Negociação salarial: será que os executivos sabem negociar da melhor maneira?

O processo seletivo é um excelente momento para alinhar as expectativas, negociar remuneração e escopo de trabalho, entre outros pormenores das responsabilidades do cargo em questão. Apesar de ser uma fase de acordos e concessões, estudos recentes que conduzimos com executivos da área de Vendas e Marketing, indicam que a maioria dos profissionais não se prepara da maneira correta para uma negociação salarial.

Esse levantamento realizado pela Trend Recruitment em março de 2019 ouviu cerca de 200 profissionais em níveis de gerência e diretoria das áreas de comunicação, marketing vendas e recursos humanos. O estudo apontou que 90% dos profissionais já negociaram sua remuneração em algum momento da carreira, sendo que cerca de 25% dos entrevistados afirmam negociar com frequência e, pelo menos 48% deles já fizeram isso mais de uma vez.

A pesquisa revela ainda que 55% dos profissionais dizem usar argumentos de mercado e resultados para negociar uma remuneração mais alta. Porém, na minha opinião, a simples determinação para negociar não é o suficiente. Os executivos precisam reunir bons argumentos e sentar à mesa com os recrutadores para chegar a um acordo.

Negociar salários é uma prova de autoconhecimento e também não pode ser feita sem critérios claros e sem uma análise do contexto em que a empresa está ou com relação às responsabilidades que a posição sugere. Quem conhece o seu mercado e o seu valor como ‘produto’, se sente muito mais seguro para realizar essa autoavaliação salarial. Esse conhecimento é bom para o profissional e para as empresas, que podem contar com colaboradores que tem autonomia e coragem para serem gestores de suas próprias carreiras. No entanto, negociar salários com os argumentos e as atitudes erradas podem ser grandes barreiras para o crescimento e, algumas vezes, até mesmo fechar portas e grandes oportunidades profissionais.

Muitos candidatos acreditam que a remuneração e a negociação salarial devem estar atreladas à quantidade de trabalho, cargo, nível hierárquico e mercado de atuação da empresa. Com esse pensamento, muitos profissionais, durante o processo seletivo, buscam referências no mercado como sendo seus principais argumentos. Eles trazem comparativos de quanto a concorrência oferece para cargos semelhantes, ou passam a argumentar sobre um comparativo com outros cargos executivos, independente do segmento de atuação ou mesmo da bagagem profissional do executivo a qual ele mesmo se compara. Não está errado fazer esse estudo de mercado antes de ir para a mesa de negociações, no entanto, o que o estudo nos mostrou foi que a preocupação em negociar baseando-se nos resultados que o(a) executivo(a) traz para a empresa acabou sendo muito pouco citado pelos respondentes.

Durante meus mais de 10 anos de experiência no recrutamento de Vendas e Marketing, eu sempre sugiro que o profissional faça um levantamento de seus resultados, projetos concluídos, os desafios que surgiram em seus últimos projetos e como foram superados, assim como as metas atingidas, antes de conversar sobre pretensão salarial. Nada melhor do que números para sustentar um argumento. Para um recrutador é muito importante que o profissional consiga mostrar o que tem feito pela empresa que está ou esteve, pela área e pelos seus colegas. A melhor maneira de medir seu desempenho e reunir esses argumentos é pedir feedbacks constantemente da liderança e eventualmente até mesmo de seus pares e subordinados. Uma vez que você receber um feedback positivo anote quais são os melhores aspectos do trabalho que desenvolveu. Se for um feedback negativo questione-se sobre o que poderia ter sido feito melhor. Essa é a melhor maneira de perceber seus resultados e descobrir quanto você realmente vale para a empresa.

Do outro lado da mesa, mesmo diante de todos os argumentos corretos, nem sempre o profissional receberá um “sim” como resposta. Existem muitos aspectos e motivos que tornam uma negociação por maiores salários algo complexo durante o processo seletivo. Caso isso aconteça e o empregador recuse sua pretensão salarial, o melhor caminho é alinhar as expectativas de ambos os lados, às vezes é possível negociar uma revisão salarial após um determinado tempo de casa, que pode ser de 6 meses a 1 ou 2 anos. Essa pode ser uma estratégia interessante, uma vez que, seu futuro empregador poderá sentir como está sendo suas contribuições e desenvoltura lá dentro. A pesquisa realizada por nós da Trend mostrou que não tendo sucesso na negociação, quase 20% simplesmente desistem da proposta e apenas 7% aceitam a oferta abaixo das expectativas se estiverem desempregados ou insatisfeitos com o emprego atual.

O que queremos extrair de todos esses dados é que a negociação salarial em si não pode ocorrer apenas como prática ou costume, ela precisa estar consolidada em argumentos e análises sólidas. Precisa ser consistente e deixar claro o porquê daquele pedido percentual de acréscimo e quais serão os ganhos para a empresa/recrutador adquirir você como ‘produto’. Em muitos casos, na ansiedade de buscar um salário maior, alguns executivos acabam metendo os pés pelas mãos e perdem a oportunidade de aceitar uma proposta ganha-ganha.

Além disso, antes de iniciar essa fase que é, sem dúvida, um dos momentos de maior tensão durante o processo seletivo, o profissional deve avaliar se a vaga é um bom desafio de carreira, se a proposta está alinhada com o seu propósito pessoal e se os projetos que serão desenvolvidos despertam interesse. Caso a proposta venha abaixo da sua expectativa, analise os prós e os contras e pense em uma contra proposta estruturada e argumentada. Só é preciso tomar muito cuidado para não esticar a corda demais, e acabar perdendo a oportunidade. O meu conselho é que remuneração, embora seja uma parte importante para o sucesso profissional, não é tudo e muitas vezes vale mais a pena aceitar uma oferta que faça sentido pessoal, do que se desgastar anos em um emprego que não te traz realização, motivação e/ou crescimento.

Marcelo Olivieri é bacharel em psicologia e possui MBA em Gestão Estratégica. Com mais de 10 anos de experiência no recrutamento especializado nas áreas de marketing e vendas, Olivieri é headhunter diretor da Trend Recruitment

Silvio recebe apoio de prefeito de Cachoeirinha

O prefeito de Cachoeirinha, Ivaldo Almeida, oficializou o apoio ao deputado Silvio Costa Filho (PRB). Como novo deputado federal do município, o parlamentar se comprometeu a trabalhar pela qualidade de vida da população, além de levar investimentos para a cidade. O deputado tem trabalhado para levar algumas ações para o município a exemplo de um trator, uma viatura para guarda municipal e um ônibus escolar, entre outros.

“O prefeito Ivaldo é uma referência na região e tem um excelente trabalho prestado aos moradores de Cachoeirinha. Por isso, me comprometi a trabalhar para realizar uma série de ações e investimentos em áreas importantes, a exemplo da saúde, educação e segurança. Vamos juntos trabalhar pelo desenvolvimento do município e por melhores condições de vida da população”, destacou Silvio.

Segundo Ivaldo, o compromisso do parlamentar com o município foi fundamental para a escolha. “Hoje o deputado Silvio é uma causa nova e com uma expectativa melhor para Cachoeirinha. Eu eu decidi pelas ações e recursos que ele se comprometeu a trazer para a nossa cidade. Ele é um deputado municipalista e defende a pauta dos municípios e por essa razão definimos, ao lado do grupo, de declarar apoio. Tomamos a decisão mais viável para o nosso município”, pontuou.

TJPE suspende atendimento nas unidades administrativas e judiciais do Recife e da Região Metropolitana

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, suspende os expedientes administrativo e judicial nas unidades do Poder Judiciário estadual localizadas no Recife e na Região Metropolitana nesta quarta-feira (24/7), bem como determina o fechamento dos prédios. Portaria sobre a questão, a ser publicada no site do Tribunal, também trata da suspensão dos prazos processuais neste dia 24 de julho.

O Plantão Judiciário nas comarcas está mantido das 13h às 17h a ser exercido pelos diretores dos Foros em casos urgentes. Nas demais comarcas, fora da Região Metropolitana do Recife, a suspensão fica à análise das diretorias locais. A decisão se dá em decorrência dos transtornos à população por conta das fortes chuvas na Capital e nas cidades vizinhas.

Festival da Vila do Vitorino cancelado: prefeitura emite nota

CONSIDERANDO as fortes chuvas recorrentes nas últimas 72 horas sofridas pelo Município de Riacho das Almas e em especial na Vila do Vitorino;

CONSIDERANDO que a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), emitiu alerta prevendo a continuidade das chuvas pelas próximas 48 horas;

CONSIDERANDO que a o início do segundo semestre letivo nas Escolas da Rede Municipal de Ensino também foi adiado em decorrência das chuvas;

CONSIDERANDO que as estradas vicinais do município, diante das fortes chuvas, encontram-se em condições inadequadas de tráfego;

CONSIDERANDO que o pátio onde o Festival da Vila do Vitorino normalmente é realizado encontra-se encharcado;

A Prefeitura de Riacho das Almas decidiu, pensando no bem estar e segurança de turistas e da população riachense, pelo adiamento do Festival da Vila do Vitorino, que seria realizado no próximo sábado (27). Informamos que assim que o Município reunir condições climáticas e estruturais, divulgaremos a nova data para a realização do evento.

Mario da Mota Limeira Filho
Prefeito Constitucional

Pernambuco sedia primeira edição do Zero to Hero Experience

Entender o potencial da comunicação nas redes sociais e sua força para impulsionar os negócios de empreendedores. Essas são as duas principais vertentes do Zero to Hero Experience, que vai acontecer nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco. Considerado o maior no segmento de marketing digital e empreendedorismo do Nordeste, o evento vai trazer nomes locais e nacionais em palestras, workshops, atividades formativas, conversas, além de experiências sensoriais durante os dois dias.

Com expectativa de receber mais de 2,5 mil pessoas, a iniciativa é voltada para profissionais e estudantes de marketing, influenciadores, empresário de pequeno, médio ou grande porte, empreendedores consolidados ou iniciando carreira e demais interessados em ampliar conhecimento na área. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo www.zerotoheroexperience.com.br

“Trabalhamos literalmente com o conceito ‘do zero a herói’, mas mostrando que o sucesso é algo pessoal. A gente entende que esse êxito não é uma fórmula, é a conquista de cada um dentro do que deseja para a vida”, explica o empresário e idealizador do Zero to Hero Experience, Robson Galvão. A programação tem o objetivo de estimular no público competências cada vez mais demandadas pelo mercado, como criatividade, inovação, estratégias de comunicação e de venda. Serão mais de 30 atividades que vão acontecer das 8h às 20h e ocupar uma área de 7 mil metros quadrados do Cencon.

Entre os confirmados, estão Carlinhos Maia, Luis Justo (Rock in Rio), Bruno Nardon (Rappi), Martha Gabriel (uma das 50 profissionais mais inovadoras do mundo digital do Brasil, e escritora), Caio Carneiro (escritor e influencer), Fábio Prado (AdResults), Camilo Coutinho (estrategista digital), Jade Seba (influenciadora e empresária), Rafael Kiso (mLabs), Giulliano Puga (Labellamafia), Ana Tex (Marketex). Além desses cases, o evento vai trazer influenciadores como Lorena Improta, Alice Matos, Marina Ferrari, Nara Marques Rey Costa e Clara. “A relação de convidados vai continuar crescendo e todos eles virão para entregar algo de valor aos participantes”, pontua.

Cerest realiza ação em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

A Secretaria de Saúde de Caruaru, por meio do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza, durante toda esta semana, ações alusivas ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que é comemorado no dia 27 de julho. Santa Cruz do Capibaribe, Riacho das Almas e Toritama serão os municípios beneficiados. O dia D da ação acontece na próxima sexta-feira (26), na praça do São Francisco, em Caruaru.

A partir das 8h30, serão oferecidos: verificação da Pressão Arterial; Teste rápido de HIV e Sífilis; Orientação dos produtos sem agrotóxicos; Orientação de uma dieta saudável; Orientação de alongamentos antes do trabalho; Orientação de como evitar câncer de pele no trabalho; Uso adequado de Epi no campo; Avaliação antropométrica; Atividade laboral com dança; Orientação sobre Combate do Trabalho Infantil; Distribuição de panfletos e conversa com trabalhadores sobre a importância da prevenção a acidentes de trabalho e o uso do EPI e Vacinação dos trabalhadores.

“Nosso objetivo é implementar uma cultura de prevenção com a finalidade de diminuir riscos e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, despertando a consciência do trabalhador”, explicou a coordenadora do Cerest, Ana Maria Alves.

No Brasil, a Previdência Social registra por ano cerca de 700 mil casos e, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada três horas e 38 minutos acontece uma morte por acidente em serviço.

Artigo – Reforma tributária: por que ela é tão relevante para o mercado de trabalho?

Simplificar a arrecadação tributária no Brasil é uma demanda antiga do mercado e que se torna cada dia mais urgente. O país está muito atrasado nesse aspecto e a proposta de reforma tributária apresentada pelo deputado Baleia Rossi e aprovada pela CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, tem como uma das premissas tornar as regras mais simples, trazendo mais agilidade para o processo e desburocratizando algumas etapas na apuração e arrecadação de impostos. O fato é que a reforma tributária é quesito indispensável para os próximos anos e ela tem o potencial de impactar positivamente no mercado, aquecendo assim a oferta de empregos.

Existem muitas mudanças em discussão, mas a principal delas é unificar cinco impostos e criando o IBS (Imposto sobre Operações com Bens e Serviços). Esse novo tributo irá substituir os tributos federais IPI, PIS, Cofins, o imposto estadual ICMS e o ISS, imposto municipal. O IBS terá características semelhantes ao IVA (Imposto sobre Valor Adicionado), sistema de tributação adotado por vários países da Europa, Estados Unidos e alguns países da América Latina.

De modo geral, o IBS mantém a mesma carga tributária, afetando pouco ou nada a quantidade de impostos pagos, mas torna o sistema menos burocrático e ajuda a reduzir o contencioso tributário das empresas que hoje é gigante em função da complexidade da tributação. Simplificar os impostos irá reduzir o gasto das empresas em tempo e na quantidade de erros cometidos em função de interpretações equivocadas na infinidade de regras tributárias hoje vigentes.

Outro grande benefício dessa unificação é acabar com a guerra fiscal entre estados. No modelo atual, cada unidade federativa disputa de quem deve ser o imposto arrecadado, se é do estado que produz ou do estado que comercializa os produtos. Na proposta de reforma tributária, o IBS vai ser cobrado no destino do produto, de forma não cumulativa.

A proposta também prevê mudanças na arrecadação do imposto de renda de pessoas jurídicas. O texto fala ainda em reduzir ou eliminar os encargos das empresas sobre a folha de pagamento, tornando a contratação formal algo atrativo para as empresas. Esse item especifico atua diretamente na geração de empregos e no aquecimento das contratações. No entanto, a reforma como um todo tem potencial de aquecer o mercado e trazer benefícios para a economia.

Nesse sentido, o mercado está com uma expectativa alta, já que a simplificação dos impostos tem potencial para atrair investimento estrangeiros de empresas que sofrem para se adequar ao nosso sistema. A unificação dos impostos torna mais fácil investir, montar operação e competir em solo brasileiro.

É claro que precisamos esperar para ver como a proposta vai passar pela Câmara, além das alterações. No momento, a prioridade é votar a reforma da previdência e essa ainda será a prioridade para próximos meses. Mas, assim que a previdência for resolvida, a reforma tributária ganhará destaque. É possível que até o final do ano o assunto caminhe. Para as empresas que estão preocupadas com todas as mudanças que irão acontecer, após aprovada a reforma tributária, certamente haverá um prazo para adequação. Portanto, nada de desespero. Vamos aguardar o desenrolar dessa proposta.

Bruno Lourenço é advogado, headhunter especializado no mercado jurídico e sócio da VITTORE Partners, consultoria de recrutamento especializada nos mercados Jurídico, Tributário, Compliance e Relações Governamentais.

Comércio é o setor que pretende fazer mais investimentos ao longo do ano, aponta Boa Vista

Diferentemente do 1º trimestre de 2019, quando a Indústria (71%) registrou maior otimismo em novos investimentos ao longo do ano, no 2º trimestre foi o Comércio (53%) que se mostrou mais otimista quando questionado se pretende investir no próprio negócio. Serviços (49%) e Indústria (44%) vieram na sequência, respectivamente. A constatação é da Pesquisa Perspectiva Empresarial feita pela Boa Vista, com cerca de mil empresários, em todo o país.

Ao comparar os tipos de investimentos, a pesquisa constatou que “Tecnologia” supera “Pessoal e Força de Trabalho” e “Novos Produtos e Serviços”, de um modo geral. Já quando comparados os investimentos por setor, “Tecnologia” parece ser prioridade para o Comércio que registrou um aumento de 7p.p. (pontos percentuais). Na Indústria, investir em “Tecnologia” se manteve similar entre os trimestres. E em Serviços, apesar do investimento ser maior em “Tecnologia” no 2º trimestre, o setor registrou queda se comparado ao 1º trimestre. A imagem abaixo tem os detalhes:

Faturamento

De acordo com a pesquisa, a perspectiva de faturamento piorou entre todos os setores, com destaque para a Indústria que apresentou queda de 77% para 56% (2ºTri18 versus 2ºTri19) dos que esperam faturar mais. Já no Comércio, a expectativa de faturar mais caiu de 65% para 61%, e de 69% para 56% entre os empresários do setor de serviços.

Inadimplência

Cresceu de 12% para 28% o percentual de empresários da Indústria que esperam por um aumento na inadimplência do negócio no decorrer do ano. A perspectiva de dificuldades para manter as contas em dia também aumentou para os empresários do Comércio, de 14% para 21%, e de Serviços, de 15% para 22%.

Endividamento

A perspectiva para a diminuição do nível de endividamento no 2º trimestre de 2019 caiu no setor da Indústria (de 48% para 39%). O Comércio é o mais otimista e registra crescimento de 4 pontos percentuais (de 43% para 47%). Para a Serviços, o percentual se manteve estável (47%).

Busca por crédito

Na comparação entre o 1º e o 2º trimestre de 2019, também se observou maior intenção de demandar crédito, principalmente na Indústria (aumento de 18p.p). O Comércio também demonstrou maior intenção (de 44% para 48%). A exceção é o setor de Serviços, que registrou uma queda de 40% para 33% entre os respondentes que devem demandar crédito no decorrer do ano.

Dos empresários da Indústria que demandarão crédito, 38% utilizarão para pagar empréstimos e credores (eram 19% no 1ºTri19), 50% irão realizar novos investimentos e 12% querem alavancar o capital de giro. A imagem abaixo contém os detalhes:

O link a seguir contém os infográficos que ilustram de modo geral estes dados por setor. Acesse!

Metodologia

A Pesquisa Perspectiva Empresarial – 2º Trimestre (evolutivo 2018 e 2019) buscou identificar a percepção dos empresários do ponto de vista econômico e as perspectivas para o ano de 2019. Para a sua realização foi usada a metodologia quantitativa com coleta de informações, por meio de pesquisa eletrônica via internet. O seu universo é representado cerca de mil empresas dos diferentes setores de Comércio (atacadista e varejista), Serviços (Instituições Financeiras e Construção Civil) e Indústria. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança, e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.

Luca de Melo lança EP em show no Recife Antigo

Depois de grandes apresentações do seu último projeto, o cantor pernambucano Luca de Melo investe em um novo projeto com o lançamento do EP onde que garante todo o balanço e animação de seus projetos anteriores, atraindo cada vez mais novos públicos, neste domingo (28), às 16h, na Taberna da Francesinha, no Bairro do Recife.

O EP intitulado como “Luca de Melo”, vem com referências da Axé, Forró Sertanejo e Arrocha, estilos dançantes que compõem o repertório do artista. Luca promete muita animação com um show trazendo canções populares desses ritmos, e músicas autorais, que compõem todo o carisma do artista. Para promover o EP, Luca de Melo está promovendo um evento de lançamento exclusivo para convidados.

A abertura fica por conta do DJ Tiago Kroll para esquentar o público.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO EP LUCA DE MELO

Quando: 28 de Julho, às 16h

Onde: Taberna da Francesinha (Rua do Bom Jesus, 163, Recife Antigo)

Informações: 81. 98924-6133

Delivery em alta: mais de 66% das redes de franquias apostam no recurso

Na contramão dos demais setores, o franchising se mostra uma ótima opção para quem deseja obter seu próprio negócio. Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising – no primeiro trimestre deste ano, o faturamento do setor de franquias atingiu o número de 41,464 bilhões de reais, um aumento de 7% em comparação com o ano anterior.

Considerado destaque entre os seguimentos, o setor de alimentação segue mantendo a liderança em número de franqueadores e de operações. De acordo com o estudo, esse crescimento constante da receita gerada acontece principalmente pelo aumento de consumo de refeições fora do lar, pois hoje o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda nessa modalidade.

Além disso, a eficiência das marcas também auxiliou para que o setor gerasse um bom resultado, como por exemplo, investimentos em inovação, seja ela no processo de operação ou em ações de comunicação. O grande impulso no setor pode ser explicados também pelas novas plataformas de delivery e pela capilaridade de operações, que facilitam a logística de acesso ao consumidor.

A ABF em parceria com a ECD Food Service divulgou recentemente a 13ª Pesquisa Setorial ABF Food Service, que mostra que, 78% das redes pesquisadas pretendem investir em tecnologias de serviços delivery em 2019 ante 66% no ano passado.

Consolidado, o segmento de alimentação é individualmente o mais representativo do franchising brasileiro. Dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising de 2019 indicam que as franquias de food service tiveram um crescimento de 7,4% em sua receita comparado ao mesmo período do ano anterior.

Para Rafael Matos, sócio do N1 Chicken, o segmento de delivery vem ganhando mais espaço pois permite que o brasileiro empreenda com um valor mais justo. “O delivery exige um espaço menor e o franqueado não precisa necessariamente ter um ponto estratégico – que normalmente acaba elevando o custo. Esse tipo de negócio traz maior praticidade para o empresário, e consequentemente, uma melhoria na gestão”, comenta.

Fundada em 2017, o N1 Chicken se apoia três pilares: criatividade, colaboração e simplicidade. Como o próprio nome diz, seu carro chefe é a produção de frango frito crocante e foi criada com foco no delivery. “Todo nosso negócio foi estruturado para excelência do delivery, tornando o processo bastante lucrativo”, afirma Matos.

Um levantamento feito pelo Sebrae reforça a preferência dos consumidores por locais que ofereçam entrega em domicílio. Metade dos restaurantes e lanchonetes atendidos pela instituição em todo o país oferecem o serviço, sem terceirização, para dar mais comodidade ao cliente. Ainda segundo a pesquisa, 12% deles não possuem loja física, trabalhando exclusivamente por meio de entregas, sem portas abertas para a rua.

Já de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o crescimento do número de pedidos via aplicativo gira em torno de R$ 1 bilhão a cada ano. O número, que em média é um aumento de 12%, faz com que o setor no Brasil movimente em torno de R$11 bilhões a cada 12 meses. A ABF, informa que a perspectiva para este ano é que o setor de franchising tenha uma alta de faturamento entre 8% e 10% e que haja um incremento de 5% na geração de empregos.

Com menos de um ano executando o projeto de expansão, a rede fechou o ano de 2018 com 24 unidades e hoje já conta com 38 unidades comercializadas pelo país. “O ano passado foi um de muito desenvolvimento para a empresa, nossa meta de crescimento era 20 unidades espalhadas pelo país em 2018, e logo conseguimos superá-la”, comenta o sócio. Para 2019, as expectativas são altas “Nossa meta é alcançar a meta de 100 unidades comercializadas”, finaliza.

Sobre o N1 Chicken

O N1 Chicken é uma marca brasileira, trabalha exclusivamente com delivery e se apoia em três pilares para conquistar um número cada vez maior de clientes: criatividade, colaboração e simplicidade. O carro chefe da marca é a produção de frango frito, preparado a partir de alimentos e condimentos de alta qualidade: temperos exclusivos, 100% naturais e de origem brasileira.