locais de grande concentração de pessoas, feiras, lojas, supermercados, comércio ambulante, e muitas vezes a pressa do comerciante para atender um maior número de clientes faz com que ele não tome o devido cuidado em verificar a nota que está recebendo.

*3-VERIFIQUE SE AS NUMERAÇÕES DAS NOTAS NÃO SÃO IGUAIS:* Ao receber duas notas de igual valor verifique se as numerações não são iguais, os falsários não costumam fazer notas falsas com numeração diferente porque isso acarreta em custos com impressão por ter que mudar a matriz da impressão.

*4. OBSERVE A TEXTURA DA NOTA:* Outra cautela que pode ser tomada é reparar na textura do papel das notas que estão sendo recebidas, as notas falsas tendem a ser lisas, enquanto as notas verdadeiras são ásperas e possuem um alto relevo e saliência nos itens de segurança que pode ser percebido pelo tato. Sinta com os dedos o papel e a impressão.

*5. OBSERVE A IMPRESSÃO DA NOTA:* Nas cédulas legítimas, as tonalidades de cores são firmes – as notas falsas têm cores com pouca nitidez e costuma haver borramento das cores.

*6. VERIFIQUE A MARCA DÁGUA COLOCANDO A NOTA CONTRA A LUZ:*

*7. NO CASO DE DÚVIDA, COMPARE A NOTA SUSPEITA COM UMA NOTA VERDADEIRA.*

*8. BAIXE O APP GRÁTIS “DINHEIRO BRASILEIRO” NO SEU SMARTPHONE:* O aplicativo que foi desenvolvido pelo Banco Central não analisa a autenticidade da cédula, apenas ajuda a identificar, conhecer e onde se encontram os itens de segurança tais como: *fio de segurança, quebra-cabeça, microimpressões, marca d’agua, número escondido e que muda de cor, alto relevo, elementos fluorescentes.*

Algumas vacinas demandarão terceira dose, diz presidente da Anvisa

 (Para Torres, ainda é difícil dizer qual vacina precisará de outra dose. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Para Torres, ainda é difícil dizer qual vacina precisará de outra dose. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, disse acreditar que algumas das vacinas contra a Covid-19 demandarão uma terceira dose. Convidado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) para uma palestra virtual realizada nesta terça-feira (13), Barra Torres respondeu a algumas perguntas encaminhadas pelos espectadores.

“Acredito que algumas vacinas terão a necessidade de uma terceira dose. No dia de hoje, ainda é difícil dizer qual”, disse ele, destacando ser uma avaliação pessoal. “É estudado no mundo inteiro. O mundo inteiro está debruçado nisso, e o objetivo é obter a imunização segura e mais duradoura”, acrescentou.

A Anvisa é responsável pela autorização do uso e aprovação das bulas de vacinas no Brasil As bulas contêm as informações sobre o regime de doses. Por enquanto, nenhum imunizante tem esquema com três aplicações. Barra Torres ressaltou que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são eficazes e que a população pode confiar em qualquer uma que estiver disponível no posto de saúde. “A melhor é aquela que está no seu braço”, afirmou.

Até o momento, receberam aval definitivo ou emergencial as vacinas AstraZeneca/Oxford, Pfizer, CoronaVac e Janssen. As três primeiras são com duas doses e a quarta, com dose única. Também com duas aplicações, os imunizantes Sputnik e Covaxin receberam autorização de importação, mas com limitações.

Na semana passada, a farmacêutica Pfizer anunciou que está desenvolvendo uma terceira dose da vacina contra a Covid-19. O governo do Chile também informou recentemente que estuda a possibilidade de distribuir uma dose de reforço. O país registrava alta de casos mesmo tendo vacinado 61% do público-alvo com duas doses. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também levantou a hipótese de uma terceira aplicação.

Combinação

O diretor-presidente da Anvisa analisou ainda a possibilidade de combinar vacinas de laboratórios diferentes para o combate à Covid-19. “A atividade reguladora não é a locomotiva desse processo. Ela é vagão. Vamos a reboque do desenvolvedor ou do pesquisador que nos apresentar suas conclusões, para que possamos avaliar e referendar. Estamos falando de uma interação de imunobiológicos de origens e plataformas diferentes. Vem muito da comunidade científica. No momento, estamos acompanhando algumas situações que podem no futuro ter um posicionamento nosso”, disse Torres.

Ele lembrou que decisões nesse sentido têm sido tomadas por determinados países em alguns casos. No Brasil, a situação tem ocorrido com as gestantes. A vacina AstraZeneca chegou a ser aplicada em algumas delas e depois foi suspensa pelo Ministério da Saúde devido a um caso suspeito de reação adversa. Aquelas grávidas que tomaram o imunizante, posteriormente, foram autorizadas pela pasta a receber a segunda dose da Pfizer.

Torres afirmou que as medidas para evitar a doença já são conhecidas: máscara, distanciamento social, higiene das mãos e vacina. “Não é pelo fato de tomar as duas doses de vacina que vai poder deixar de usar máscara imediatamente”, acrescentou.

Saúde Sociedades médicas recomendam manter segunda dose em 12 semanas

Comprovante Vacinação

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiram nesta terça-feira (13) uma nota técnica conjunta em que se posicionam contra a decisão de reduzir de 12 para oito semanas o intervalo entre as doses das vacinas Oxford/AstraZeneca e Pfizer. A nota se contrapõe à decisão de estados e municípios que tomaram a decisão como resposta à chegada da variante Delta ao país.

As duas sociedades médicas defendem que “o número de mortes e hospitalizações que serão evitadas caso mais pessoas recebam a primeira dose, em especial em um cenário de estoques de vacinas limitados, supera substancialmente os eventuais prejuízos acarretados pelo prazo estendido”.

A segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca no Brasil tem sido aplicada com intervalo de 12 semanas em relação à primeira. A bula da AstraZeneca prevê que o prazo pode ser de quatro a 12 semanas, enquanto a da Pfizer recomenda o intervalo de ao menos 21 dias.

Para atingir o maior número de vacinados com a primeira dose de forma mais rápida, países como o Brasil e o Reino Unido adotaram o prazo de 12 semanas para ambas. O Canadá estendeu esse prazo até quatro meses para a vacina da Pfizer, enquanto França e Alemanha adotaram seis semanas de intervalo.

A chegada da variante Delta ao Brasil e a possibilidade de ela se espalhar rapidamente, porém, levou alguns estados a reduzirem o intervalo para oito semanas, buscando completar de forma mais célere o esquema vacinal das pessoas que já receberam a primeira dose. O estado do Rio de Janeiro foi um dos que adotou essa recomendação para a vacina AstraZeneca, anunciada hoje pelo governador, Cláudio Castro. A capital fluminense, porém, optou por manter o intervalo em 12 semanas.

A SBIm e a SBP reforçam que a decisão de estender o prazo até 12 semanas conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que os países com alta incidência de casos e restrições no acesso à vacina se concentrem em alcançar a maior cobertura possível com a primeira dose.

“É evidente que, num cenário em que não houvesse estoque limitado de doses, a estratégia de postergar a segunda dose das vacinas poderia ser reavaliada, no entanto, infelizmente, este não é o caso do Brasil e de muitos outros países neste momento”, diz a nota.

As sociedades médicas apresentam estudos realizados na Escócia, na Inglaterra e no Canadá, que mostram que a primeira dose dessas duas vacinas já teve impacto nas hospitalizações e mortes por covid-19.

Na Escócia, a primeira dose da AstraZeneca teve efetividade de 88% contra hospitalizações, enquanto a da Pfizer, de 91%, ambas observadas 34 dias após a aplicação. No Canadá, o estudo citado mostra ainda que a efetividade da primeira dose da Oxford/AstraZeneca contra hospitalizações ou mortes causadas pela variante Delta chegou a 88%, enquanto a da Pfizer, a 78%. Já na Inglaterra, pesquisadores identificaram que, três semanas após a primeira dose dessas vacinas, adultos infectados com o SARS-CoV-2 tiveram menos chances de transmitir o vírus para seus contatos domiciliares.

Apesar das ponderações, a SBIm e a SBP reforçam a importância da segunda dose e seu “inequívoco benefício” na proteção contra a covid-19. A nota reconhece que seria desejável oferecer a proteção adicional conferida pela segunda dose poucas semanas após a primeira dose e recomenda a adoção de mecanismos para aumentar a adesão à segunda aplicação, como agendamento, busca ativa e registros eletrônicos.

“Do ponto de vista programático e de saúde pública, a decisão da extensão do intervalo entre as doses, em cenários de escassez de vacinas, tem como motivador a antecipação da proteção de maior parcela da população e consequente redução das mortes, hospitalizações e morbidade associada a esta doença. Os modelos de impacto e efetividade dessa estratégia demonstram benefícios associados à extensão do intervalo da vacinação em todos os cenários avaliados”, recomenda as sociedades médicas.

Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se pronunciou, por meio de nota em sua página na internet, sobre o prazo de aplicação da segunda dose, ressaltando que a imunização após 12 semanas garante maior cobertura vacinal à população.

“A respeito da redução no intervalo entre as doses da vacina produzida pela Fiocruz (AstraZeneca), a fundação esclarece que o intervalo de 12 semanas entre as duas doses recomendado pela Fiocruz e pela AstraZeneca considera dados que demonstram uma proteção significativa já com a primeira dose e a produção de uma resposta imunológica ainda mais robusta quando aplicado o intervalo maior. Adicionalmente, o regime de 12 semanas permite ainda acelerar a campanha de vacinação, garantindo a proteção de um maior número de pessoas”, disse a Fiocruz.