Atletas contemplados por benefícios esportivos da PMC se destacam em competições

Os atletas de Caruaru beneficiados pelo Bolsa Atleta Municipal e pelo repasse esportivo do chamamento público, através das instituições contempladas, têm se destacado em competições fora do município em diversas modalidades. O atleta Guilherme Libório, de cinco anos, é um desses exemplos. Ele competiu na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Karate da fase de Brasília, que aconteceu entre os dias 27 a 31 de março na capital do Distrito Federal, e foi campeão na categoria Kata sub-08.

Na mesma competição foram medalhistas de bronze na categoria sub-10 os karatecas Marcos Cabral, de sete anos, e Gustavo Libório, de nove, que ficaram em terceiro lugar. Os atletas fazem parte da Associação Santana Dojo de Karate e se classificaram para a fase final do Campeonato Brasileiro que será realizado no Rio Grande do Sul, em outubro. Participaram da mesma seletiva para a formação da seleção brasileira, os karatecas Camilla Mirely, Milena Stefani e José Vitor Pedrosa, que, apesar de não alcançarem a vaga para o time, deixaram a marca de Caruaru na competição.

Caruaru no Campeonato Brasileiro de Judô

Caruaru também marcou presença no Campeonato Brasileiro de Judô (Região 2), que aconteceu entre os dias 29 e 31 de março, onde, além de Pernambuco, outros cinco estados brasileiros entraram na competição: Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Paraíba e Alagoas. Dos 751 atletas que competiram, a cidade de Caruaru foi representada com 26 judocas, sendo 14 do Projeto de Judô Comunitário Mauricio Tibúrcio (PJCMT), cinco atletas do Projeto Yamarashi Judô Futuro de Ouro (ambos beneficiados pelo chamamento público esportivo) e seis da Associação Roberdrayner Martins, que contou com ajuda de custo da Prefeitura de Caruaru para o deslocamento dos atletas nessa competição.

Nesse campeonato, seis atletas trouxeram medalhas para casa: Anna Laiza (PJCMT) foi medalha de ouro na categoria pesado sub-21; Rita de Cássia (PJCMT) – medalha de bronze na categoria sênior – 70 kg; Juliana Gregório (Projeto Yamarashi) – medalha de prata; Maria Eduarda (Associação Roberdrayner Martins) – Medalha de prata na categoria sub 13 – 28 kg; Lucas Queiroz (Associação Roberdrayner Martins), Medalha de bronze na categoria sub-15 – 47 kg; Dainara Freitas (Associação Roberdrayner Martins) – Medalha de bronze na categoria sub 18 – 70 kg. Os demais atletas foram classificados e ficaram em posições entre quarto e sétimo lugar.

Incentivo nos eventos esportivos

Além dos atletas e instituições, a Prefeitura de Caruaru vem incentivando também os eventos sediados no município. No último dia 24 de março a “Capital do Agreste” recebeu a Segunda Edição do Campeonato Open Pro BJJ (de jiu-jitsu), que aconteceu no último dia 24 de março, na quadra do Colégio Municipal Álvaro Lins. Mais de 500 atletas de todo o Nordeste participaram das disputas que atraíram um público de mais de 10 mil pessoas que vieram vibrar e torcer pelas equipes. O vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, prestigiou o campeonato juntamente com representantes da Gerência de Esporte e Lazer. A Prefeitura de Caruaru deu todo o apoio na estrutura do campeonato.

Semana Santa no Polo Caruaru

Criançada, pais e avós que passarem pelo Polo Caruaru na Semana Santa vão encontrar, além das roupas com aquele precinho, muita diversão. A programação para o feriado está cheia de atrações para todas as idades. Música ao vivo, casinha do coelho, feirinha de artesanato, cenário da última ceia da Paixão de Cristo para fotos, decoração especial, pinturinha no rosto, apresentações de trios de forró, além de caça aos ovos e oficinas de chocolate para os pequenos são algumas das atrações preparadas pelo Centro de Compras e Lazer.

“O Polo é praticamente uma parada obrigatória para quem vai assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém. Os visitantes vêm do Recife, de cidades vizinhas e também de outros estados. Quando param no Polo, conseguem vivenciar muitos aspectos da nossa cultura em um único lugar. Temos o artesanato, a moda produzida no Polo de Confecções, a nossa gastronomia e também a música”. Portanto, estamos preparados para receber muito bem os visitantes e também os moradores de Caruaru que procuram uma programação animada ou querem nos apresentar para familiares e amigos que visitam suas casas no período”, destacou o empreendedor do Polo Caruaru, Djalma Cintra Júnior.

Programação

Sábado – 13 de abril

11h às 16h – Trio Pé de Serra

11h às 15h – Demonstração ao vivo de criação de peças de barro

12h às 15h – Show com Elias Guinho

12h às 17h – Presença do Coelhinho da Páscoa para fotos

13h às 17h – Pinturinha no rosto com Tio Léo

15h30 às 16h30 – Show Infantil com as Bonecas Lol

Domingo 14 de Abril

11h às 16h – Trio Pé de Serra

11h às 15h – Demonstração ao vivo de criação de peças de barro

12h às 15h – Transmissão ao vivo da Final do The Voice Kids (Promoção TV Asa Branca)

12h às 17h – Presença do Coelhinho da Páscoa para fotos

13h às 17h – Pinturinha no rosto com Tio Léo

Segunda 15 de abril

11h às 16h – Trio Pé de Serra

11h às 15h – Demonstração ao vivo de criação de peças de barro

Terça – 16 de abril

11h às 16h – Trio Pé de Serra

11h às 15h – Demonstração ao vivo de criação de peças de barro

Quarta – 17 de abril

11h às 16h – Trio Pé de Serra

11h às 15h – Demonstração ao vivo de criação de peças de barro

Quinta – 18 de abril

11h às 16h – Trio Pé de Serra

11h às 15h – Demonstração ao vivo de criação de peças de barro

12h às 17h – Presença do Coelhinho da Páscoa para fotos

Sexta – 19 de abril

11h às 16h – Trio Pé de Serra

11h às 15h – Demonstração ao vivo de criação de peças de barro

12h às 17h – Show de Rosimar Lemos

12h às 17h – Presença do Coelhinho da Páscoa para fotos

13h às 17h – Pinturinha no rosto com Tio Léo

14h às 16h30 – Oficinas de Slime e Chocolate

Sábado – 20 de abril

11h às 16h – Trio Pé de Serra

12h às 15h – Show de Chorinho

12h às 17h – Presença do Coelhinho da Páscoa para fotos

13h às 17h – Pinturinha de rosto com Tio Léo

14h às 16h30 – Oficina de Slime e Chocolale

Domingo – 21 de abril

11h às 16h – Trio Pé de Serra

12h às 15h – Show com Dayse Rosa

12h às 17h – Presença do Coelhinho da Páscoa para fotos

13h às 17h – Pintura de rosto com Tio Léo

Dois consultórios odontológicos e 11 novas ambulâncias são entregues à população

Os moradores de Caruaru foram beneficiados, ontem (08), com dois novos equipamentos de saúde que vão facilitar e auxiliar no cuidado com a população. Pela manhã, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Saúde, entregou aos moradores do bairro Maria Auxiliadora duas equipes completas de saúde bucal. Já à noite, foi a entrega de 11 novas ambulâncias para o município.

Com as novas equipes de saúde bucal será possível realizar procedimentos odontológicos como: atividades de prevenção à cárie, tratamento restaurador, limpeza de tártaro, extração dentária, entre outros. A expectativa é de que sejam atendidos, em média, 500 pacientes por mês, numa área que tem a cobertura de 8.600 (oito mil e seiscentos) pacientes vinculados as Unidades de Saúde da Família do bairro.

“Estou muito feliz que agora posso cuidar dos meus dentes, aqui na unidade de saúde e sem precisar sair do meu bairro”, comemorou a moradora Eliane Maria da Silva. A vizinha de bairro, Carla Pimentel, complementou: “Agora não tem desculpas. Vou cuidar dos meus dentes e trazer os meus filhos também”.

O atendimento odontológico nas UBS Maria Auxiliadora 1 e 2 será feito através do acolhimento, onde o paciente será ouvido e selecionado através da prioridade dele. Além disso, as consultas serão divididas por grupos: crianças, idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes e público em geral.

A segunda entrega do dia para a saúde aconteceu à noite, no térreo do bloco A do Palácio Municipal Jaime Nejaym, que recebeu as 11 novas ambulâncias do município. Os novos veículos servirão para remoção dos pacientes das unidades municipais para hospitais de referência, que oferecem procedimentos de alta complexidade. Além disso, beneficiarão os pacientes de ambulatório que necessitam de transporte especializado para realização de consultas e exames.

“O investimento nas ambulâncias foi de quase R$ 2 milhões, sendo R$ 800 mil de emenda parlamentar do Senador, Fernando Bezerra Coelho, que eu só tenho a agradecer. O restante do dinheiro foi recurso do seu imposto, que é pago todos os meses, para garantir que a gente possa investir na saúde, na educação e na infraestrutura do nosso município”, explicou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

As novas ambulâncias são de grande porte e podem, se for a necessidade, transformarem-se em UTIs. A entrega simbólica da chave dos novos veículos foi feita pela prefeita Raquel Lyra para o motorista José Freire Barreto, mais conhecido como Seu Zequinha, que já trabalha na Secretaria de Saúde há 11 anos. “Nunca trabalhei numa ambulância assim. Estou encantando e feliz, pois a população merece um serviço de qualidade deste porte. Estou muito satisfeito com meu novo veículo de trabalho”, relatou o motorista.

Cada veículo novo tem uma nova maca, que vai poder atender as demandas que existem nos serviços de emergência. “Vamos conseguir fazer o transporte mais ágil entre as unidades e também, quando for necessário, enviar o paciente para uma outra cidade com mais segurança e uma maior qualidade, não só pra ele, mas também para o trabalhador de saúde, que é peça fundamental para uma remoção bem feita”, explicou o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos.

Foto: Arnaldo Félix

Projeto da PMC resgata histórias de mulheres que dão nome a escolas municipais

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Caruaru possui 50 escolas que receberam nomes de mulheres, porém, não constam em seus arquivos a bibliografia, histórico ou registros fotográficos dessas personagens ilustres do município. Sendo assim, a Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru (SPM) idealizou uma proposta de projeto para dar visibilidade às 50 patronesses que nomeiam as instituições, de forma a divulgar para a população caruaruense a história dessas figuras femininas.

A coleta desses dados foi feita através de pesquisas aprofundadas na internet e de um levantamento feito com familiares e pessoas ligadas às patronesses. Também foram fontes de informação os órgãos públicos, como a Câmara Municipal de Caruaru. Das 50 escolas da pesquisa, 20 já foram catalogadas pela equipe da SPM. A primeira exposição desse material foi durante a segunda edição do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença que aconteceu no auditório da ACIC no dia 17 de maio de 2018.

Outra exposição foi realizada durante o 1° Seminário Municipal de Garantia de Direitos das Mulheres que aconteceu no Senac Caruaru, de quatro à sete de dezembro do ano passado. Nessa oportunidade, foram mostradas 18 homenageadas: Cacilda Vieira Santos, Drª Clarice Pinto de Melo Gomes; Gianete Silva; Guiomar da Fonseca Farias Lyra; Josélia Florêncio da Silveira, Justina de Freitas; Leonor Felicidade da Conceição; Luzia Belmiro Monteiro Rosal (Sinhazinha); Maria Bezerra Tôrres; Maria Cândida da Silva; Maria do Carmo Queiroz Cabral; Maria Cristina de Lima Tavares Correia; Maria Laura Monteiro Florêncio; Maria de Lourdes Sousa Maciel (Tia Malude); Maria Martins de Melo; Maria do Socorro de Freitas; Mariana Lourdes de Lima; Teresa Neuma Pereira Pedrosa; Helena Martins Gomes e Erika Patrícia.

Para completar o catálogo, a Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru (responsável pela pesquisa) está convocando familiares e amigos de pessoas próximas das patronesses que faltam para contribuir com a pesquisa. O pedido é por informações e dados para compor os dossiês dos seguintes perfis: Professora Nerine Francisca de Carvalho; Flora Bezerra; Paulina Monteiro; Francisca Maria da Conceição; Maria Alice; Professora Iva Do Carmo; Maria de Lourdes Pepeu; Maria Anunciada Rodrigues; Maria Félix de Lima; Maria de Lourdes Azevedo; Maria Emília; Natalice Limeira; Maria José de França e Antônia Maria da Conceição.

Quem tiver como colaborar com o trabalho de pesquisa pode entrar em contato com a SPM através do telefone (81) 3724-8600. O endereço é Rua Padre Rolim, nº 40, Bairro Maurício de Nassau (próximo à antiga Boate Vila Neon). “A meta é fazer com que todas as escolas que recebem nomes de mulheres tenham em seus acervos as informações sobre suas patronesses para que a história de Caruaru se mantenha viva em nossas mentes e possa ser compartilhada”, destacou Íris Jacyra Andrade, psicopedagoga e representante da pasta da Educação de Caruaru na SPM.

Foto: Janaína Pepeu

Prefeitura de Caruaru começa “Programa Terra Arada” na zona rural

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (SUDER), iniciou ontem (8) o “Programa Terra Arada”. A medida beneficiará mais de 750 famílias dos quatro distritos do município. Só em abril a previsão é de que sejam arados 1.500 hectares de terra, totalizando 3 mil horas trabalhadas. O serviço de aração já é oferecido durante todo o ano e foi intensificado após as recentes chuvas.

Agora, dez tratores atenderão aos agricultores nos meses de abril, maio e junho; a depender da demanda. “Temos uma equipe que recolhe todos os dados da zona rural, dos agricultores que vêm até a secretaria fazer as solicitações de máquinas. A partir disso, montamos um cronograma de entrega desses serviços. A gente precisa realmente dar esse apoio ao homem do campo com a aração de terra para eles plantarem suas sementes”, destacou o secretário de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, Bruno França.

Para o agricultor Luís Santana, o serviço disponibilizado pela prefeitura contribui bastante com a economia dos produtores rurais. “Se a gente fosse pagar trabalhador para fazer isso, pagar tudo, ficaria mais difícil. Agora fica muito bom esse serviço aqui. Até quatro meses teremos feijão e milho maduro à vontade”, disse.

O agricultor que deseja solicitar o serviço de aração de terra deve ir até a SUDER portando RG, CPF e o endereço da localidade a ser beneficiada. A SUDER fica no Bloco C, localizado na Rua Rafael Cavalcanti, sem número, bairro Pinheirópolis. O horário de atendimento é das 7h às 13h.

2,5 milhões de micro, pequenas e médias empresas passarão a ter crédito com Cadastro Positivo

De acordo com o estudo inédito da Serasa Experian, 2,5 milhões de micros, pequenas e médias empresas brasileiras passarão a ter acesso ao crédito no país, com a inclusão automática no Cadastro Positivo. Esse número representa 23,6% do total das MPMEs ativas na Receita Federal e não negativadas (10,6 milhões). Apesar de não estarem ou não terem ficado negativadas nos últimos 12 meses, essas empresas podem não estar incorporadas ao sistema financeiro por apresentarem pontuação (score) baixa nos modelos de análise de crédito atuais, devido à insuficiência de informações sobre seus históricos de endividamento e de pagamentos de compromissos em dia, o que pode prejudicar a adequada visibilidade e análise de sua capacidade de pagamento no momento da concessão de financiamentos.

A partir de simulações baseadas em modelos estatísticos próprios de score, a Serasa Experian apurou ainda que a inclusão no Cadastro Positivo dessas MPMEs – entre as quais estão 2,0 milhões de micros e pequenos negócios e 500 mil médias empresas – pode resultar em uma injeção de recursos na economia do país da ordem de R$ 180 bilhões. A expansão projetada é de 35% para a carteira de crédito PJ destinada a empreendimentos destes portes, que atualmente totaliza R$ 512 bilhões segundo o Banco Central. A perspectiva é de que esse processo venha contribuir também para uma queda da taxa de juros para aquelas empresas que já têm acesso ao mercado.

“O crédito é vital à manutenção e à evolução de negócios de todos os portes. No entanto, micros e pequenos empresários, que já estariam elegíveis à contratação de empréstimos e financiamentos, ainda se deparam com o desafio de se habilitarem formalmente para usufruir de propostas mais adequadas aos seus perfis. A aprovação do Cadastro Positivo pode contribuir positivamente para mudar esse cenário, ao estabelecer no Brasil um sistema de referência internacionalmente adotado, que permite conhecer e entender o comportamento financeiro de consumidores e empresas, e promover o uso consciente desse recurso e o crescimento sustentável do mercado de crédito”, afirma o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Veja na tabela completa a distribuição por Estado dos recursos em créditos novos que podem ser concedidos a micros, pequenas e médias empresas beneficiadas com uma melhoria de suas análises de crédito, gerada pela implementação do Cadastro Positivo:

Cadastro Positivo proporciona inclusão financeira

Baseado em uma metodologia mais abrangente e inclusiva para concessão de crédito, o Cadastro Positivo considera a análise de todo o histórico de endividamento e de que modo empresas e consumidores efetuam o pagamento de dívidas contratadas com bancos e estabelecimentos de comércio e de serviços (luz, água, telefone, gás). Também são avaliados compromissos financeiros a vencer.

O objetivo desse processo é valorizar aspectos positivos, como o hábito do consumidor de pagar em dia suas contas, e não se concentrar somente nas dívidas atrasadas. Essa visão inclui CPFs e CNPJs no sistema financeiro e contribui para a prevenção e o combate ao superendividamento, ao sinalizar de modo claro se há espaço no orçamento para contrair mais dívidas.

O Brasil é uma das poucas grandes economias globais que ainda não considera o Cadastro Positivo. Nos países nos quais os dados positivos passaram a constar nos modelos estatísticos, entre os principais diferenciais, se verificou a maior inclusão das pessoas no crédito.

Metodologia

A partir das informações cadastrais e comportamentais disponíveis em sua base de dados, a Serasa Experian apontou que 2,5 milhões das 10,6 milhões MPMEs ativas na Receita Federal e não negativadas possuem score baixo (igual ou menor que 500) e, por isso, não seriam aprovadas numa análise de crédito por parte das empresas concedentes. Entretanto, esse score baixo não está associado a alguma eventual negativação, mas sim à insuficiência de informação a respeito do CNPJ pesquisado para que seja possível uma análise mais individualizada. Ou seja, são MPMEs que estariam habilitadas para receber crédito, mas não conseguem por falta de informação – o que seria suprido com o Cadastro Positivo.

Foram consideradas, em relação aos CNPJs, informações de faturamento (real ou presumido) para estimar a alavancagem em relação ao potencial de crédito adicional a ser concedido.

Parecer sobre reforma da Previdência deve ser apresentado na CCJ da Câmara nesta terça

O relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), deve apresentar o relatório sobre a constitucionalidade da PEC que altera as regras de aposentadoria nesta terça-feira (9). A reunião na CCJ está marcada para às duas e meia da tarde.

Na CCJ, os deputados aprovam ou não se a proposta desrespeita algum princípio constitucional. Se for aceita pela maioria simples dos membros da comissão, a discussão do mérito, ou seja, do conteúdo, será feita por um novo colegiado, em uma comissão especial ainda a ser criada.

Se aprovado pela CCJ da Câmara, o texto segue para discussão em comissão especial, que discute o conteúdo da proposta. Passada essa etapa, a matéria precisará do apoio de dois terços dos deputados por se tratar de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ou seja, 308 deputados, em dois turnos de votação. Na sequência, segue o mesmo trâmite no Senado.

Nesta quarta-feira (10), o Senado Federal deve acompanhar a tramitação da Previdência na Câmara através da criação de uma comissão especial. A expectativa é de que os senadores também ouçam representantes da indústria e de sindicatos sobre o projeto.

Sancionada lei do novo Cadastro Positivo

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, hoje (08/04), a lei que desburocratiza as regras do Cadastro Positivo. O texto havia sido aprovado nos Plenários da Câmara dos Deputados no dia 20 de fevereiro e do Senado Federal no dia 13 de março. Na avaliação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, o novo texto deve democratizar o acesso ao crédito e estimular a competição entre instituições financeiras e varejo.

O Cadastro Positivo é uma política pública prevista na Agenda BC+, do Banco Central do Brasil, com o objetivo de reduzir o custo do crédito no país. Ele consolida o histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas, por meio de bancos de dados com informações do cumprimento de obrigações financeiras, dos pagamentos de dívidas e contas de concessionárias de serviços continuados, como água, luz, gás, esgoto e telecomunicações. Os bancos de dados são operados por instituições autorizadas pelo Banco Central, entre as quais o SPC Brasil, braço de produtos e serviços do Sistema CNDL.

De acordo com o novo texto, todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ passam a fazer parte automaticamente do cadastro, garantindo também a possibilidade de o cadastrado pedir a sua exclusão a qualquer tempo e de forma gratuita. O retorno ao Cadastro Positivo é permitido mediante solicitação aos gestores dos bancos de dados também a qualquer momento e sem custo algum.

A partir da publicação da lei no Diário Oficial da União, começam a contar os prazos para uma ampla divulgação à população sobre o novo modelo do Cadastro Positivo, e para que seja feito o compartilhamento das informações de hábitos de pagamentos dos consumidores entre instituições financeiras e gestores de banco de dados.

Benefícios para consumidores e empresas – A principal consequência da nova lei será tornar o acesso ao crédito mais fácil e com juros menores para consumidores e empresas que honram seus compromissos financeiros, pois permitirá que informações atualmente não disponíveis consideradas em uma avaliação de crédito passem a ser consideradas, possibilitando uma avaliação de risco mais justa e individualizada.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, a reformulação das regras do Cadastro Positivo favorecerá mais a assertividade nos processos para análise e concessão de crédito, como, por exemplo, financiamentos, empréstimos e compras a prazo.

“O Cadastro Positivo eleva o Brasil ao patamar de nações do primeiro mundo que já usam o modelo, assim como Estados Unidos e União Europeia. As novas regras permitirão, principalmente, que micro e pequenos empresários tenham acesso a informações já utilizadas por instituições financeiras de grande porte, gerando maior segurança no processo de concessão de crédito e estimulando a competição na oferta de crédito entre fintechs, cooperativas, pequenas financeiras e empresas do varejo”, explica Costa.

“Um dos motivos das taxas de juros serem altas e de não haver flexibilização dos prazos para pagamentos é a ausência de algumas informações sobre hábitos de pagamento dos consumidores. Atualmente, o bom pagador é penalizado pelo inadimplente, fazendo com que os juros sejam elevados para todos, independentemente do seu comportamento financeiro. Com as novas regras, a análise passa a considerar o histórico de bom pagador e não apenas restrições pontuais, o que é mais justo”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

Score de crédito – Com o novo Cadastro Positivo, pessoas físicas e jurídicas terão um score de crédito, ou seja, uma nota determinada a partir da análise estatística dos hábitos de pagamento, do relacionamento com o mercado e dos dados cadastrais.

Para quem consulta, apenas o score de crédito estará visível. O histórico de hábitos de pagamentos do cadastrado só será disponibilizado mediante prévia autorização.

No histórico de pagamentos ou na composição do score não serão incluídos elementos relacionados à origem social, etnia, saúde, informações genéticas, sexo e convicções políticas, religiosas e filosóficas.

Dados pessoais – A proteção de dados sensíveis e o sigilo bancário permanecem preservados, como todas as demais exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor, garantindo que as informações dos cadastrados sejam utilizadas única e exclusivamente para fins de análise de crédito.

Sobre a CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

Sobre o SPC Brasil – Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

Conservatório comemora Dia Nacional do Choro

Importante data do calendário do Conservatório Pernambucano de Música, o Dia Nacional do Choro será comemorado desta quinta-feira (11) a domingo (14), com workshops e oficinas de instrumentos musicais e concertos na sede da escola de música e no Teatro de Santa Isabel. As atividades são gratuitas.

Este ano, o evento homenageará o grande bandolinista e compositor Rossini Ferreira, que foi solista da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco e professor do CPM. O ponto alto das comemorações será na quinta-feira, quando ocorre o show do bandolinista Hamilton de Holanda, referência no País atualmente em se tratando do gênero.

A programação especial para celebrar o dia do gênero brasileiro por excelência já é uma tradição do Conservatório, que busca não só divulgar o estilo musical, como também oferecer formação técnica aos novos instrumentistas, através de oficinas, explica a gerente geral Roseane Hazin.

“O choro sempre teve lugar nos programas de instrumento do Conservatório. Nossos cursos de bandolim e cavaquinho estão entre os primeiros cursos oficiais desses instrumentos no País. Nos anos 1980, o Conservatório teve a Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco, uma orquestra que trazia na formação o bandolinista Rossini Ferreira, um dos grandes bandolinistas do Brasil entre as décadas de 1950 e 1990. O convidado desta edição do Dia Nacional do Choro é o bandolinista Hamilton de Holanda, um fenômeno como instrumentista, um dos melhores da nova geração do choro brasileiro. Estão todos convidados a assistir os concertos e participar das oficinas”, finaliza a coordenadora.

A programação comemorativa tem início na quinta-feira (11), com um workshop de bandolim com Hamilton de Holanda, das 10h às 12h, na sede da escola. À noite, acontece a abertura oficial das comemorações do Dia Nacional do Choro, com a apresentação do bandolinista, acompanhado pela Orquestra Matéria Prima, no Teatro de Santa Isabel, às 20h, com entrada gratuita. Já na sexta (12), o professor e integrante da Orquestra Matéria Prima, Maurício Cezar, ministra o workshop “Iniciando no choro” para alunos de iniciação musical. A aula acontece em dois horários, das 9h às 10h30 e das 15h às 16h30, no CPM, com a participação especial do músico Arthur Philipe.

Oficinas de canto, percussão, sopro, cavaquinho e violão de seis e sete cordas acontecerão na escola de música durante o sábado (13) pela manhã, 9h às 12h, e tarde, 13h às 16h. No domingo, o músico Maurício Cezar promove a oficina prática de conjunto e roda de choro, das 9h às 12h. As inscrições para estas aulas são gratuitas e podem ser realizadas na secretaria do Conservatório Pernambucano de Música.

Encerrando a semana, no domingo, às 16h, os pianistas Elyanna Caldas e Levy Guedes apresentam o concerto Dois Pianos no Choro no Auditório Cussy de Almeida. O percussionista Júnior Teles e o violonista Bozó 7 Cordas também participam do concerto “Dois Pianos no Choro”, apresentando choros de Ernesto Nazareth, Radamés Gnatalli, Paulinho da Viola, Jacob do Bandolim, Tom Jobim e dos pernambucanos Rossini Ferreira e Capiba. “Todos, compositores de talento invulgar, excelentes músicos na improvisação e criatividade dignas de aplauso. Contando no início com três instrumentos, flauta, cavaquinho e violão, os grupos de choro receberam a colaboração do clarinete, do sax soprano, do bandolim, da percussão, até mesmo do piano. Atualmente, é um gênero internacionalmente conhecido e o seu sucesso é garantido”, conta Elyanna.

HAMILTON DE HOLANDA

A grande atração da noite de abertura do evento é a apresentação do bandolinista Hamilton de Holanda, no Teatro de Santa Isabel, às 20h. O músico se apresentará com a Orquestra Matéria Prima.

“Estou muito feliz de voltar ao Recife, Pernambuco, Estado de origem da minha família, onde me sinto muito bem, me sinto querido, encontro as pessoas que eu gosto. O pernambucano tem uma cultura muito forte, que eu adoro. Tocar com a orquestra Matéria Prima será muito legal. A gente vai tocar algumas músicas do Rossini e duas composições minhas, ‘Capricho de Rafael’ e ‘Balaio’. Tem tudo a ver com a onda da orquestra, acho que vai ser um barato, vai ser emoção pura”, comentou Hamilton.

Músicas como ‘Abraçando Avena’, ‘Ansiedade’, ‘Choro no Natal’ e ‘Lembranças de Recife’ fazem parte do repertório do show. O público deve comparecer ao local para fazer a retirada do ingresso uma hora antes do início do espetáculo.

SERVIÇO

COMEMORAÇÃO DIA NACIONAL DO CHORO – De 11 a 14 de abril, no Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro). Apresentações, workshops e oficinais musicais – inscrições na secretaria do CPM até dia 12 de abril. Entrada franca.

SHOW DE HAMILTON DE HOLANDA – Quinta-feira, 11 de abril, às 20h, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, S/N, Santo Antônio). Entrada franca. Público pode retirar o ingresso para o concerto uma hora antes do seu início.

Artigo – Fortalecer a presença da Receita Federal nas fronteiras é essencial

Nos três primeiros meses de 2019, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil participaram da apreensão de mais de 10 toneladas de cocaína, mais de 700 quilos de maconha e retiveram mais de R$ 400 milhões em mercadorias que ingressaram ilegalmente no País. A Receita Federal apreendeu também 250 toneladas de explosivos que foram encontrados em um galpão no Rio de Janeiro e estavam armazenados em 11 contêineres de exportação que tinham como destino o continente africano.

As apreensões e retenções foram realizadas em portos, aeroportos e postos de fronteira terrestre, principalmente por servidores que atuam nas unidades da RFB em Foz do Iguaçu/PR, no Aeroporto Internacional de Viracopos/SP, no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, nos portos de Paranaguá/PR, Santos/SP e Natal/RN. As equipes de vigilância e repressão compostas por Analistas-Tributários também participaram de apreensões e retenções em estradas e rodovias nas regiões de Cambé/PR, de Sertanópolis/PR, em Nova Alvorada do Sul/MS, em Dourados/MS, em Ponta Porã/MS, em Manacapuru/AM, na orla de Belém/PR e em Santa Maria/RS e no Chuí/RS.

Ações realizadas em diversos pontos do País estão diretamente relacionadas com a segurança internacional ao promover o combate a crimes como o contrabando, o descaminho e o tráfico de drogas. Inclusive, a cocaína apreendida pela Receita Federal nos três primeiros meses do ano tinha como destino portos e aeroportos internacionais como os da Bélgica, Portugal, Espanha, França, Holanda, República da Guiné, Nigéria e África do Sul.

Todos esses resultados alcançados são possíveis por ser a Receita Federal do Brasil o órgão responsável pelas atividades de controle aduaneiro, fiscalização, vigilância e repressão das fronteiras terrestres, portos e aeroportos em todo o país. De acordo com o Decreto 6.7596, de 5 de fevereiro de 2009, que regulamenta a administração das atividades aduaneiras, e a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comércio exterior, a Receita Federal do Brasil tem a precedência sobre os demais órgãos no controle aduaneiro e é importante destacar que a Administração Aduaneira também atua no combate à sonegação fiscal, à fraude comercial, ao tráfico de animais em extinção e a outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.

Para que se tenha uma ideia, em 2018, a Receita Federal apreendeu mais de R$ 3,1 bilhões em mercadorias em ações de combate ao contrabando e descaminho. Em 2018, também cresceu a apreensão de drogas. Foram mais de 39 toneladas de drogas, principalmente de cocaína que ultrapassou 29,7 toneladas. Em 2017, a RFB já havia apreendido mais de R$ 2,3 bilhões em mercadorias nas ações de combate ao contrabando e descaminho, com destaque para a apreensão de 45,7 toneladas de drogas.

Atualmente, a Receita Federal conta 2.601 servidores na Aduana, um quadro que apresenta distorções significativas mesmo quando comparado com países que têm economia, balança comercial, população e extensão de fronteiras muito inferiores às do Brasil. Em vários países, como os Estados Unidos (60.000 servidores), China (60.000 servidores), Holanda (4.900 servidores), Alemanha (39.000 servidores), Itália (9.000 servidores) e México (8.200 servidores), o quantitativo de servidores é muito maior que os da Aduana brasileira. Mesmo em países da América do Sul, como Chile (1.420 servidores), Bolívia (1.597 servidores) e Argentina (5.758 servidores) mantêm efetivos muito superiores ao número de servidores da Aduana brasileira, especialmente quando se considera as dimensões econômicas, da balança comercial, das fronteiras e o número de habitantes.

É também nesse sentido que o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) vem, ao longo dos anos, debatendo uma série de propostas visando o fortalecimento do controle de fronteiras por compreender a importância dessas ações para a segurança da sociedade e para garantia da soberania do País. Umas das propostas defendidas pelo Sindireceita visa, justamente, o fortalecimento das ações integradas de controle de fronteiras com os demais órgãos do Estado brasileiro.

Recentemente, o governo voltou a discutir a possibilidade de criação de uma guarda de fronteiras que teria entre outras atribuições a realização de ações de combate ao tráfico internacional de drogas e contrabando nessa faixa do território nacional. Essa proposta, no entanto, precisa ser amplamente debatida e analisada, principalmente diante do quadro de escassez de recursos e limitações para contratação de servidores públicos. A Receita Federal mantém nas fronteiras do País 31 postos de controle e mais de 600 servidores, todos devidamente treinados e qualificados para exercer as funções de controle aduaneiro, prerrogativa inclusive que está descrita na Constituição Federal. Não se trata de negar a necessidade de ampliação do controle de fronteira, mas sim de contribuir para um debate que precisa passar prioritariamente pelo fortalecimento da presença fiscal exercida pela Receita Federal nos portos, aeroportos e postos de fronteira.

A Receita Federal, inclusive, é o órgão de Estado responsável pelo controle do comércio internacional, e é preciso que se compreenda que o enfrentamento de crimes como contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas exige muito mais do que ações de repressão. É preciso dispor de conhecimento, de capacidade e também de infraestrutura de tecnologia da informação para realização da chamada análise de risco que contempla o acompanhamento de cargas e veículos que permitem a identificação de atividades e atores suspeitos que se utilizam das rotas e de toda a logística do comércio formal para transportar e comercializar mercadorias ilegais como armas, munições e drogas.

Dessa maneira, o enfrentamento efetivo dos chamados crimes transfronteiriços passa pelo fortalecimento das ações de controle exercidos pela Receita Federal do Brasil. O controle de nossas fronteiras exige investimentos em sistemas de monitoramento eletrônico, com o devido compartilhamento de imagens e informações obtidas por esses sistemas, e necessita urgentemente de investimentos para incrementar a atuação da Receita Federal por meio de suas equipes de controle de bagagem, de vigilância e repressão, aéreas, náuticas e de cães de faro – K9.

Como exemplo da necessidade de incrementos, o quantitativo de Equipes K9 da Receita Federal é de 24 equipes, responsáveis diretas nos últimos três anos pela apreensão de 24,2 toneladas de cocaína e 2,6 toneladas de maconha, número muito abaixo do que o órgão projeta como sendo ideal, 120 equipes. Comparando a realidade das Equipes K9 da Aduana brasileira com a de outros países, a situação é bastante desigual. Nos Estados Unidos, o Programa de Treinamento Canino de Alfândega e Proteção de Fronteiras da Customs and Border Protection – Securing America’s Borders é composto por 1.500 equipes K9. A Aduana argentina, Administración Federal de Ingresos Públicos – AFIP, atualmente possui mais de 300 Equipes K9. Na Deutscher Zoll, a Aduana alemã existem 340 Equipes K9 em atividade e na Aduana japonesa atuam 130 Equipes K9 detectando drogas nos portos, aeroportos e correios.

Portanto, mais do que a criação de novos órgãos e/ou forças de repressão é fundamental fortalecer as instituições que já existem e que são essenciais para que o Estado brasileiro exerça seu papel soberano.

Geraldo Seixas – presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil – Sindireceita