Publicada lei que prevê redução de mortes no trânsito

O índice de mortes no trânsito deve ser reduzido pela metade num prazo de dez anos. Esse é o objetivo do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei 13.614/2018, que foi publicada na sexta-feira (12) no Diário Oficial da União.

A proposta, de autoria do ex-deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) e coautoria do deputado Paulo Foletto (PSB-ES), inclui no Código Brasileiro de Trânsito um regime de metas anuais para a redução do número de vítimas no trânsito.

De acordo com o projeto, as metas devem ser fixadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para cada um dos Estados da Federação.

No caso do Distrito Federal, as metas serão definidas mediante propostas fundamentadas dos Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e do Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contrandife).

O texto prevê que os órgãos deverão realizar consultas e audiências públicas para ouvir as manifestações da sociedade sobre as metas, além de campanhas públicas permanentes, promover a divulgação de balanços e a fiscalização de ações e cumprimento de metas.

Segundo Albuquerque, o objetivo é diminuir, pela metade, o índice nacional de mortos em acidentes de trânsito no país, no prazo de dez anos, mesma meta do Plano Global para a Década de Ações 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Finalmente o Brasil terá uma lei com metas que cumpre a orientação da ONU sobre a década de Redução de Mortes no Trânsito. Cada ente federado terá que ter metas a serem alcançadas. Somos o país mais violento do mundo no trânsito”, afirma.

O socialista explica que o texto foi inspirado em experiências de países como França e Espanha, que reduziram em mais de 60% as mortes em ruas, avenidas e rodovias, com políticas de combate à violência no trânsito.

No país, ocorrem por ano 40 mil mortes, que geram um impacto de aproximadamente R$ 25 bilhões em despesas com hospitais e benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Fiscalização

De acordo com o projeto, a cada ano os conselhos de trânsito e a Polícia Rodoviária Federal enviarão ao Contran um relatório analítico sobre o cumprimento das metas fixadas para o ano anterior, expondo as ações e os projetos ou programas, com os respectivos orçamentos, por meio dos quais se pretende cumprir as metas propostas para o ano seguinte.

Em setembro de cada ano, as metas fixadas serão divulgadas durante a Semana Nacional de Trânsito, assim como o desempenho (absoluto e relativo) de cada estado e do Distrito Federal no cumprimento das metas anteriores.

Essas informações, assim como os detalhes dos dados levantados e das ações realizadas por tipo de via (federais, estaduais e municipais), ficarão à disposição do público na internet.

Recomendações

Até o dia 31 de março de cada ano serão divulgados os índices de mortes no trânsito relativos a cada estado por grupos de habitantes e veículos no ano anterior.

Entretanto, com base em índices parciais, apurados no decorrer do ano, os conselhos de trânsito poderão recomendar aos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito alterações nas ações, projetos e programas em desenvolvimento ou previstos com o objetivo de atingir as metas fixadas.

Desempenho

A partir da análise de desempenho dos estados, o Contran deverá elaborar e divulgar, também durante a Semana Nacional de Trânsito, duas classificações ordenadas dos estados e do Distrito Federal: uma referente ao ano analisado e outra que considere a evolução do desempenho desde o início das análises.

Será divulgado ainda relatório a respeito do cumprimento do objetivo geral de metas.

O desafio da sustentabilidade no Terceiro Setor

Por Sérgio Loyola, gerente de Projetos Sociais da Fundação Salvador Arena

Segundo o livro SOS da ONG, de José Alberto Tozzi, especialista em terceiro setor, uma das principais características das organizações do terceiro setor é o financiamento de sua sobrevivência, e para superar esse desafio, a captação de recursos no Brasil precisa derrubar algumas barreiras que impedem o seu desenvolvimento. Concordo.

A cultura do “coitadismo” como meio de sensibilizar doadores ainda é bastante presente nas práticas das organizações sociais. O preconceito das ONGs quanto ao uso de modernas e legítimas técnicas de marketing limitam as suas possibilidades de captação de recursos e o uso racional, estratégico e pragmático das redes sociais e meios de interação virtual com os doadores também são exemplos disso.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Fundação Salvador Arena com 32 entidades sociais do ABC e São Paulo, entre 2016 e 2017, revelou que:

– 70% sabem da importância de se comunicar com o público de interesse, mas não têm um plano de comunicação formal;

– 50% não têm dados das pessoas com quem se relacionam (nome, e-mail, telefone etc.) ou quando têm estão desatualizados;

– 50% das organizações afirmaram não terem os dados dos doadores (PF) com quem se relacionam (nome, e-mail, telefone etc.) ou estão desatualizados;

– 35% têm um plano básico para captação de recursos, mas os resultados não são avaliados;

– 95% necessitam de mais formação para atuar na área de captação de recursos.

Essa constatação parece responder a oito questões propostas pelo consultor Rodrigo Alvarez, em seu artigo ”Da escassez à suficiência…”, publicado na revista eletrônica “Captamos.org.br”, em outubro de 2016. São elas:

1) Você trabalha em uma organização social que precisa captar recursos para manter suas atividades, mas percebe que seus esforços geram resultados sempre insuficientes?

2) Ano após ano, sua organização precisa crescer e ampliar suas metas, mas parece que está sempre correndo muito e que nunca chega lá?

3) Na sua organização, as pessoas ganham mal (ou têm relações de trabalho precárias) e se sentem constantemente ameaçadas pela instabilidade dos projetos?

4) Você se percebe distante daquela “chama” que te levou a atuar por uma causa?

5) Os doadores individuais já não respondem da mesma forma às suas solicitações ou a sua organização não têm doadores individuais e nem sabe por onde começar?

6) Você já visitou mais de 100 empresas no último ano e parece que seu discurso não tem ressonância para o meio empresarial.

7) Na volta de cada reunião, você tem uma sensação de que ninguém se importa com a causa que você defende e que as empresas e os empresários são insensíveis e egoístas?

8) Como captador de recursos, você é cobrado por resultados, mas se sente só e desconectado do resto da organização, distante da liderança e da área de programas, e percebe que os resultados na captação de recursos precisam ser parte de um esforço integrado?

Se você respondeu com um “sim” a pelo menos três dessas questões, está na hora de rever alguns conceitos e práticas de sua organização como:

– Revisar a missão, a visão de futuro e os valores institucionais de sua organização;

– Dimensionar a sua estrutura operacional, isto é, pessoas, suas competências e engajamento à causa social da ONG;

– Desenvolver um plano de comunicação – formal, realista e aplicável – com os seus diferentes públicos de interesse e;

– Formatar um plano eficaz de captação de recursos que oriente as ações e práticas de sua organização, desenhado para os próximos dois ou três anos, pelo menos.

Ora, as organizações do terceiro setor proporcionam, indiscutivelmente, efeitos bastante positivos à sociedade. Para se ter uma ideia, “para cada um real oferecido pelo Estado como imunidade a essas instituições, há um retorno de seis reais em benefícios entregues à população”. Outros dados mostram ainda “que as atividades do setor beneficiaram, só em 2015, mais de 160 milhões de pessoas e geraram cerca de 1,3 milhão de empregos”, segundo a pesquisa realizada pelo FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas, de maio de 2015 a junho de 2016.

Ainda segundo a pesquisa, “na área da saúde, hoje, em 968 municípios brasileiros o único hospital presente é filantrópico, não havendo nenhuma presença pública na região. O setor concentra 53% dos atendimentos SUS em todo o País. Quando o assunto é educação, mais de 2 milhões de jovens têm a oportunidade de estudar em filantrópicas, sendo que, desse total, 600 mil são bolsistas. ”

O desafio, portanto, está na atualização dos meios, práticas e métodos de busca pela sustentabilidade das organizações a partir da revisão dos conceitos e pré-conceitos ainda presentes no setor social; mas, por outro lado, no investimento de empresas, governo e doadores individuais na capacitação das organizações do terceiro setor para desenvolvimento institucional e para boas práticas em sustentabilidade, tendo em vista que a sociedade não é composta somente por ONGs, mas também pelas organizações do primeiro setor (Estado) e do segundo setor (Mercado).

Em suma, a responsabilidade pela construção de uma sociedade que, de fato queremos, é de todos nós. Desse modo, cada setor deve prever em seus orçamentos anuais os recursos para dar cumprimento à isso evitando que esse discurso fique apenas no campo da retórica.

REFERÊNCIAS:

Tozzi, José Alberto. SOS da ONG: guia para organizações do terceiro setor. SP, ed. Gente, 2015.

Alvarez, Rodrigo. Artigo “Da escassez à suficiência: em busca de uma permacultura para as organizações sociais”. http://captamos.org.br/news/2717/da-escassez-suficincia-em-busca-de-uma-permacultura-para-as-organizaes-sociais

Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF). Pesquisa “A contrapartida do Setor Filantrópico para o Brasil”. Realização: Realizada pela DOM Strategy Partners. SP. 2016. http://fonif.org.br/noticias/pesquisas/2016/

Tamandaré sedia o 5º Dia da Consciência Cristã

padres_arlindoeantôniomaria

A praia de Tamandaré sedia, pela quinta vez, o Dia da Consciência Cristã. O evento, que acontece no dia 27 de janeiro, na Arena Tamandaré Fest, tem como atrações a cantora Elba Ramalho, a banda Fulô de Mandacaru, o Padre Antônio Maria e o cantor Almir Rouche. Além disso, as apresentações contarão com as participações de Dudu do Acordeon, Anna Alves, Viviane Arruda, Alejandro e da Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco. Os ingressos custam R$ 30,00 já estão a venda na sede da Paróquia de São Pedro, em Tamandaré; e na Banca Fernanda, na Avenida Guararapes, Centro do Recife.

O Dia da Consciência Cristã é realizado anualmente com o intuito de evangelizar e celebrar a vida, além de garantir a continuidade de dois projetos sociais no município de Tamandaré. O primeiro deles é a Associação Padre Arlindo atua diretamente na criação e desenvolvimento de projetos sociais, culturais e religiosos, sempre incentivando a cultura e educação, prestando apoio e orientação à comunidade carente de Tamandaré.

Através dela, foi possível disponibilizar cerca de 3.000 atendimentos médicos, fisioterápicos, odontológicos e psicológicos, bem como a orientação jurídica e nutricional, através do trabalho voluntário de mais de 30 profissionais atuantes. O segundo trabalho é o Projeto Tamandaré, realizado na Associação Padre Enzo, que assiste aproximadamente 400 crianças, onde presta o serviço de Creche, trabalhando a Educação Infantil, com crianças de idade 02 a 06 anos e no sistema de contraturno; além disso, atende com jovens de 07 a 15 anos, onde são realizados cursos de empreendedorismo e horta, empreendedorismo e padaria, empreendedorismo e gastronomia e reforço escolar.

Este ano, o Dia da Consciência Cristã entrou oficialmente para o calendário de eventos de Pernambuco. A Lei N° 16.295/2018 foi publicada no dia 9 de janeiro, no Diário Oficial do Estado. De acordo com o pároco da cidade e organizador da festa, a ideia é transformar o município em uma referência de turismo religioso em Pernambuco. “Costumo dizer que aqui em Tamandaré, só não reza quem não quer. Nós preparamos uma série de atividades ao longo de todo o mês para iincentivar a participação das pessoas de forma constante”, explicou. Uma delas é a série de luaus que acontecem todas as sextas-feiras, às 19h30, em frente à Igreja de São Pedro.

Serviço:

O que é: Dia da Consciência Cristã – Ano 5

Atrações: Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru, Pe. Arlindo e Pe. Antônio Maria e Almir Rouche

Local: Arena Tamandaré Fest

Dia/Hora: 27 de janeiro de 2017, a partir das 14hs

Ingressos: R$ 30 à venda na sede da Paróquia de São Pedro (Avenida Jose Bezerra Sobrinho, 999, Tamandaré – PE) e na Banca Fernanda (Avenida Guararapes, Centro do Recife)

Informações: (81) 98808-2420 e (81) 8414-2138

Parar de fumar pode render R$ 1 milhão em 30 anos

O consumo de cigarro vem caindo gradativamente nos últimos anos, mas o número de pessoas que possui esse vício no Brasil ainda é grande. Além de gerar problemas para a saúde física, o fumante também é prejudicado em outra saúde, a financeira. Se parar de fumar um maço de cigarro por dia, economizar e investir o valor na poupança, a pessoa terá R$ 1.028.274,92 ao final de 30 anos.

A conta é simples, se um maço custa em torno de R$ 8, um fumante que consome um maço de cigarro por dia gastará a mais, por mês, R$ 240. Esse aumento de custo no orçamento mensal das pessoas com certeza fará com que muitos repensem sobre a importância de acabar com esse vício.

Infelizmente, com os preços atuais, poucas pessoas se dão conta do risco financeiro que isso proporciona. É lógico que esse risco é muito menor do que os físicos, entretanto não podemos negar que esse impacto reflita na economia diária do fumante, especialmente neste momento de crise econômica.

Uma forma de vermos a importância de parar de fumar para a economia de uma pessoa é analisar que, com os preços atuais do cigarro, se deixar de fumar e investir esse valor (R$ 240/mês, corrigindo anualmente) em uma poupança, por exemplo, ao final de 10 anos, ela terá R$ 63.291,18 e ao final de 20 anos, terá R$ 293.901,45.

Isso sem que contemos os gastos que um fumante terá nesse período com problemas de saúde ocasionado pelo cigarro e com a perda de rendimento no trabalho em função do cansaço que esse vício proporciona.

O ato de fumar não faz só que o viciado perca dinheiro, o tabagismo gera uma despesa mundial de bilhões de dólares por ano, considerando os tratamentos das doenças relacionadas ao tabaco, às mortes de cidadãos em idade produtiva, o maior índice de aposentadorias precoces, o aumento no índice de falta ao trabalho e o menor rendimento produtivo.

Isso é, o cigarro também faz com que os governos tenham menos dinheiro para investir em outras áreas da saúde, o que garantiria uma maior longevidade à toda população. Agora, se você é fumante, imagine: como você estará daqui a trinta anos se continuar a fumar? Sua saúde estará boa? Quanto você terá gasto?

Mas, se as pessoas pararem de fumar hoje e investirem esse dinheiro, daqui trinta anos, além de terem uma qualidade de vida muito maior, ainda terão uma boa reserva financeira. Será que não vale realmente a pena parar de fumar?

Oportunidade de emprego – Dezessete vagas de professor para atuarem no Pronatec

O IFPE Campus Pesqueira está ofertando dezessete vagas para professores atuarem no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições começaram nesta segunda-feira (15) e seguem até o dia 19 de janeiro. O período de contrato é de um ano e os aprovados atuarão na cidade de Pesqueira no próprio Campus e no Distrito Índígena de Pesqueira, na Aldeia Pé de Serra dos Nogueiras.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site www.pronatec.ifpe.edu.br . No ato de inscrição, devem ser anexados os documentos comprobatórios que estão expostos no edital, entre eles, cópia de RG, CPF, comprovante de votação das duas últimas eleições, cópias comprobatórias das titulações acadêmicas e experiências profissionais, dentre outros.

Os selecionados trabalharão numa carga horária máxima de 16 horas semanais e a remuneração será de R$ 50,00 (cinquenta reais) por hora. Vale destacar, que o candidato poderá se inscrever em até quatro códigos, ainda que em diferentes encargos

As exigências mínimas para concorrer às vagas para lecionar no curso de agricultura familiar são as seguintes graduações: ciência da computação, sistemas de informação, engenharia da computação, análise e desenvolvimento ou técnico em informática.

Já para atuarem no curso de operador de sistemas de irrigação são necessárias ter as seguintes graduações: gestão ambiental, ciências biológicas, licenciatura em biologia, geografia, tecnólogo em saneamento, tecnólogo em gestão ambiental, técnico em meio ambiente, agronomia, ciências agrárias, engenharia florestal, engenharia agrícola, administração, técnico em administração, engenharia de alimentos, tecnólogo em alimentos ou tecnólogo em irrigação.

Os resultados preliminares serão divulgados no dia 22/01.

O edital está disponível nesse link: https://www.ifpe.edu.br/campus/pesqueira/noticias/oportunidade-de-emprego-dezessete-vagas-de-professor-para-atuarem-no-pronatec ou no www.pronatec.ifpe.edu.br

Prefeitura de Belo Jardim lança seleção simplificada para 150 professores

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Educação, lançou, nesta segunda-feira (15), o edital de seleção simplificada que visa a contratação temporária emergencial de 150 professores e formação de cadastro de reserva. Os profissionais irão atuar na educação infantil e no ensino fundamental (anos iniciais, 1ª e 2ª fase da Educação de Jovens e Adultos e anos finais). Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência.

Para se inscrever, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e quite com o serviço militar (homens), não ter antecedentes criminais e estar apto física e mentalmente para desenvolver as atividades, além de possuir os requisitos exigidos no edital. A seleção será realizada por meio de Análise Curricular e de Títulos.

As inscrições serão realizadas de 22 a 24 de janeiro, de forma presencial, no Centro Comunitário Municipal Castelinho, localizado no Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O resultado preliminar será divulgado no dia 26 de janeiro e a contratação ocorrerá no dia 31 de janeiro. Nos dias 1º e 2 de fevereiro, os contratados passarão por uma formação pedagógica. O edital completo está disponível neste link.

No ato da inscrições, os candidatos devem levar a cópia e original dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, quitação eleitoral e do serviço militar (quando do sexo masculino), além do currículo com a experiência profissional e os certificados/diplomas exigidos para o cargo pretendido. Caso o candidato tenha deficiência física, é necessário levar uma Declaração de Deficiência.

Há vagas para professores de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Educação Física e Ciências Biológicas (Professor II), além de formados em pedagogia (Professor I). O cargo de Professor I, que oferta 105 vagas, exige que o candidato possua Certificado de Normal Médio e/ou Certificado/Diploma, devidamente registrado, de curso de nível superior completo de Pedagogia por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Já o cargo de Professor II, que dispõe de 45 vagas, é voltado ao candidato que possua Certificado/Diploma, devidamente registrado, de curso de nível superior completo (Licenciatura) na área específica por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Artigo: Oposição política não é apenas ser do contra

*Luiz Carlos Borges da Silveira

Na democracia, o papel da oposição é claro: fiscalizar a administração e os atos dos governantes, atuar como agente capaz de aperfeiçoar proposições de governo, ser catalisadora das demandas e insatisfações populares e, de certa forma, ajudar o governo a errar menos e administrar melhor, criticando, apontando equívocos e incongruências, destacando as consequências de desacertos e denunciando erros e omissões. Oposição competente contribui para se alcançar o objetivo da ação política. Além disso, deve ser propositiva e apresentar caminhos diferentes dos atuais para garantir maior eficiência do setor público e possibilitar o constante crescimento nacional.

A oposição no Brasil não segue esses parâmetros. É sempre contra e faz oposição por oposição, sem linha definida e sem nenhuma coerência. O PT quando não era governo portou-se assim, porém depois adotou programas que contestava e deu continuidade a projetos que abominava, como as privatizações, para as quais adotou o eufemismo de concessões. A ascensão petista com quatro gestões sucessivas minou a força dos partidos fora da base governista, enfraquecendo a ação oposicionista. O PSDB, que deveria incorporar e liderar a oposição, pratica o mesmo que o PT praticava, com o objetivo de ser contra inclusive a pontos que antes defendia quando governo.

Implantou o instituto da reeleição, pelo que batalhou e chegou a promover compra de votos e de apoios; agora se posicionou a favor de sua extinção. Uma clara negação de princípios doutrinários e políticos está no posicionamento que adotou sobre o Fator Previdenciário. Foi o governo tucano que estabeleceu e conseguiu aprovar esse mecanismo de sustentação do sistema da Previdência Social. Agora, para ser contra o governo petista o PSDB votou pela extinção do Fator. Essas e outras posições de total incoerência marcam a atuação tucana. Muito provavelmente seja por isso que após perder o comando político do país não mais conseguiu ganhar uma eleição presidencial, pagando o preço da incoerência, do descrédito e da falta de um grande projeto nacional.

Na minha vida parlamentar estive nos dois lados, comecei como situação e depois fui oposição, conheci ambos os ambientes e aprendi que estar ao lado do governo não é apenas apoiar sem questionar ou contestar; e ser oposição não é somente ser contra, mas sim debater e também contribuir. Oposição inconsequente, sem critérios e linha política definida perde a credibilidade e acaba agindo contra o país.

*Luiz Carlos Borges da Silveira é empresário, médico e professor. Foi Ministro da Saúde e Deputado Federal.

Acic divulga oportunidade de emprego

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) está divulgando uma vaga para profissionais com formação em Economia, Ciências Contábeis, Administração de Empresas ou Administração Pública para ocupar o cargo de Gerente de Controladoria, com foco na Gestão Financeira, em empresa associada.

Para concorrer à vaga, o candidato pode ser de ambos os sexos, ter idade, preferencialmente, de 35 a 45 anos, precisa ter especializações em cursos relativos às graduações exigidas e que sejam voltadas para pesquisas. Mais informações pelo telefone (81) 3721-2725.

Prêmio de Literatura é oportunidade para escritores de todo o Brasil

Seguem abertas, até o dia 16 de fevereiro, as inscrições para o ‘Prêmio Sesc de Literatura 2018’. O concurso nacional é voltado a autores inéditos, nas categorias conto e romance, tendo como premiação a publicação e distribuição dos livros vencedores. Em sua 15ª edição, a iniciativa já revelou ao mercado literário 25 novos autores.

Além da publicação do livro, os vencedores participam de diversos eventos do Sesc, como cafés literários no Sesc Paraty durante a Flip e bate-papos entre autores pelo projeto ‘Arte da Palavra’, que circula por todo país. O concurso cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

Para participar, o interessado deve acessar o site Premiosesc para preenchimento do formulário de inscrição e inserção de sua obra digitalizada. O autor pode concorrer nas duas categorias – conto e romance -, desde que tenha obras nunca publicadas em ambas, inclusive em plataforma on-line. Neste caso, as inscrições são realizadas separadamente.

Todos os trabalhos são submetidos à avaliação das comissões julgadoras, compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. Os vencedores serão anunciados em junho de 2018. Informações adicionais podem ser obtidas junto à organização do Prêmio pelo e-mail literatura@sesc.com.br.

Caixa tira dúvidas de empréstimo de R$ 83 mi

O Finisa é uma linha de crédito voltada para prefeituras, exclusivamente, para investimentos em requalificação, construção, pavimentação e outros tipos de infraestrutura

Wagner Gil

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e apresentar uma nova linha de crédito para municípios, o Escritório de Negócios da Caixa Econômica em Caruaru realizou, na última quarta-feira (11), um encontro com técnicos da estatal, secretários municipais, vereadores, além da prefeita Raquel Lyra (PSDB). O foco foi detalhar o programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), para o qual a Prefeitura de Caruaru foi selecionada, no mês de dezembro de 2017. Das 184 cidades de Pernambuco, apenas 22 passaram na primeira e apenas sete foram contempladas, com a Capital do Agreste estando entre elas.

A superintendente regional da Caixa, Simone Benevides, foi quem apresentou o programa e as condições para os municípios contemplados. “O Finisa é uma linha de crédito voltada, exclusivamente, para investimentos em requalificação, construção, pavimentação e outros tipos de serviços de infraestrutura. O dinheiro não pode, por exemplo, ser usado para o pagamento de dívidas”, explicou. Ela respondeu ainda a pergunta de vereadores.

Durante o encontro, Raquel Lyra detalhou onde a cidade pretende investir o montante de R$ 83 milhões. “São R$ 11 milhões para pavimentação e recapeamento de vias do município; R$ 14 milhões para a implementação do projeto urbanístico da Via Parque, que vai privilegiar bairros cortados pela via férrea; R$ 4,5 milhões para a requalificação do centro comercial da cidade; R$ 13 milhões para drenagem de canais e córregos e R$ 15 milhões para a infraestrutura de feiras e mercados públicos, entre outros”, explicou.

No final, a tucana falou com a imprensa. “Foi uma grande oportunidade que a Caixa nos proporcionou para fazer um esclarecimento sobre a linha de crédito e como os 83 milhões de reais que nós estamos tentando investir no município devem ser gastos”, disse Raquel, para completar: “A liberação desse dinheiro, diretamente ligado a obras de infraestrutura, tem apoio e controle da Caixa e não vem num cheque em branco para ser gasto como quisermos. Contamos com a compreensão dos nossos vereadores, agora com todas as dúvidas esclarecidas, para que esse projeto seja realidade em nosso município e as melhorias que tanto queremos cheguem à periferia”, afirmou.

O presidente da Câmara, Lula Torres (PDT), disse que essa linha de crédito surge em um momento que os municípios fazem buscas desesperadas por recursos. Prefeitos querem investir em infraestrutura, mas são barrados por uma série de fatores, que vão desde a conclusão de projetos à situação em que se encontra o município na Secretaria do Tesouro Nacional.

O exemplo disso está no próprio Estado, onde apenas sete cidades conseguiram chegar à fase final do Finisa. “Temos mais uma oportunidade de ajudar no desenvolvimento de Caruaru. Os vereadores mostraram compromisso e muitos deixaram o Litoral para ouvir essa palestra da superintendente da Caixa”, disse Lula Torres.

Para o vereador Ranilson Enfermeiro (PDT), um esclarecimento como esse foi imprescindível para tirar as dúvidas dos parlamentares. “Agora, podemos esclarecer à população do que se trata o projeto, o que se torna mais fácil para sua aprovação, já que agora a gente sabe exatamente onde será investido o dinheiro”, pontuou.

O projeto de financiamento pela Caixa, no valor de R$ 83 milhões, deve ser enviado à Câmara na próxima semana para uma nova votação em sessão extraordinária. Participaram da reunião os vereadores Lula Torres, Leonardo Chaves (PDT), Bruno Lambreta (PDT), Ranilson Enfermeiro (PDT), Galego de Lajes (PSD), Pierson Leite (PSD), Ricardo Liberato (PDT), Heleno Oscar (PEN), Tafarel (PRP) e Edjailson da Caruforró (PRTB). Os demais enviaram representantes.