IEL oferece curso on-line para ferramentas de produtividade para o trabalho digital

Pensando no aprimoramento do ambiente corporativo, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está disponibilizando inscrições para o curso Ferramentas de produtividade para o trabalho digital: Docs, Drive, Forms, Calendar, apresentações. As aulas acontecerão de forma online, transmitidas ao vivo, e serão realizadas nos dias 15,16,21 e 22 de dezembro, no horário das 19h às 22h, pela plataforma Zoom.

Esse modelo de aulas permite o acesso por diferentes dispositivos, além de oferecer uma maior comodidade para os participantes, essa nova metodologia é essencial para aqueles que preferem continuar com o isolamento social, e não querem abandonar a capacitação profissional. Ademais, por serem transmitidas ao vivo, o formato auxilia na comunicação dos integrantes do curso.

O curso contará com a instrutora Cristiana Vidal Accioly, que é Consultora em análise de dados para empresas. A profissional tem instrução nas áreas de Meteorologia e Matemática, com ênfase em Agrometeorologia, é doutora em recursos naturais e climatologia, além de ter experiência em ensino na área de matemática com ênfase em estatística e matemática aplicada. Cristiana atua especialmente como consultora para análise de dados empresariais, com uma enorme contribuição para o curso.

Como o objetivo principal do curso é preparar os participantes para dominação das diversas ferramentas digitais e desenvolver as habilidades e competências por meio das ferramentas do ambiente corporativo, as aulas também terão a instrução de Thyago Maia, Professor Titular da UBTECH/TI – Unipê, analista de Sistemas da Empaer Paraíba, Doutor em Ciência da Computação (UFPE), Mestre em Informática (UFPB) e Bacharel em Ciência da Computação. Essencial para alcançar as melhores performances, com foco na produtividade, comunicação online e eficiência.

Ao compreender como essas ferramentas digitais são essenciais, é possível obter benefícios em ambientes colaborativos, que permitem a redução de custos, além de melhorar a interação dos integrantes. Esses mecanismos incluem a facilidade em compartilhamento de dados e informações, e através dessa metodologia direcionada ao engajamento, o IEL pretende auxiliar com soluções técnicas para o ambiente de trabalho para serem utilizadas em prol da empresa.

SERVIÇO:

Curso FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE PARA O TRABALHO DIGITAL: Docs, Drive, Forms, Calendar, apresentações

Datas: 15, 16, 21 e 22/12

Horários: 19h às 22h

Formato: On-line, através da ferramenta Zoom

Carga horária: 12 horas

Tabosa de Almeida é reconhecido como patrono da interiorização da educação superior em Pernambuco

O educador, advogado e político Tabosa de Almeida recebeu o título de patrono da interiorização da educação superior em Pernambuco. O reconhecimento foi oficializado por meio de uma lei de autoria do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), publicada no Diário Oficial. Após visitar as famosas Universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e Sorbonne, na França, Tabosa idealizou e criou, de maneira pioneira, em 1959, as Faculdades de Direito e Odontologia de Caruaru, os primeiros cursos universitários do interior pernambucano, que viriam se tornar a Asces-Unita.

Em seus mais de 60 anos de atividades e com milhares de alunos formados, a Asces transformou Caruaru e região em um polo de produção acadêmica, científica e cultural, de contributos significativos para toda a sociedade pernambucana. Atualmente, oferece 23 cursos de graduação, 30 especializações Lato Sensu, mais de 40 projetos de extensão e de pesquisa, além de formações na área técnica.

Adalberto Tabosa de Almeida é caruaruense. Nasceu no distrito de Terra Vermelha, em 17 de abril de 1917. Filho de agricultores, ele demonstrou, desde jovem, dedicação aos estudos e à cultura, como as grandes forças capazes de transformação. “O legado de Tabosa de Almeida confunde-se com a própria história do desenvolvimento do ensino universitário nas últimas seis décadas, na medida em que, graças ao educador, o Estado passou a experimentar a interiorização e a democratização do conhecimento de nível universitário”, justifica o deputado Clodoaldo Magalhães, autor da proposta.

O reitor da Asces-Unita, Paulo Muniz Lopes, conta que foi com alegria que a instituição recebeu esta importante notícia, que faz justiça com a história e com a trajetória de um homem público que sempre se ocupou das grandes causas para o bem da sociedade. “A educação superior hoje está presente na maioria dos municípios de Pernambuco e tudo se deve à iniciativa desbravadora do Dr. Tabosa de Almeida. O seu pioneirismo constituiu-se, sem dúvida, em fato histórico e determinante para estas regiões”, observa.

Visionariamente, aponta o reitor, ciente da importância de fixar os jovens do interior próximos às suas raízes familiares e culturais, Tabosa de Almeida apontou para a necessidade de que a educação superior deixasse de ser privilégio de quem mora nas capitais. “As instituições de ensino superior, públicas, privadas ou comunitárias, espalhadas por todo o Estado, testemunham esse fato. Para além disso, a formação universitária agrega, ainda, desenvolvimento econômico e social, crescimento científico e tecnológico, evolução humana e do pensamento”, enfatiza.

Tabosa de Almeida diplomou-se em ciências jurídicas e sociais pela Universidade de Alagoas, em 1943, e, no ano seguinte, em ciências contábeis e econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Nesse período, foi aprovado no concurso para agente fiscal do imposto de consumo. Sua atividade política teve início em 1946, quando se elegeu deputado para a Assembleia Constituinte de Pernambuco. Nos anos 1950, tornou-se, por meio de aprovação em concurso, titular do 2º Cartório de Registro de Imóveis do Recife, mas licenciou-se do serviço notarial devido à sua atividade política. Conquistou, pelo voto, três mandatos de deputado estadual e dois de deputado federal. Doutor em direito pela UFPE, atuou como advogado em 16 comarcas do interior pernambucano. Morreu em 26 de fevereiro de 2005, aos 87 anos.

Jaguar e Portuguesa irão disputar a taça da Copa Rural 2020

Jaguar e Portuguesa são as equipes que irão disputar a taça da Copa Rural 2020, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), através da Gerência de Esporte e Lazer. Os dois times saíram vencedores da semifinal, que aconteceu no último sábado (09), no Estádio Antônio Inácio de Souza (Campo do Vera Cruz).

O Jaguar bateu o América por 2×1, no primeiro jogo da semifinal. O seu adversário foi conhecido logo depois, em partida bastante disputada entre Portuguesa e Guarany City. No tempo normal, o placar terminou em 2×2, porém, a equipe da Portuguesa levou a melhor nos pênaltis, vencendo o rival por 4×2.

“Os dois times agora vão se encontrar na grande final, que acontecerá no próximo sábado, dia 19 de dezembro, às 15h, no Estádio Antônio Inácio de Souza. Mais uma vez, a partida será sem torcedores, devido à pandemia do novo coronavírus”, afirmou Katherine Sadara, coordenadora de Esporte e Lazer e Eventos Rurais.

A exemplo do último embate, a final será disputada em um único jogo. “Caso dê empate, haverá também a disputa nos pênaltis”, explicou Katherine.

Ainda de acordo com Katherine, haverá premiação de troféus para o campeão e vice-campeão. “As equipes finalistas terão ainda vagas garantidas na 2ª divisão do Campeonato Caruaruense de Futebol Amador, organizado pela Liga Desportiva Caruaruense”, adiantou a coordenadora.

A Copa Rural de Futebol Amador é uma das ações do projeto ‘Caruaru em Movimento’. O objetivo é proporcionar aos praticantes, diretos e indiretos do futebol, a prática saudável e sociável do esporte. “Visa também contribuir com os desenvolvimentos intelectual e físico dos participantes, criando condições para uma melhor qualidade de vida”, concluiu Allyson Florêncio, gerente de Esporte e Lazer.

Foto: Arnaldo Felix

Entenda sobre a regulamentação do Novo Fundeb

Brasília – Alunos da rede pública de ensino do DF realizam atividades de educação ambiental na Escola da Natureza.( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Senado deve votar, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 4.372/2020, que regulamenta o Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. A partir do ano que vem, o Fundo se torna permanente e, segundo especialistas em educação, a regulamentação é necessária para garantir a distribuição dos recursos já a partir de janeiro para as escolas, desde a educação infantil até o ensino médio. Caso isso não ocorra, há a possibilidade de perdas na ordem de R$ 3 bilhões advindos do Novo Fundeb para jovens de 1.500 municípios brasileiros mais pobres. Isso apenas em 2021.

Na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei. Entre as principais mudanças, está prevista a maior participação da União na composição do Fundo, que é a principal fonte de financiamento da educação básica no País. Atualmente, é de 10%. No entanto, até 2026, a participação federal vai chegar a 23%.

Novidade aprovadas na Câmara

A Câmara dos Deputados deu um grande passo, na última quinta-feira, com a aprovação do PL 4372/20, sob a relatoria do deputado Felipe Rigoni (PSB/ES). A matéria que vai para análise do Senado contém algumas novidades que devem trazer ainda mais ganhos para a educação pública a partir do próximo ano.

Importância da formação profissional

Estudos demonstram que a priorização da Primeira Infância traz grandes benefícios no desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social ao longo de toda a vida. Já a formação técnica e profissional ajuda o jovem a iniciar um projeto de vida com uma profissão já definida e com a possibilidade de uma carreira de sucesso. De acordo com levantamento realizado com 2.200 entrevistados, com idades entre 13 e 18 anos, foram citados como pontos positivos desse tipo de formação ser um bom começo na carreira profissional, ter boa aceitação nas empresas e preparar melhor para o mercado de trabalho. Destes, 76,1% atribuíram grande importância a essa formação para conseguir o primeiro emprego.
 
A legislação atual permite que os estados façam parcerias com autarquias, fundações públicas, institutos federais e, também, com o Sistema S, que são instituições especializadas em educação profissional. O objetivo é que permitir que a rede pública possa implementar o chamado Itinerário 5 do novo ensino médio, pelo qual o aluno conclui o ensino médio tradicional junto com a formação técnica e profissional. 
 
Caso os entes da federação optem por acordos com essas instituições, aí, sim, vai haver a distribuição de recursos. Ou seja, os alunos matriculados continuam sendo da rede pública estadual, mas com o currículo do itinerário 5 sendo realizado pela instituição conveniada.
 
A deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) destacou que o recurso não será transferido diretamente para o Sistema S ou para outras instituições que venham prover educação profissional, mas que os estados vão decidir com quem conveniar. Segundo ela, o País deve ter uma política de fomento à educação técnica e profissional “arrojada”, que garanta formação de qualidade e emprego para os jovens.
 
“Negar a educação profissional aos nossos estudantes é negar oportunidade de ascensão social e econômica desses jovens. Temos que preparar os nossos jovens para o século XXI, para profissões que ainda nem existem e emanciparmos a nossa juventude, que tanto clama por oportunidades.”
 
De acordo com levantamento do IBGE feito no primeiro trimestre, a taxa de desemprego entre os jovens brasileiros que têm entre 18 e 24 anos é de 27,1%. Um dos fatores para o índice, avaliam especialistas, é a falta de mão-de-obra qualificada.
 
“Os países da OCDE têm 50% de seus alunos cursando ensino profissional. No Brasil, nós só temos 10% de alunos cursando essa modalidade de ensino”, complementou a parlamentar.
 
Vale ressaltar que a formação técnica e profissional se apresenta como uma das principais saídas para o Brasil acompanhar as transformações da indústria 4.0. A necessidade de qualificação profissional vai ampliar significativamente com as transformações disruptivas do paradigma técnico-econômico, assim, a demanda por educação profissionalizante será ainda mais importante para os jovens. Sendo assim, a educação profissional é o caminho mais rápido para que eles se insiram no mercado.

A lei permite que os Estados firmem parcerias com autarquias, fundações públicas e serviços nacionais de aprendizagem. Os governos estaduais terão a oportunidade de construir parcerias com a rede existente hoje no Brasil de instituições especializadas em educação profissional, como os Institutos Federais, Centro Paula Souza ou SENAI, para implementar o Itinerário 5 do novo ensino médio nas escolas públicas de todo o País.
 
Nos países desenvolvidos a educação profissional tem uma relação mais próxima com o mundo empresarial. A efetividade da educação profissional se traduz em emprego e ganhos de renda para os jovens e trabalhadores, para isso é necessário acompanhar as mudanças tecnológicas de cada setor e o mapa do emprego. Os serviços nacionais de aprendizagem são referências na educação profissional pela qualidade dos cursos e, em especial, pela oferta aderente à demanda do setor produtivo. 
 
A solução já pode ser uma opção a partir de 2021 e é menos onerosa, justamente porque a rede já existe. Com a regulamentação do FUNDEB, haverá a ampliação de vagas do Itinerário 5, em parceria com instituições de referência na formação técnico profissional. 

Privatização da Educação?

Especialista em direito público, Karlos Gomes afirma que o projeto de lei não “privatiza a educação”, como alguns partidos alegaram. “O projeto apenas traz as empresas de iniciativa privada para participarem da educação e da formação profissional de jovens. O acesso à educação vai continuar a ser gratuito e universal, como prevê a Constituição Federal”, avalia.
 
É importante diferenciar a participação das instituições filantrópicas e confessionais no ensino fundamental e médio da participação dos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S) na educação profissional. Nesse ponto, a regulamentação do Fundeb é autorizativa, não impositiva. Para as escolas confessionais e filantrópicas, o cômputo das matrículas para efetuar os repasses está limitada a 10% do total de matrículas, que, nesse caso, efetivamente drenariam recursos da rede própria estatal para alunos que estão fora da rede pública de ensino.
 
Já as parcerias na educação técnico profissional no ensino médio precisam ser construídas e reguladas pelos estados. Não há repasse automático algum e sequer existem matrículas hoje para serem computadas. A lei, aliás, permite que os estados façam essas parcerias com autarquias, fundações públicas, institutos federais e, também, com o Sistema S. Ou seja, se os estados decidirem formatar parcerias com o Sistema S haverá o repasse de recursos, mas todos os alunos beneficiados são alunos matriculados na rede pública estatal.

Acesso igualitário

Catarina de Almeida Santos, professora de Educação da Universidade de Brasília (UnB), afirma que o Fundeb é importante para equalizar o acesso à educação, já que muitos municípios, responsáveis pela educação infantil e o ensino fundamental, têm baixa capacidade de arrecadação. Sem a regulamentação do Fundo, ela diz, não há garantia do direito ao ensino.
 
“O montante de recursos do Fundeb, hoje, representa em torno de 63% das matrículas. Sem o Fundo, esse quantitativo de estudantes têm o seu direito à educação comprometido, porque os municípios, efetivamente, não têm condição de ofertar [matrículas] sozinhos, sem o montante de verba do Fundeb. Então, ele é fundamental, essencial para a educação básica”, explica.
 
O atual modelo do Fundeb se encerra no dia 31 de dezembro. Em agosto, a Emenda Constitucional nº 108/20 tornou o Fundo permanente a partir de 2021. No entanto, para que a medida funcione efetivamente, é necessária a sua regulamentação até o fim deste ano. “A importância do Fundeb ser regulamentado esse ano é que o atual termina no dia 31 de dezembro. Então, a partir de janeiro, nós não teríamos mais Fundo, o que coloca em risco essas matrículas”, reforça Catarina.

O Fundo

Em 2019, o Fundeb custeou R$ 156,3 bilhões para a rede pública. O Fundo que financia a educação no Brasil é composto por 20% da receita de oito impostos estaduais e municipais, além de valores transferidos de impostos federais. Caso seja aprovado pelo Senado, o texto atual prevê que as novas regras vão passar a valer a partir de abril. No primeiro trimestre de 2021, os recursos vão ser distribuídos conforme os critérios do Fundeb atual. 

Alunos do Ser Educacional agora serão certificados pela IBM

Já pensou fazer uma graduação e, entre as matérias, ter disciplinas desenvolvidas por uma das maiores empresas de tecnologia do mundo? É com esse pensamento que o grupo Ser Educacional, mantenedor das marcas UNAMA, UNINASSAU, UNG, UNINORTE, UNIVERITAS e UNINABUCO, e a IBM estão unindo forças para preparar os estudantes da área de tecnologia da informação.

A parceria foi desenvolvida essencialmente para as graduações digitais das Instituições do Ser Educacional, nas quais os estudantes já contam com o benefício de ter um diploma de ensino superior de forma mais rápida. Agora, os alunos também terão treinamento em recursos e soluções idealizadas por uma das maiores organizações do mundo em termos de tecnologia, a IBM.

Essas qualificações serão realizadas em forma de disciplinas dentro dos próprios cursos. “Buscamos otimizar o tempo dos estudantes, qualificando o seu estudo e treinamento. Desta forma, selecionamos alguns treinamentos importantes disponibilizados pela IBM e os colocamos como disciplinas dentro dos cursos de tecnologia. Ou seja, ao mesmo tempo em que estão cursando uma matéria, estarão também participando da capacitação desenvolvida pela gigante da tecnologia”, explica o diretor de EAD do Ser Educacional, Enzo Moreira.

Entre os cursos que já passam a contar com estas disciplinas estão o de Cloud Computing, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Design Thinking, todos disponibilizados na versão digital do novo formato de ensino a distância do grupo Ser Educacional. Serão matérias como “Enterprise Design Thinking Toolkit”; Storytelling; Watson IOT Platform Connection and Analytics; IOT Solution Anatomy; Data Science e IA; Gestão de IA, entre outras.

“Cursando estas matérias, ao fim da graduação, os nossos estudantes poderão ter certificados destes treinamentos desenvolvidos pela IBM, o que irá abrir ainda mais portas no mercado de trabalho. Isso porque muitos profissionais pagam caro para obter estes treinamentos”, explica Enzo.

Graduação digital:

A graduação digital é uma das grandes apostas do Ser Educacional para os próximos semestres. Com grades curriculares otimizadas, os estudantes poderão receber um diploma de ensino superior a partir de 18 meses de estudo. Essa possibilidade se deu pela forma de ensino projetada pelo Grupo, que aperfeiçoa a forma de ensinar e de aprender, reduzindo o tempo de conclusão dos cursos, respeitando todos os princípios legais do MEC.

“Montamos matrizes curriculares inteligentes, que otimizam o tempo de estudo e concentram as ofertas, mas sempre respeitando todas as orientações do Ministério da Educação. Assim, os estudantes têm a possibilidade de concluir uma graduação em menos tempo”, explica Enzo.

O diretor ainda destaca que este não é o único benefício da graduação digital. “Da forma que montamos a nossa grade, o estudante poderá, por exemplo, receber um diploma com 18 meses e optar por ingressar ainda em outro curso, recebendo outra certificação com apenas mais seis meses de estudo”, finaliza.

Cartilha traz orientações sobre decreto que proíbe festas e shows em Pernambuco

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado publicou nesta sexta-feira (11), neste site  https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/,  uma cartilha  explicativa com os protocolos que devem ser seguidos a partir do decreto estadual publicado na última terça-feira (08/12). A determinação proibiu a realização de festas e shows em todo o Estado para tentar reduzir o índice de contaminação. A medida foi tomada após o registro de aumento de casos pelo Comitê estadual de Enfrentamento ao Coronavírus.

“Essa cartilha foi construída com o intuito de auxiliar as pessoas a entenderem o decreto que foi publicado esta semana. O vírus continua circulando entre nós e não é o momento de confraternizações e socialização porque é neste tipo de interação onde acontece o maior nível de contaminação. Então, as recentes medidas que foram anunciadas foi justamente para evitar esses momentos. Além disso, vamos continuar intensificando a fiscalização para que todos os protocolos sejam cumpridos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Bruno Schwambach.

Também como forma de evitar aglomerações, o governo do estado decidiu, após se reunir com o setor, que bares e restaurantes devem fechar as 20h nos dias 24 e 30 de dezembro, vésperas de Natal e Réveillon, respectivamente. “Dessa forma, as pessoas podem retornar às suas residências e fazer a passagem da noite de Natal e Ano novo num ambiente familiar de núcleo mais próximo”, justificou o secretário.

Para diluir o fluxo de pessoas em um horário específico, o Estado também publicou um decreto ampliando o horário de funcionamento do comércio varejista, tanto de rua como de centros comerciais, autorizando esses estabelecimentos a funcionar das 9h a meia noite até o dia 23 de dezembro.

“O cumprimento de todos os protocolos setoriais é essencial neste momento. Eles foram construídos com base em estudos de experiências exitosas em todo o mundo sempre levando em consideração três eixos: distanciamento social, monitoramento e higiene e comunicação. Além disso, reforçamos a necessidade do uso de máscara”, enfatiza o secretário Bruno Schwambach.

Polícia Federal e MPF deflagram Operação Quasar

Nota Oficial

A PF deflagrou hoje, 15/12, a Operação Quasar, que visa combater organização criminosa que atuava em fraudes a licitações e possível desvio de recursos públicos na Prefeitura Municipal de Salgueiro/PE que deveriam ser utilizadas na construção de unidades básicas de saúde e outras obras de infraestrutura.

Estão sendo cumpridos 7 mandados de busca e apreensão em imóveis de pessoas físicas e sedes de pessoas jurídicas, dentre estes, são alvos a Prefeitura Municipal de Salgueiro, um Secretário da Prefeitura e um futuro vereador eleito no último pleito. As medidas estão sendo cumpridas nos endereços dos acusados, localizadas em Salgueiro e Igarassu.

As investigações tiveram início no ano de 2019 e visa desarticular a atividade da organização criminosa que consistia na fraude à licitação, com o vencimento do certame por uma empresa de “fachada”, sem estrutura logística para realizar as obras contratadas e o “repasse” de sua execução a empresa vinculada a pessoas ligadas ao ex-Prefeito de Salgueiro e a um Secretário municipal. As somas dos valores dos contratos sob investigação giram em torno de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).

A Operação contou com a participação de 20 policiais federais e foi oriunda de uma investigação conjunta realizada entre a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro e o Ministério Público Federal. Caso os envolvidos sejam condenados, os crimes cometidos podem chegar a 16 anos de reclusão.

PF e MPF deflagram operação QUASAR

A PF deflagrou hoje, 15/12, a Operação Quasar, que visa combater organização criminosa que atuava em fraudes a licitações e possível desvio de recursos públicos na Prefeitura Municipal de Salgueiro/PE que deveriam ser utilizadas na construção de unidades básicas de saúde e outras obras de infraestrutura.

Estão sendo cumpridos 7 mandados de busca e apreensão em imóveis de pessoas físicas e sedes de pessoas jurídicas, dentre estes, são alvos a Prefeitura Municipal de Salgueiro, um Secretário da Prefeitura e um futuro vereador eleito no último pleito. As medidas estão sendo cumpridas nos endereços dos acusados, localizadas em Salgueiro e Igarassu.

As investigações tiveram início no ano de 2019 e visa desarticular a atividade da organização criminosa que consistia na fraude à licitação, com o vencimento do certame por uma empresa de “fachada”, sem estrutura logística para realizar as obras contratadas e o “repasse” de sua execução a empresa vinculada a pessoas ligadas ao ex-Prefeito de Salgueiro e a um Secretário municipal. As somas dos valores dos contratos sob investigação giram em torno de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).

A Operação contou com a participação de 20 policiais federais e foi oriunda de uma investigação conjunta realizada entre a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro e o Ministério Público Federal. Caso os envolvidos sejam condenados, os crimes cometidos podem chegar a 16 anos de reclusão.

Em crise, JC de papel demite 20 jornalistas

Os jornais que insistem em queimar dinheiro com papel, leitura raríssima hoje em dia, estão sem conseguir pagar a conta da celulose. Em Pernambuco, o Jornal do Commercio, o maior e mais tradicional em levar as notícias velhas em papel, fatos plenamente do conhecimento do grande público informado pela Internet, comunicou, há pouco, a demissão de 50 funcionários, dos quais 20 jornalistas.

Estão na lista Diana Moura, Adriana Victor, Marina Padilha, Leo Spinelli, Ciara Carvalho, esta premiada até com o Esso, integrante da Editoria de Cidades; Betânia Santana, Marcelo Pereira, de Cultura, Mariana Dantas, Juliana de Mello, o renomado fotógrafo Arnaldo Carvalho, Felipe Amorim, do JC Online, e Gabriela Máxima.

Por Magno Martins

ARTIGO: Cadê a vacina que estava vindo aí? A política tomou (comeu)!

Por João Américo Monteiro

Entre vozes abafadas e sorrisos ocultados por máscaras, peça obrigatória do nosso vestuário, podemos enxergar uma luz que aponta o fim da pandemia. A VACINA CHEGOU!

Mas no Brasil chegará mais tarde.

O Plano Nacional de Imunização, PNI, não foi discutido de forma articulada entre estados e municípios, e só foi apresentado ao país depois que partidos políticos (Rede Sustentabilidade, PSOL, Cidadania, PT, PSB e PCdoB) apresentaram ações perante o Supremo Tribunal Federal (STF), onde questionam o ato do presidente Jair Bolsonaro, que desautorizou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a comprar a vacina Coronavac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. As ações também pedem ao Supremo que o governo a apresente, em até 30 dias, o plano de vacinação contra a Covid-19. O relator dos processos, Ministro Ricardo Lewandowski, pediu que o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, suspenda o julgamento por conta da apresentação do plano pelo governo federal.

O plano de vacinação elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, chamado de Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, deveria ter sido apresentado ao povo, mas só veio à tona por conta das ações no Supremo. Um detalhe que faz toda diferença, é que não existe data de início para vacinação. Outro fator que pode retardar a vacinação brasileira é que nenhuma vacina deu entrada no registro e licenciamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Então podemos concluir que a vacinação está longe de chegar. O que existe é uma desorganização, nesse momento tão crucial de nossa sociedade. Especialistas apontam, ainda, que o plano é inconsistente e necessita urgentemente de reparos.

O Governo Federal – União -, possui a maior parcela de responsabilidade da gestão da saúde, sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde e ao SUS liderarem o planejamento, aquisição, distribuição, compra de insumos, armazenamento e aplicação de vacina em todo país. Evidente que toda ação de aplicação de imunizante deve ser articulada com os Estados e Municípios.

Em um país continental como o nosso, com diferenças de clima, tempo, temperatura e pressão distintas, só uma ação , como a que já vem sendo feita há muitos anos em relação a outras vacinas, será capaz de imunizar, com eficiência, nossa população, e fazer com que possamos de vez nos livrar dos males da pandemia.

Do outro lado, a vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan virou cavalo de batalha de disputas políticas entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria. A produção, eficácia da vacina e sua distribuição ficaram em segundo plano, o mais importante é a definição de sua linha ideológica, e os efeitos políticos colhidos.

Com um Presidente negacionista, que renegou pessoalmente todas as recomendações médicas no trato da COVID-19, e não buscou sinalizar positivamente para a ciência, o resultado não poderia ser outro, atraso na vacinação. Bolsonaro não conduziu o Brasil com responsabilidade rumo ao caminho mais saudável no meio da pandemia, e, sempre que pode, emitiu sinais erráticos, não usando máscara, causando aglomeração, recomendando tratamento ineficaz (cloroquina), com postura insensível às vítimas da Covid. Bolsonaro, inimigo da saúde e da ciência, sabotador da medicina, no curso da pandemia cunhou frases como:
“E daí? Lamento, quer que eu faça o quê?”
“País de maricas”
“Vamos todos morrer um dia”
“Finalzinho da pandemia”
“Não sou coveiro, tá?”

O entorno do presidente respira da mesma toxidade irresponsável do seu chefe, onde não existe visão de Estado ou até mesmo de governo, só a embriaguez do poder que busca desconstruir os adversários com desinformação e mentiras (fake news).

A briga entre Bolsonaro e Dória produziu um descrédito significativo em relação às vacinas. Uma grande parcela da população diz que não irá tomar vacina, seja qual for sua origem, ao passo que, quando se trata da que é produzida ou possui insumos originados da China, quase 50% da população declara que não a tomará.

O que veremos nos próximos dias será uma repetição da briga Governadores versus Bolsonaro.

Enquanto isso, o povo, esperançoso, pergunta:
Cadê a VACINA?

João Américo Monteiro é advogado e comentarista político na Caruaru FM