O Natal já chegou na Casa de Maria, na Fenearte

Até este domingo (14), a Casa de Maria, do projeto Aria Social, marca presença na 24ª Fenearte, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com curadoria de Cecília Brennand, 50 artesãs – mães de alunos da entidade -, oferecem três coleções, sendo duas delas inéditas. As novidades estão sendo comercializadas no stand localizado na Rua 18, número 409, em frente ao Sebrae, e também podem ser encontradas no Espaço Janete Costa, no hall de entrada da feira.

Dentre os lançamentos, está a Coleção Natalina da Casa de Maria com itens que variam de bolas e arranjos para árvores de Natal, até adornos e utensílios domésticos, como suportes e arranjos de mesa, porta-guardanapos e sousplats, com preços entre R$ 35 e R$ 350, garantindo opções para todos os gostos e bolsos. Tudo nas cores verde, vermelho, bege e dourado, típicas da festividade, que este ano dão o tom ao stand do projeto na feira.

A linha natalina é inspirada na tradicional “Cantata de Natal do Aria Social”, que anualmente celebra o encerramento do trabalho realizado e apresenta as habilidades na dança, na música e no teatro dos alunos do projeto social, cujo trabalho transforma vidas por meio da arte e da educação, há mais de três décadas. “Além de anteciparmos as vendas natalinas, essa linha inédita está vinculada à nossa tradicional cantata, que este ano vai ter uma abrangência maior que em edições anteriores”, explica Cecília, presidente da iniciativa.

Outra produção original da Casa de Maria é inspirada no tema deste ano da Fenearte: “Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente”, em referência à capacidade dos artesãos de “tocar” as pessoas. Composta por novos modelos de bolsas de crochê, bijuterias e outros acessórios exclusivos, essa novidade, bem como os clássicos da coleção “Capiba”, assinada pela designer Luly Vianna, inspirada no aclamado musical “CAPIBA, pelas ruas eu vou”, também podem ser encontrados no stand do projeto social. A expectativa é aumentar as vendas em 30%, em relação ao ano passado, com produtos a preços acessíveis.

“Estamos muito felizes com a nossa participação na Fenearte. Fizemos os produtos com muita qualidade, esforço e amor. Nossa expectativa é vender tudo e firmar parcerias, até o final do evento. Elaboramos as peças pensando no tema central da feira e inovamos com nossa linha exclusiva natalina, mas mantendo a nossa identidade”, explica Jaísas Lima, uma das artesãs da Casa de Maria, que também é mãe de um aluno do Aria Social.

*EMPODERAMENTO*

Desde a sua fundação, em 2017, a Casa de Maria tem sido um símbolo de progresso. O que começou como simples trocas de experiências em crochê evoluiu para um movimento de capacitação e empoderamento. Enquanto os jovens dançam ao ritmo das aulas de dança, exploram as melodias da música e aprimoram suas habilidades acadêmicas, aprendendo português e estudando literatura no Aria Social, as mães encontram seu próprio espaço de aprendizado e crescimento.

Longe de serem apenas meras espectadoras, elas se envolvem ativamente em oficinas de artesanato, onde as técnicas com agulhas misturam-se com a sustentabilidade. Hoje, mais de 140 mulheres e suas famílias, em situação de vulnerabilidade social, encontram na Casa de Maria não apenas uma fonte de renda, mas um catalisador para seus sonhos. O projeto oferece também apoio psicológico para aquelas que necessitam.

A origem do nome Casa de Maria vem da fusão do “m” – em homenagem às “mães” dos alunos do projeto – com a palavra Aria. “O artesanato não só é uma forma de expressão cultural, mas também pode ser uma fonte de sustento e empoderamento para muitas mulheres. Nesse sentido, a participação das artesãs da Casa de Maria na Fenearte é mais uma experiência de moda, solidariedade e beleza que envolve mais uma vez as mães dos nossos alunos”, destaca Cecília.

Localizado em Jaboatão dos Guararapes, município do Grande Recife, no mesmo prédio onde crianças e jovens se profissionalizam em dança e música, a Casa de Maria hoje tem loja própria e espaço para oficinas de tricô; bordado com pedraria; tecelagem em jornal; crochê; macramé; costura iniciante e avançada.

SOBRE A FENEARTE 2024

Com a expectativa de receber, ao todo, 315 mil visitantes, a maior feira de artesanato da América Latina espera gerar um impacto econômico de R$52 milhões. O evento está oferecendo exposições, concursos e desfiles de moda, apresentações musicais e outras atividades, além dos estandes de vendas de produtos.

*Serviço:

*O Natal já chegou na Casa de Maria, na Fenearte*

_Artesãs da entidade oferecem criações natalinas exclusivas na feira, que segue até este domingo (14)_

Até este domingo (14), a Casa de Maria, do projeto Aria Social, marca presença na 24ª Fenearte, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com curadoria de Cecília Brennand, 50 artesãs – mães de alunos da entidade -, oferecem três coleções, sendo duas delas inéditas. As novidades estão sendo comercializadas no stand localizado na Rua 18, número 409, em frente ao Sebrae, e também podem ser encontradas no Espaço Janete Costa, no hall de entrada da feira.

Dentre os lançamentos, está a Coleção Natalina da Casa de Maria com itens que variam de bolas e arranjos para árvores de Natal, até adornos e utensílios domésticos, como suportes e arranjos de mesa, porta-guardanapos e sousplats, com preços entre R$ 35 e R$ 350, garantindo opções para todos os gostos e bolsos. Tudo nas cores verde, vermelho, bege e dourado, típicas da festividade, que este ano dão o tom ao stand do projeto na feira.

A linha natalina é inspirada na tradicional “Cantata de Natal do Aria Social”, que anualmente celebra o encerramento do trabalho realizado e apresenta as habilidades na dança, na música e no teatro dos alunos do projeto social, cujo trabalho transforma vidas por meio da arte e da educação, há mais de três décadas. “Além de anteciparmos as vendas natalinas, essa linha inédita está vinculada à nossa tradicional cantata, que este ano vai ter uma abrangência maior que em edições anteriores”, explica Cecília, presidente da iniciativa.

Outra produção original da Casa de Maria é inspirada no tema deste ano da Fenearte: “Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente”, em referência à capacidade dos artesãos de “tocar” as pessoas. Composta por novos modelos de bolsas de crochê, bijuterias e outros acessórios exclusivos, essa novidade, bem como os clássicos da coleção “Capiba”, assinada pela designer Luly Vianna, inspirada no aclamado musical “CAPIBA, pelas ruas eu vou”, também podem ser encontrados no stand do projeto social. A expectativa é aumentar as vendas em 30%, em relação ao ano passado, com produtos a preços acessíveis.

“Estamos muito felizes com a nossa participação na Fenearte. Fizemos os produtos com muita qualidade, esforço e amor. Nossa expectativa é vender tudo e firmar parcerias, até o final do evento. Elaboramos as peças pensando no tema central da feira e inovamos com nossa linha exclusiva natalina, mas mantendo a nossa identidade”, explica Jaísas Lima, uma das artesãs da Casa de Maria, que também é mãe de um aluno do Aria Social.

*EMPODERAMENTO*

Desde a sua fundação, em 2017, a Casa de Maria tem sido um símbolo de progresso. O que começou como simples trocas de experiências em crochê evoluiu para um movimento de capacitação e empoderamento. Enquanto os jovens dançam ao ritmo das aulas de dança, exploram as melodias da música e aprimoram suas habilidades acadêmicas, aprendendo português e estudando literatura no Aria Social, as mães encontram seu próprio espaço de aprendizado e crescimento.

Longe de serem apenas meras espectadoras, elas se envolvem ativamente em oficinas de artesanato, onde as técnicas com agulhas misturam-se com a sustentabilidade. Hoje, mais de 140 mulheres e suas famílias, em situação de vulnerabilidade social, encontram na Casa de Maria não apenas uma fonte de renda, mas um catalisador para seus sonhos. O projeto oferece também apoio psicológico para aquelas que necessitam.

A origem do nome Casa de Maria vem da fusão do “m” – em homenagem às “mães” dos alunos do projeto – com a palavra Aria. “O artesanato não só é uma forma de expressão cultural, mas também pode ser uma fonte de sustento e empoderamento para muitas mulheres. Nesse sentido, a participação das artesãs da Casa de Maria na Fenearte é mais uma experiência de moda, solidariedade e beleza que envolve mais uma vez as mães dos nossos alunos”, destaca Cecília.

Localizado em Jaboatão dos Guararapes, município do Grande Recife, no mesmo prédio onde crianças e jovens se profissionalizam em dança e música, a Casa de Maria hoje tem loja própria e espaço para oficinas de tricô; bordado com pedraria; tecelagem em jornal; crochê; macramé; costura iniciante e avançada.

*SOBRE A FENEARTE 2024*

Com a expectativa de receber, ao todo, 315 mil visitantes, a maior feira de artesanato da América Latina espera gerar um impacto econômico de R$52 milhões. O evento está oferecendo exposições, concursos e desfiles de moda, apresentações musicais e outras atividades, além dos estandes de vendas de produtos.

Serviço:

*Data: Até domingo, 14 de julho

*Local:* Centro de Convenções de Pernambuco (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda – PE, 53110-680)

*Ingressos:* através do site <https://www.evenyx.com/24a-fenearte>

*Valores:* de segunda a quinta-feira: R$ 6 (meia-entrada) e R$ 12 (inteira); sextas-feiras, sábados e domingos: R$ 8 (meia-entrada) e R$ 16 (inteira).

*Stand da Casa de Maria:* Rua 18, nº 409, em frente ao Sebrae.

Centro Cultural Sesc Garanhuns ganha site oficial

O Centro Cultural Sesc Garanhuns completou dois anos e ganhou um portal exclusivo, com agenda de atividades, programação de eventos, projetos e detalhes dos espaços disponíveis para locação, como o teatro e o cinema, concentrando no site tudo o que envolve a cena cultural, de tecnologia e de negócios. O endereço eletrônico do principal complexo de artes do interior de Pernambuco é https://centrocultural.sescpe.com.br.

Com um layout dinâmico e de fácil navegação, o portal apresenta diversas imagens dos espaços e de apresentações artísticas. No alto da página, há abas que direcionam o visitante à agenda de eventos, projetos, serviços e notícias. Também há detalhes sobre a história e a estrutura do complexo. Na aba “visite-nos”, informações sobre endereço, horário de funcionamento e agendamento para visitação.

A página de Serviços dá acesso a quem quiser fazer a Credencial Sesc, o “passaporte” para atividades e serviços do Sesc Pernambuco, e um link direto para fazer o Cartão do Empresário, o clube de vantagens do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE que garante aos empreendedores descontos exclusivos em mais de 2 mil estabelecimentos em todo o Brasil, inclusive em locação dos espaços do Centro Cultural e das unidades Sesc espalhadas pelo Estado.

“Com este portal, tão rico em ilustrações e informações, promovemos uma maior visibilidade ao Centro Cultural Sesc, com o alcance global que a internet proporciona. É uma forma de fazer com que o mundo conheça este equipamento, que é uma forte referência para as Artes, e explore todos os atrativos que tem a oferecer, seja em forma das apresentações artísticas ou através dos cursos e oficinas”, afirma Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Fundação de Cultura de Caruaru anuncia o lançamento de editais da Política Nacional Aldir Blanc

A Fundação de Cultura de Caruaru, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela sociedade civil através do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), anuncia o lançamento de seis editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Os editais, que serão lançados na próxima terça-feira, 16 de julho de 2024, contemplarão todas as linguagens artísticas e culturais dos agentes da cultura caruaruense, com um investimento total de mais de 2 milhões de reais.

Para concorrer aos editais, é obrigatório realizar o cadastro cultural, que está disponível no Mapa Cultural de Caruaru, acessível através do link: https://mapacultural.caruaru.pe.gov.br/SCGA-SiteCadastro/. As inscrições também serão feitas por meio do Mapa.

Além disso, no dia 15 de julho de 2024, às 19h, no Espaço Cultural Tancredo Neves, a Fundação de Cultura realizará uma capacitação destinada àqueles que tiverem dificuldade em realizar o cadastro cultural.

Este esforço conjunto visa fortalecer e promover a diversidade cultural de Caruaru, garantindo que todos os agentes culturais tenham a oportunidade de participar e beneficiar-se dos recursos.

Cursinho Popular Edilson de Góis continua com novas vagas na reta final de preparação para o Enem

Foto: Elvis Edson

Devido à alta procura, a Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru abriu novas vagas para o Cursinho Popular Professor Edilson de Góis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma presencial, durante a realização dos aulões, aos sábados das 13h30 às 17h30, no auditório da Seduc, no bairro Petrópolis. Para se matricular, é necessário levar apenas um documento de identificação.

A ação visa ajudar na preparação dos candidatos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares da rede pública e privada nesta reta final. As aulas abrangem as quatro áreas de conhecimento exigidas pelo Enem: Linguagens, Códigos e Redação; Matemática; Ciências da Natureza; e Ciências Humanas.

O cronograma de aulões segue até o mês de Novembro. Além do acesso às aulas, os estudantes também receberão o material de estudo necessário para a preparação.

CDL Caruaru promove ação de saúde para lojistas e comerciários

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru realiza, nesta quarta-feira (10), uma ação voltada para lojistas e trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. É a campanha “Cuide da sua saúde em uma tarde pensada em você”. O público-alvo terá acesso gratuito a serviços de Odontologia (orientação de saúde bucal), Fisioterapia (auriculoterapia e uso de pistola para liberação miofascial), Nutrição (avaliação nutricional e bioimpedância), Psicologia (orientação para saúde) e aferição de pressão arterial.

Os serviços vão ser disponibilizados das 14h às 18h, na sede da CDL Caruaru (Rua Floriano Peixoto, 85 – Nossa Senhora das Dores) por profissionais do SEST/SENAT, apoiador da ação. “Esta é uma oportunidade para o público envolvido conhecer os nossos serviços. Contamos com clínica odontológica e consultórios, nas respectivas áreas, para atendimento personalizado”, explica Gislaine Nunes, coordenadora de Promoção Social do SEST/SENAT.

“Nosso objetivo é promover aos colaboradores das empresas do comércio ações que possam ter uma melhor qualidade de vida, com foco na saúde. Nós também temos a preocupação com o bem-estar dos nossos associados e dos comerciários de toda a cidade”, explica Rossini Batista, presidente da CDL Caruaru.

Após a ação, os interessados nos serviços do Sest/Senat podem realizar um cadastro na recepção da unidade, localizada na Av. Frei Damião de Bozzano, s/n, no bairro Indianópolis (próximo ao espaço Maria José Recepções 2). O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 20h30, e sábados, das 8h às 16h. Mais informações pelo telefone (81) 2103-5151.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista das mais profícuas, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Ações de sustentabilidade na 24ª Fenearte

A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), realizam, nesta quarta-feira (10), palestra sobre a Gestão de Resíduos Sólidos na Fenearte, no Centro de Convenções, em Olinda. O evento conta com a parceria do Manifesto Ambiental e da Verdieira.

A palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos na Fenearte conta com a participação de Monaliza Andrade, gerente de resíduos sólidos da Semas-PE, Daniel Pernambucano, da Verdieira e Bruna Albuquerque, da Manifesto Ambiental.

Exposições infantis no estande da Secretária de Infância e Juventude

Nesta quarta-feira (10), a Gerência de Educação Ambiental da Semas também promove exposições infantis no estande da Secretária de Infância e Juventude na Fenearte, no Mezanino do Centro de Convenções.

As atividades têm o objetivo de apresentar de forma lúdica os Planos de Ações elaborados ou em elaboração pela Semas, como o Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco (PEAST – PE), o Plano de Conservação dos Primatas de Pernambuco (PAEPriPE) e o Plano de
Combate ao Lixo no Mar (Pacolmar).

As exposições sobre o projeto Galego, o projeto de Sensibilização Ambiental (Prosa), e a atividade “Oi, eu sou plástico/O plástico que você não vê” acontecem das 14h às 17h e são abertas ao público infantil da feira, com idade de 03 a 14 anos.

Captação de córneas tem aumento de 84% em Caruaru neste ano

Um trabalho permanente, diário e que, literalmente, leva muitos a enxergar a vida com outros olhos. Essa é a rotina da Central de Transplantes Macrorregional Caruaru, através da Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) e das Organizações da Procura de Órgãos (OPO), cujo trabalho de captação surtiu um efeito positivo no primeiro semestre (janeiro a junho) de 2024: o número de doação de córneas registrou um aumento de 84%.

No mesmo período de 2023, foram 64 córneas de 32 pacientes (cada paciente doa dois tecidos). Neste ano, 59 pacientes doaram 118 córneas. O resultado é comemorado pelas instituições responsáveis. “O trabalho de captação exige muita sensibilidade, pois acabamos adentrando num momento de muita vulnerabilidade dos familiares. Então, tudo é feito com muito profissionalismo e muito diálogo”, explica a coordenadora da macrorregional Caruaru, Raianne Monteiro.

Outro ponto destacado pela coordenadora é a conscientização das famílias dos doadores, que, embora num momento de perda, solidarizam-se com a possibilidade de ajudar outras pessoas. “Há resistência e medo, ainda, por parte dos familiares, que são as pessoas que podem autorizar a doação. Quando conseguimos um sim, além de comemorarmos a captação, parabenizamos quem se sensibilizou com a causa”, pontua Raianne.

A córnea compõe a parte anterior do globo ocular, só pode ser doada após o falecimento e deve ser captada de seis a 12 horas após a parada cardíaca. Trata-se de um tecido transparente e que desempenha papel fundamental na formação da visão. Diferentemente de órgãos como o coração – que precisa ser transplantado em no máximo quatro horas – e o fígado – em até 24 horas –, por exemplo, a córnea tem uma sobrevida de até 14 dias.

Atualmente, há 1380 pessoas na lista de espera por córneas em Pernambuco. “O receptor das córneas é apontado pela Central Estadual de Transplantes, que regulariza a lista de espera no estado”, esclarece a coordenadora. É importante frisar que, no Brasil, só a família pode autorizar a doação de órgãos. “Recomendamos que esse seja um assunto dialogado com os familiares, pois é imprescindível que se tenha conhecimento do desejo de ser um doador. E a gente não deve perder a oportunidade de ajudar o próximo”, finaliza.

Estratégia de combate ao Aedes com larvicida vira política nacional

Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas

O Ministério da Saúde editou nota informativa estabelecendo um fluxo para a expansão da estratégia criada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de arborviroses como dengue, zika e chikungunya. A expectativa é de que a conversão da medida em política pública de abrangência nacional contribua para reduzir as populações dos insetos, sobretudo em cidades maiores.

A estratégia envolve as chamadas estações disseminadoras de larvicidas (EDLs). Trata-se de potes com dois litros de água parada que são distribuídos em locais onde há proliferação dos mosquitos. Em busca de um local para depositar seus ovos, as fêmeas se sentem atraídas. No entanto, antes de alcançarem a água, elas são surpreendidas por um tecido sintético que recobre os potes e que está impregnado do larvicida piriproxifeno. A substância acaba aderindo ao corpo das fêmeas que pousam na armadilha. Dessa forma, elas mesmas levarão o larvicida para os próximos criadouros que encontrarem, afetando o desenvolvimento dos ovos e as larvas ali depositados.

De acordo com a nota informativa 25/2024, editada há duas semanas pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, o fluxo para a adoção das EDLs envolve cinco etapas: manifestação de interesse do município, assinatura de acordo de cooperação técnica com a pasta e com a Fiocruz, validação da estratégia com a secretaria de saúde do respectivo estado, realização de capacitações com os agentes locais e monitoramento da implementação.

A estratégia deverá ser expandida gradativamente pelo país levando em conta a capacidade dos envolvidos nas três esferas: nacional, estadual e municipal. Inicialmente, esse trabalho contempla 15 cidades. Elas foram escolhidas com base em alguns critérios: população superior à 100 mil habitantes; alta notificação de casos de dengue, chikungunya e zika nos dois últimos anos; alta infestação por Aedes aegypti; e disponibilidade de equipe técnica operacional de campo.

As EDLs são uma inovação desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz que atuam no Laboratório Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA). Estudos para avaliar a estratégia começaram a ser financiados pelo Ministério da Saúde em 2016, quando a pasta passou a buscar novas possibilidades para o controle das populações de Aedes aegypti em meio à ecolosão de uma epidemia de zika. Testes realizados até 2022 em 14 cidades brasileiras, de diferentes regiões do país, registraram bons resultados.

De acordo com os pesquisadores, as fêmeas visitam muitos criadouros, colocando poucos ovos em cada um. Os estudos mostraram que aquelas que pousam na armadilha, acabam disseminando o larvicida em um raio que pode variar entre 3 e 400 metros.

Os pesquisadores consideram que a estratégia permite superar algumas barreiras enfrentadas por outros métodos de combate às populações de mosquitos. Como é o próprio inseto que propaga o larvicida, é possível alcançar criadouros situados em locais inacessíveis e indetectáveis, como dentro de imóveis fechados e em áreas de difícil acesso nas comunidades com urbanização precária. A estratégia também se mostrou propícia para galpões de catadores de materiais recicláveis, onde há muitos recipientes com condições de acumular água parada que nem sempre são facilmente encontrados.

Novas tecnologias

As EDLs já haviam sido citadas no ano passado em outra nota informativa do Ministério da Saúde que recomendou a adoção de cinco novas tecnologias no enfrentamento às arboviroses em municípios acima de 100 mil habitantes. Foram mencionadas também mais quatro tecnologias. Para monitoramento da população de mosquitos, recomenda-se o uso das ovitrampas. Trata-se de armadilhas voltada para a captura dos insetos, permitindo avaliar de tempos em tempos se houve aumento ou redução nas populações presentes em cada área.

A borrifação residual intradomiciliar, que envolve aplicação de inseticida, é indicada quando há grande infestação em imóveis especiais e de grande circulação de pessoas, como escolas, centros comunitários, centros de saúde, igrejas e rodoviárias. Já a técnica do inseto estéril por irradiação (TIE) pressupõe a liberação de grande número de mosquitos machos estéreis que, ao copularem com as fêmeas, produzirão ovos infecundos.

Por fim, também é recomendado o uso do Método Wolbachia, cuja implantação no Brasil vem sendo estudada desde 2015 também sob coordenação da Fiocruz. Originado na Austrália e presente em diversos países, ele envolve a introdução nos insetos de uma bactéria capaz de bloquear a transmissão dos vírus aos seres humanos durante a picada.

De acordo com a nota informativa publicada no ano passado, a implantação dessas tecnologias exigem um plano de ação municipal e uma definição das áreas prioritárias, a partir da prévia identificação das características epidemiológicas e socioambientais de cada território. “Cabe destacar que as metodologias podem ser combinadas entre si, considerando os cenários complexos de transmissão das arboviroses e seus determinantes, objetivando maior efetividade e melhores resultados”, acrescenta o texto.

A implementação das novas tecnologias não pressupõe o abandono das intervenções tradicionais, que dependem não apenas da mobilização de agentes públicos como também demandam a cooperação da população. Conforme a nota, as ações de educação visando à eliminação do acúmulo de água parada no interior dos imóveis, bem como as visitas dos órgãos sanitários para identificar focos, continuam sendo consideradas essenciais.

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 9 milhões

As seis dezenas do concurso 2.747 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 9 milhões.

Excepcionalmente esta semana, a Mega-Sena terá dois sorteios regulares, nesta quarta-feira (10) e no próximo sábado (13).

Caso apenas um ganhador leve o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá mais de R$ 52,6 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

TSE apresenta a veículos de comunicação projeto de divulgação dos resultados das Eleições 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou a mais de 160 representantes de veículos de comunicação o projeto técnico de divulgação dos resultados das Eleições Municipais 2024, cujo primeiro turno está marcado para 6 de outubro. A participação de entidades interessadas em divulgar os resultados está prevista no artigo 218 da Resolução do TSE nº 23.736/2024, que dispõe sobre os atos preparatórios para o pleito.

Na reunião de hoje, o titular daSeção de Totalização e Divulgação de Resultados (Setot) do TSE, Alberto Cavalcante, apresentou o funcionamento do projeto, a logística da totalização e inovações sobre a disponibilização dos resultados, a partir do término da votação no dia do pleito. Segundo ele, o encontro inaugura o contato do TSE com os veículos, inclusive para prestar suporte técnico e esclarecimentos sobre a divulgação dos dados.

Além da parte normativa e operacional da totalização dos votos, foi mostrado também o modelo de arquivo de divulgação, que, agora, será integrado, unificado por município e por zona eleitoral, uma novidade em relação às últimas eleições. Após a apresentação dos meios e formatos eletrônicos que serão utilizados no pleito, a reunião foi aberta para tirar dúvidas.

 

O próximo encontro está previsto para o dia 5 de agosto, às 16h. O link da reunião será enviado para os veículos já cadastrados.

Trabalho conjunto

A partir da iniciativa, emissoras de TV e de rádio, portais de internet e outras mídias poderão informar à população, em tempo real e a partir do encerramento da votação, os votos recebidos por cada candidata e candidato aos cargos de prefeito e vereador. As informações ficarão disponíveis em nuvem.

Os interessados em compartilhar as informações no dia da eleição devem verificar as normas contidas nos artigos 216 a 221 da Resolução do TSE nº 23.736/2024.

Simulação

Em breve, o Tribunal divulgará link para acesso aos arquivos gerados para o simulado que será feito com as entidades e os veículos, previsto inicialmente para setembro. As informações sobre esse evento também estarão disponíveis no site.

O simulado poderá ser testado durante alguns dias e apenas por representantes dos veículos de comunicação cadastrados, que poderão verificar o funcionamento dos próprios sistemas. Arquivos brutos serão disponibilizados pelo TSE às instituições para que sejam analisados e trabalhados em softwares, cuja escolha fica a critério das usuárias e dos usuários.