“Paulo Câmara é um grande companheiro, tem o apreço de Lula, é um nome bom para qualquer disputa”, afirma Humberto Costa

Senador Humberto Costa diz que o governo federal tem colocado uma distância maior da solução

O Senador da República Humberto Costa (PT), esteve participando do programa Cidade em Foco, transmitido pela Rede Pernambuco de Rádios e o Blog do Alberes Xavier. Na conversa, o parlamentar falou sobre os trabalhos da CPI da Covid-19, atitudes de Bolsonaro na pandemia, vacinação, diálogo com Lula e postura do PT de Pernambuco para o ano que vem, Paulo Câmara para a vice de Lula, além da legislação eleitoral para 2022.

Humberto Costa iniciou o bate papo falando sobre a CPI da Covid-19. “Acho que essa CPI vai mostrar ao povo brasileiro quem são os principais responsáveis por essa tragédia que estamos vivendo, com mais de 500 mil pessoas mortas, milhões de pessoas acometidas pela doença, milhares de pessoas com sequelas, aumento da pobreza, desigualdade, fome e comprometimento da nossa economia. Tudo isso, tem como principal responsável o Presidente da República Jair Bolsonaro”, destacou o petista.

“O Brasil foi um dos últimos países a começar a vacinar e não temos uma perspectiva de fazer as coisas andarem. Já temos mais de 500 mil mortos e o país continua despreparado, a população passa por uma extrema necessidade, pessoas morando nas ruas, pedindo esmolas, coisa que no Brasil não acontecia há muito tempo. Estamos isolados internacionalmente, porque o país é conhecido como foco da Covid-19 e que destrói o meio ambiente. O que o governo tem feito é colocado uma distância ainda maior da solução dessa pandemia”, pontuou o oposicionista.

O senador contou sua relação com o ex-presidente Lula. “Tenho falado frequência com Lula, ele está fazendo uma grande movimentação para fortalecer a oposição ao governo Bolsonaro. Em Pernambuco, não tenho nenhuma dúvida que Lula terá um palanque fortíssimo, tenho conversado com muita gente e há um desejo grande entre políticos do estado em apoiar Lula, independentemente de partidos ou disputas locais”, relatou o parlamentar.

Humberto comentou a possibilidade de Paulo Câmara na vice de Lula em 2022. “O que for melhor para o PT e para a candidatura de Lula, estaremos de acordo, vamos apoiar de forma integral um nome que agregue forças. O Governador de Pernambuco é um grande companheiro, tem o apreço de Lula, é um nome bom para qualquer disputa, se o PT escolher alguém do PSB para a vice, o nome de Paulo Câmara é forte, mas como estamos longe da eleição, tudo está na especulação”, destacou o senador.

“Vou trabalhar para montar uma chapa do PT com bons candidatos a deputados estaduais e federais. Vamos intensificar com outros partidos uma chapa de preferência da Frente Popular, que possa manter a esquerda governando o estado. Vou me envolver na campanha do Presidente Lula e espero que a partir de julho, depois de tomar a segunda dose da vacina contra o Coronavírus, estar em campo e fazer política por todo Pernambuco”, frisou Costa.

O petista deu sua opinião sobre a legislação eleitoral para 2022. “Espero que não mude em nada e que não aconteça nenhum tipo de transformação, acho que é bom manter o financiamento público de campanhas, que não tenhamos mais coligações proporcionais, pois creio que isso vai fazer com que o número de partidos progressivamente diminua, fortalecendo ainda mais a nossa democracia”, finalizou Humberto. (Foto: @robertostuckertfilho)

Filme caruaruense “A Botija, O Beato e a Besta-Fera” de Túlio Beat estreia na Europa

Alcançando repercussão internacional, o curta-metragem de terror “A Botija, O Beato e a Besta-Fera”, do diretor e roteirista, Túlio Beat, estreia este mês na Itália e em agosto na Inglaterra.

Protagonizado pelo ator Luciano Torres, com elenco e equipe totalmente caruaruense, o filme aborda as tradicionais histórias de botija tão comuns no Nordeste brasileiro e leva a cultura do Agreste pro mundo.

Ainda sem previsão de estreia no Brasil, o filme terá exibição online somente em agosto no International Fortean Film Festival, em Gloucester, na Inglaterra. Já em junho, o curta participou das mostras presenciais do Metropolis International Film Festival, que aconteceu em Milão, na região da Lombardia ao norte da Itália, sendo considerado a 04 prêmios nas categorias Best Director para Túlio Beat, Best Soundtrack, Best Make-Up & Hairstyling para Paulo Conceição e Best Actor para Luciano Torres.

O curta-metragem tem roteiro e direção de Túlio Beat, Fotografia, Cor e Edição de Paulo César Araújo (Aliança Audiovisual), Maquiagem, Figurino e Efeitos de Maquiagem de Paulo Conceição, Trilha Sonora Original por Cizou José e Túlio Beat, Assistência de Produção por Victoria Melo, Produção Musical por Paulo Conceição e no elenco: Luciano Torres (Beato), Eryka Vasconcelos (Esposa), Denzyus Oliveira (Besta-Fera), Ericks Moraes (Filho), Zi Rodrigues (Mãe), Bob Gomes (Retirante).

Túlio Beat é produtor cultural caruaruense, representante do Audiovisual em Caruaru-PE no Conselho Municipal de Cultural, diretor audiovisual, roteirista, ativista LGBTQIA + e diretor artístico da Cia Bacurau Cultural. Atua na produção do Festival de Cinema de Caruaru, na produção do FestCine Itaúna – Festival de Cinema Universitário e Estudantil de Itaúna e do FESTIC – Festival de Esquetes e Teatro Infantil de Caruaru.

“A Botija, O Beato e A Besta-Fera” foi realizado por meio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (Prêmio Cultura Para Emergir, Lei Federal N° 14.017/2020, Decreto Federal N° 10.464/2020 e o Decreto Municipal 104/2020). Apoio da Prefeitura de Caruaru-PE, Governo do Estado de PE. Produção cultural da Cia Bacurau Cultural.

Prefeitura de Caruaru divulga serviços que irão funcionar no período de São João

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração, publicou portaria no Diário Oficial, na noite da segunda-feira (21), estabelecendo o cronograma de expediente dos servidores municipais durante o intervalo de São João. Nesta quarta-feira (23), as atividades ocorrerão de forma habitual, na quinta-feira (24) será feriado, bem como na sexta-feira (25) haverá ponto facultativo.

Em relação às últimas duas datas, os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente. Confira, abaixo, as atividades das secretarias em atuação.

Saúde: Hospitais, UPAs e Samu estarão operando nos sistemas de emergência e urgência. O Centro Municipal de Vacinação estará fechado no dia 24 e retomará as atividades no dia 25, das 7h às 19h, no Espaço Cultural Tancredo Neves. Já os serviços ambulatoriais nos Centros de Saúde e PSFs não serão realizados nas duas datas.

Secretaria de Política para Mulheres: Plantão do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (acolhimento de mulheres vítimas de violência) pelo telefone: 98384-4310.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: Plantão do auxílio funeral pelos telefones 98384-2410 e 98384-3756, bem como atendimento à população em situação de rua no Acolhimento Adulto, que fica na Rua Alferes Jorge, Bairro Indianópolis.

Ceaca (Central de Abastecimento de Caruaru): Com expediente na quinta-feira, da 0h até as 12h, e na sexta-feira, da 0h até as 15h.

Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade: Os parques urbanos funcionarão das 5h às 19h. A coleta de lixo acontecerá normalmente. O Mercado de Carne, no Centro, estará aberto até as 12h. A AME Animal não realizará atendimentos no dia 24 e as consultas voltarão a ser feitas por agendamento no dia 25.

São João Solidário será beneficiado pela live do Boticário

O São João Solidário de Caruaru será o principal beneficiado da live do Boticário, que acontecerá amanhã, dia 23, às 19h, pelo canal do YouTube da marca. A cantora e compositora Solange Almeida é a atração principal, juntamente com o ex-BBB, Gil do Vigor. Denominado “Uma Saudade Chamada São João”, o evento será regado a muito forró e solidariedade.

As Fulô, trio de forró pé-de-serra de Caruaru, formado exclusivamente por mulheres, fará uma participação especial na live. A sua apresentação vai celebrar todas as correntes musicais da nossa cultura, desde o forró raiz até o estilizado, passando pelo baião e o xaxado.

Durante todo o evento, também estará sendo realizada uma ação social, que tem como objetivo apoiar os profissionais envolvidos com a festividade. “E, para materializar esse apoio, a marca vai doar cestas básicas para o São João Solidário de Caruaru, em parceria com o Instituto Grupo Boticário. Além disso, o público também vai ser convidado a participar dessa doação, fazendo as suas contribuições”, explicou Mariana Dantas, responsável pelo marketing regional do Boticário.

Para essa ação social, foram enviadas imagens dos festejos juninos da Capital do Forró, das ações desenvolvidas pelo São João Solidário no ano passado e de artistas da cidade, bem como depoimentos de pessoas que têm ligação com a festividade e os santos.

“Além de apresentar toda a grandiosidade da nossa festa, vamos mostrar, através dos vídeos, a importância das doações para ajudar, principalmente, aqueles que trabalham neste período e que estão, por mais um ano, parado”, disse Christianny Magalhães, coordenadora do Transforma Caruaru, plataforma de voluntariado que está à frente do São João Solidário.

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 22.06.21

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta terça-feira (22), 96,98% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 164 novos casos, 175 pessoas recuperadas da doença e nenhum óbito.

O número de testes realizados subiu para 96.925 dos quais 36.485 foram através do teste molecular e 60.440 pelo teste rápido, com 29.154 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 67.212.

Também já foram registrados 112.600 casos de síndrome gripal e 2.329 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 559 casos, 38 pessoas em isolamento domiciliar e 54 internamentos.

Especialista revela os horários que geram mais engajamento nas redes sociais

Compreender quais são os melhores horários para fazer uma postagem no Instagram é uma ótima estratégia para aumentar o engajamento de suas publicações em uma rede social. Mas afinal existe hora certa?

A especialista de estratégia de desenvolvimento empreender através das redes sociais Camila Silveira conta que essa é uma das perguntas que ela mais recebe. Mas ela não tem uma resposta que vale para todos.

“A grande realidade é que está diretamente ligado ao comportamento de cada nicho e do que eu busco do público que quero atingir. Pensando assim, esta pergunta tão misteriosa pode ser facilmente desvendada quando o empreendedor deixa de pensar no momento que ele está desesperado para vender e foca completamente em responder qual é o horário que o cliente está totalmente voltado a consumir o produto ou serviço que oferece”, explica.

Camila dá alguns exemplos e evidências: “Se observarem no domingo à noite, o momento tão conhecido e titularizado por estudiosos da psicanálise como horário do desespero profissional, podemos ver o Instagram bombando de lives como uma televisão com opção de diversos canais, divulgando cursos e produtos direcionados ao mercado de desenvolvimento empreendedor. Neste mesmo horário, costumo receber em meu WhatsApp algumas propagandas de queijos e doces, que se fosse antes do almoço de domingo, teria interesse em ver, mas aquele horário não faz o menor sentido pensar em aperitivos”.

“Falar de mercado financeiro às 7 horas da manhã faz total sentido para aquele empresário que está se arrumando para sair para a semana de trabalho, enquanto não faria nenhum sentido aquela mãe que passou a noite entre mamadeiras ou produtos infantis. Desta forma, esclareço a importância de que cada um faça uma real análise de comportamentos, que fará total diferença no sucesso de suas publicações”, completa.

Além disso, segundo a profissional, há também os horários em que há um maior índice de usuários online, que são nos períodos entre 6 a 9 horas da manhã, almoço e entre 19 a 21 horas.

“Onde as pessoas estão mais relaxadas e em seus momentos livres, irão acessar as redes sociais”.

Camila relata que um grande erro que muitos cometem é utilizar o tempo livre para fazer suas postagens. Isto pode não causar retorno e/ou engajamento nas publicações, fazendo com que sua página dê a impressão de nunca ser vista,

“Cada post e redes sociais tem algo muito importante. A vida útil de quantas horas seu post irá realmente ser entregue por estas redes após sua publicação”.

A especialista fala sobre o tempo de vida de cada post:

INSTAGRAM

Feed

De acordo com a profissional, embora seu post fique registrado em seu perfil, a entrega deste post dependerá do número de curtidas nos primeiros 15 minutos após sua postagem.

“Para o Instagram, que é uma empresa, irá dar destaque a quem causar mais audiência, levando este post em evidência por mais 6 horas em média, ou seja, se estou acordado à 1 da manhã e meu público não está, nada adiantará eu achar que isto será rentável. E para que seu tempo seja mesmo aproveitado, indico que use a agenda de postagens automática oficial do Instagram e Facebook no APP BUSINESS SUITE”.

Stories

“Recebem um fluxo de postagens mais intenso. Portanto, para que aquela bolinha esteja sempre entre as 5 primeiras, que em média são as mais vistas pelos utilizadores, deve considerar uma média de 3 horas para realizar a frequência de abastecimento, mesmo que fique disponível por 24 horas”.

Camila diz que sextas, sábados e domingos sempre são os dias de maior visualização nas redes sociais.

A dica é que, se seu produto não tem o perfil de utilização nestes dias, crie estratégias inteligentes de passar seu recado através de memes ou de situações que conectem com o público nestes dias. Não se engane que irá passar a ser o chato aparecido do excesso de postagens, pois a falta de frequência e de consciência desta vida útil dos posts pode fazer seu anúncio virar um grão de areia no meio de um oceano de mais de 500 milhões de posts sendo feitos a cada 3 horas. E claro que, para finalizarmos com aquela dica de ouro fundamental, lembre-se de nossas redes sociais como um meio de tecnologia altamente rastreável, entrega em contas profissionais a revelação de métricas facilmente encontrada na aba de recursos profissionais, que irá revelar exatamente os horários, dias e comportamentos de seu público, que será mais valioso unificado a todas estas estatísticas globais. E lembre-se sempre: Quem não é visto, não é lembrado e muito menos comprado. Então mãos à obra”, finaliza.

Delivery Caruaru oferece mais de 50 opções de fornecedores de comidas juninas​

O ápice do período junino ocorrerá, nesta semana, quando a Capital do Forró estará festejando, ainda que dentro de casa por causa da pandemia da Covid-19, o São João. E a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), indica uma excelente opção para quem deseja comprar delícias de milho utilizando o serviço de entrega: o Delivery Caruaru.

Ao acessar a plataforma http://delivery.caruaru.pe.gov.br/ e, em seguida, o link “Comidas Típicas”, os consumidores poderão conferir diversas opções de entrega de guloseimas juninas, dentre elas, pamonha, canjica, munguzá e bolo.

De acordo com o secretário da Sedetec, André Teixeira Filho, o Delivery Caruaru vem reforçar ainda mais o compromisso da Prefeitura de Caruaru para com a gama de micro e pequenos empreendedores do setor gastronômico da cidade que, devido à pandemia da Covid-19, encontra-se encarando desafios maiores para obter lucratividade.

“No Delivery Caruaru, os apreciadores das delícias de milho vão encontrar mais de 50 opções de entrega de empreendedores que fazem o São João ser ainda mais gostoso. Além de auxiliarmos aquelas pessoas que não dispensam uma boa pamonha, canjica ou pé de moleque no período junino, mas que não sabem onde pedir e procurar, com o serviço, temos a oportunidade de impulsionar as rendas de empreendedores que estão colecionando vendas mais frustradas por causa da não realização do São João em decorrência da pandemia do novo coronavírus”, avaliou o secretário.

Vacinação contra a gripe chega a jovens privados de liberdade em Pernambuco

De forma paralela à vacinação contra a Covid-19, outra campanha nacional de imunização também está abrangendo o sistema socioeducativo: a da gripe. Desde o início de junho, cerca de 200 socioeducandos e socioeducandas já receberam o imunizante em Pernambuco, por meio de uma articulação entre o Eixo Saúde da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e as secretarias de Saúde do Estado e dos municípios onde a instituição tem unidades. A previsão é de que, gradativamente, a aplicação de doses alcance a totalidade desse público, que é composto por 772 adolescentes e jovens privados de liberdade.

A campanha já passou por unidades como os Centros de Internação Provisória (Cenip) Recife e Santa Luzia e os Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão. Já os servidores dessas e de outras unidades da Funase, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, estão sendo orientados a procurar postos de vacinação em seus municípios de domicílio ou de trabalho. Vale lembrar que a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, nem a da Covid-19 protege contra a gripe. Por isso, é importante receber os dois imunizantes, desde que respeitado o intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a aplicação das doses.

A presidente da Funase, Nadja Alencar, ressalta as articulações e os esforços que têm sido feitos para garantir o acesso do público do sistema socioeducativo à imunização. “No caso da vacina contra a Covid-19, temos avançado em um bom ritmo e já atingimos servidores de todas as nossas unidades. Em algumas delas, os jovens maiores de 18 anos também já foram imunizados. Naquelas em que isso não ocorreu, a vacina aplicada tem sido a da gripe, que atende também os que são menores de 18 anos, que sempre estiveram entre os grupos da campanha. Acreditamos que o impacto dessas ações de cuidado serão muito positivos”, avalia.

Caso da suástica: A Democracia me permite fazer tudo?

O recente episódio do jovem utilizando suástica em um shopping center do Brasil gerou uma calorosa discussão acerca do Direito de Liberdade. A questão colocada tem sido: o direito à liberdade de expressão me permite defender e propagar todo tipo de conteúdo?

A resposta é “não”! Já está consolidado que todo direito é relativo. Ou seja, meu direito de liberdade tem um limite, qual seja, o direito de outra pessoa ou os valores defendidos pela Constituição de 1988. Se alguém se utilizar da liberdade de expressão para defender valores antidemocráticos ou ofender o direito de alguém está extrapolando o direito de liberdade de expressão. “Age de maneira que tuas ações possam se tornar universais”, dizia Kant. “O direito de liberdade de expressão tem como limite a ofensa aos direitos fundamentais”, diz nosso Direito.

Especificamente no caso da apologia ao nazismo, do episódio do fim de semana, existe uma vedação expressa na Lei n. 7.716/1989, artigo 20, § 1º: “Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa”.

Isso se deve ao fato de os países do Pós-Segunda Guerra, depois das desumanidades cometidas pelos Estados envolvidos no conflito, terem que criar mecanismos de defesa para as democracias e os direitos fundamentais.

Dessa maneira, o Estado Democrático tem a obrigação de criar e reforçar instituições e normas que impeçam o absurdo de acontecer. É o que Hannah Arendt traz: “Não podemos ser tolerantes com a intolerância”. Até porque os horrores de Auschwitz não começaram com as câmaras de gás, mas com as palavras e os símbolos, com a propagação de ideias.

Por Armando Melo – professor do curso de Direito da Faculdade UNINASSAU Caruaru, bacharel em Direito, especialista em Direito Público, licenciado em Letras e mestre em Direitos Humanos