Prefeitura recorre à CPRH na luta por ICMS verde

Documento assinado pelo Prefeito José Queiroz, como recurso oficial, foi enviado nesta sexta-feira à CPRH, agência estadual que cuida do meio ambiente, para que o órgão revise a classificação de Aterro Controlado para Aterro Sanitário, considerando que o equipamento em operação em Caruaru atende todos os requisitos técnicos, ambientais e legais aplicáveis ao tratamento de resíduos sólidos. Com isso, a Secretaria da Fazenda Estadual poderá incluir a cidade na relação dos contemplados com o chamado ICMS Verde.

No texto, a Prefeitura demonstra que o sistema em operação em Caruaru é moderno, com impermeabilização por mantas de poliuretano, tratamento de gases e do chorume, em espaço cercado, seguro, onde não entram animais, nem catadores. O constante monitoramento das operações garante o não vazamento de chorume para o entorno do espaço ou para o lençol freático. Tais condições são as exigidas pelos protocolos de preservação ambiental e pela legislação brasileira.

De fato, os resíduos estão sendo tratados na área de expansão do antigo Aterro, com 5 hectares destinados a atender à emergência do esgotamento do sistema anterior. A decisão do Governo Municipal, todavia, foi por criar uma estrutura completa com as condições plenas de Aterro Sanitário. A posição já foi comunicada à CPRH, desde junho, mas até aqui o órgão técnico não respondeu. O ofício agora enviado como instrumento de recurso abre caminho para uma solução positiva para classificação do equipamento urbano de tratamento dos resíduos sólidos.

“Nossa expectativa é de que a CPRH faça justiça ao nosso esforço de modernização e que Caruaru não sofra qualquer prejuízo. Pelo contrário, nossa comunidade merece o melhor”, comentou o presidente da URB, Aldo Arruda, responsável direto pelo comando do Aterro Sanitário.

Armando inicia por Pesqueira viagens para agradecer votação

Prestes a reassumir o mandato na próxima semana, após a licença do período eleitoral, o senador Armando Monteiro (PTB/PE) iniciou na últimaunnamed (5) sexta-feira (14) em Pesqueira, no Agreste, a 215 quilômetros do Recife, uma série de viagens ao interior de Pernambuco para agradecer os votos que recebeu na disputa ao governo do Estado. Armando saiu das urnas com o apoio de mais de um terço da população pernambucana.

Armando venceu a disputa em Pesqueira com uma votação expressiva, apesar de ter enfrentado o palanque do prefeito e de todos os ex-prefeitos do município. “É fácil pedir o voto e os políticos sabem fazer isso, mas nós precisamos saber agradecer, em qualquer circunstância. E é isso o que estamos fazendo, iniciando uma série de viagens para todas as regiões de Pernambuco para agradecer o apoio que tivemos e reafirmar os nossos compromissos com os pernambucanos”, afirmou o senador, durante entrevista a uma rádio local.

Armando aproveitou a passagem por Pesqueira para conversar com as lideranças que o apoiaram e para visitar as instalações do Frigorífico Alvorada, que está se instalando no município e que deve gerar mais de 300 empregos.

De Pesqueira, Armando seguiu para uma série de entrevistas e compromissos políticos, também com o objetivo de agradecer pelos votos que recebeu, em Belo Jardim e Santa Cruz do Capibaribe.

Uma cerveja por dia faz bem à saúde

O consumo moderado de cerveja traz benefícios para a saúde, sobretudo para o sistema cardiovascular. Uma cerveja por dia para as mulheres e duas para os homens são a quantidade ideal. Mais do que isso é prejudicial à saúde.

Se forem respeitadas as doses recomendadas, a cerveja ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, desacelera o envelhecimento, favorece o sistema imunitário e a saúde dos ossos.

Contudo, todos estes benefícios só sucedem no organismo se as doses recomendadas de cerveja forem acompanhadas por uma alimentação equilibrada e exercício físico. Quem garante é a nutricionista Vanessa Pimentel. Além disso, garante a especialista, desta forma, quebra-se o mito de que a cerveja engorda.

“A cerveja é uma bebida saudável e que faz parte da dieta do Homem desde os tempos ancestrais. É muitas vezes olhada de forma injusta como sendo uma bebida inferior ao vinho. Apesar de tudo, quando consumida com moderação, a cerveja faz bem à saúde. Reduz o colesterol, melhora o sistema imunitário, é antioxidante e, contrariamente ao que a maioria das pessoas pensam, a cerveja não engorda”, diz ela.

O consumo moderado de cerveja, ao contrário do que acontece com o consumo excessivo e com a abstenção, pode proteger as pessoas de doenças cardiovasculares, como por exemplo: ataques de coração e algumas formas de trombose, conforme já foi demonstrado em muitos estudos feitos um pouco por todo o mundo. Deste modo, estima-se que a ingestão de 30g de álcool por dia (cerca de 3 copos de cerveja), pode reduzir o risco de doenças coronárias em 25%. A explicação para esta situação acontece na quantidade de colesterol no sangue (HD2, o bom colesterol) aumentar quando se consome álcool, diminuindo assim o risco de doenças. Investigações realizadas mostram que 2 copos de cerveja por dia (20g de álcool) pode aumentar o colesterol HDL na ordem dos 4%.

É claro que o consumo em excesso não vai fazer este valor subir, indo, ao invés, provocar vários problemas em outros sistemas do nosso organismo. “Outra explicação para os benefícios atrás descritos baseia-se na tendência que existe para a redução do aparecimento de coágulos no sangue quando se consome álcool. Outras investigações foram efetuadas no sentido de se aferir da influência do consumo de álcool em certo tipo de doenças. Deste modo, obtiveram-se resultados que evidenciam que o consumo moderado de cerveja ou vinho pode proteger contra a formação de pedra na vesícula, osteoporose e até a diabetes”, conta Pimentel.

Vale lembrar que o fato de bebermos dois copos de cerveja não evitará por completo o aparecimento de qualquer uma das doenças mencionadas. Outros fatores como o controlo do peso, uma dieta equilibrada ou o exercício físico regular são também essenciais para uma melhor qualidade de vida.

Dieta x Cerveja

A cerveja pode contribuir positivamente para uma dieta saudável. A sua produção, a partir de cereais como a cevada maltada, o lúpulo, o trigo, o arroz ou o milho, ajudam na dieta equilibrada. Só para você entender: a cerveja é basicamente água (cerca de 93%), constituindo pois uma fonte excepcional deste bem essencial à vida, servindo igualmente para saciar a sede. Fornece vitaminas essenciais e diversos sais minerais, podendo realçar-se o seu elevado teor de potássio e baixo valor de sódio, indispensável a uma tensão sanguínea normalizada.

Tem baixo teor de cálcio e é rica em magnésio o que ajuda à proteção contra a formação de pedra na vesícula. Contém, igualmente, compostos do lúpulo, que ajudam na prevenção da descalcificação óssea.  “Isto pode ser uma das razões pela qual o consumo diário de cerveja (33cl de cerveja ± igual a cerca de 13g de álcool) tem sido referido como capaz de reduzir em 40% o risco de formação de pedra nos rins”, afirma a especialista.

Além de todos os benefícios já mencionados, a cerveja tem outros de menor importância, por exemplo, é fonte de fibra solúvel, derivada das paredes das células dos grãos de cevada maltada. Um litro de cerveja contém, em média, 20% da dose diária recomendada de fibra, chegando algumas a fornecer 60%. Além de ajudarem a uma saudável função intestinal, as fibras têm uma ação benéfica ao encurtarem o tempo de digestão e absorção dos alimentos, para além de reduzirem os níveis de colesterol o que, por sua vez, diminui o risco de doenças do coração.

A lista de efeitos benéficos que o consumo moderado de cerveja pode trazer à nossa saúde é vasta e encontra-se em constante crescimento. Os estudos sobre os diversos ingredientes que a compõem, levam a descobertas que estão longe de ser imaginadas pela maior parte de nós.

No entanto, facilmente se percebe que, tendo em conta os produtos que servem para elaborarmos uma cerveja, muitas outras virtudes poderão ser investigadas nos próximos anos. “Agora, sabe-se que a cerveja é uma excelente fonte de vitaminas, sendo especialmente rica em vitaminas do grupo B, como por exemplo a niacina, a ribofalvina, a piridoxina e os folatos. De fato, a piridoxina (vitamina B6) dá uma proteção adicional aos seus consumidores contra as doenças cardiovasculares, comparativamente com o que acontece aos consumidores de vinho e bebidas alcoólicas”, conta Vanessa Pimentel.

Por seu lado, os folatos também têm uma ação protetora contra as doenças cardiovasculares e certos tipos de cancro, sendo que para este último facto também contribui a existência de antioxidantes, provenientes da cevada maltada e do lúpulo. A cerveja contém, por bebida (de teor equivalente de álcool), mais do que duas vezes os antioxidantes do vinho branco e apenas metade dos que contém o vinho tinto.

“Muitos dos antioxidantes do vinho tinto são constituídos por moléculas de elevado peso que, por isso, não são tão facilmente absorvidas pelo organismo como as moléculas mais pequenas presentes na cerveja. Para além do mais, recentes investigações demonstraram que certos antioxidantes (flavanóides do lúpulo) têm capacidade para ajudar na luta contra o cancro (do trato gastrointestinal, do peito e tiróide, pelo menos)”, finaliza a nutricionista.

Especialista dá dicas para gastar menos na compra de material escolar

Como já se sabe, quem compra antecipadamente os itens da lista escolar garante maiores descontos e vantagens. Lojas ainda vazias sem a correria esperada do fim de ano, mais qualidade no atendimento e preços fora da alta esperada do “volta às aulas”, são alguns exemplos de como é possível economizar em dinheiro e tempo.

Marcelo Goberto, empresário e fundador do site Sua Lista Escolar (www.sualistaescolar.com.br) – loja virtual especializada na venda de material escolar, recomenda que, antes de efetivar as compras, deve-se pesquisar bastante. “É uma tarefa árdua, pois exige muito tempo e paciência. Entretanto, é fundamental que seja feita, pois somente assim se conseguirá uma real economia e a definição do melhor local para comprar”.

No entanto, é preciso se apressar para assegurar os preços ainda baixos.

Veja algumas dicas do especialista sobre como efetuar uma pesquisa de material escolar mais rápida e efetiva:

– A regra para uma negociação vantajosa é que ela seja feita antes do período de volta às aulas, que se inicia em janeiro;

– Converse com outros pais que queiram adiantar a compra dos materiais e faça um grupo para tentar barganhar mais descontos com os lojistas. Faça uma lista bem detalhada de todos os itens que irão compor a compra com os outros pais. Desta forma, é possível dividir as tarefas de pesquisa entre todos e, assim, efetuar um comparativo final para negociar junto ao lojista;

– Conheça a marca do produto que deseja comprar e procure saber a opinião de quem já experimentou o referido fabricante;

– Embora o preço seja o principal atrativo para quem não quer desperdiçar dinheiro, é importante ficar atento quanto à qualidade e durabilidade dos produtos. Os valores podem variar bastante em questão da marca, qualidade, durabilidade e acabamento. Nem sempre um produto mais barato é a melhor opção, pense nisso!;

– Prefira fornecedores de produtos que atendam às normais vigentes (ABNT) e que praticam preços justos;

– Escolha 10 produtos diversos da lista de material, de preferência por itens de grupo (caderno, lápis, caneta, mochila, livro, artesanato, papel etc.);

– Defina as marcas de sua preferência para cada produto, no máximo duas por item;

– Consulte pelo menos três locais, lojas físicas ou virtuais;

– Anote as formas de pagamento e as vantagens oferecidas na opção à vista.

“Para quem quer poupar tempo e desgaste com locomoção, comprar online é a melhor saída. É possível pesquisar tudo rapidamente e em mais de um local para efeitos de comparação, além de contar com a vantagem de receber toda a mercadoria em casa”, argumenta Marcelo Goberto.

Sobre a Sua Lista Escolar

É uma loja virtual criada para compra de material escolar online, com ênfase nas listas de material. Com mais de 10.000 itens disponíveis, vários fornecedores e centenas de listas cadastradas, oferece melhores preços e principalmente a facilidade de comprar uma lista de material pelo processo Lista Escolar Num Clique!

Sua Lista Escolar visa tornar a compra de uma lista de material escolar muito mais fácil e econômica. Veja mais em: www.sualistaescolar.com.br

Justiça mantém demissão por justa causa de empregado que se apropriou de valores de empresa

Por Fábio Christófaro 

A Justiça do Trabalho de São Paulo manteve a demissão por justa causa de ex- empregado acusado de se apropriar indevidamente de valores da associação em que trabalhava. O ex-funcionário pleiteou na Justiça que a justa causa que lhe foi imposta fosse revertida para rescisão de contrato de trabalho sem justa causa, bem como o pagamento de horas extras e indenização por danos morais.

O advogado Fábio Christófaro*, do Gaiofato e Tuma Advogados Associados explica que o reclamante se apropriou de valores referentes a premiações não entregues a terceiros fornecedores da associação. “Ficou clara a gravidade e ilegalidade da conduta do ex- empregado porque, de acordo com artigo 482 da CLT, alínea “a” (ato de improbidade), isso se caracteriza como enriquecimento sem causa, que é vedado pelo ordenamento jurídico pátrio. Com base no mesmo artigo, o juiz julgou improcedente o pedido de reversão da justa causa”.

O pagamento de horas extras também foi julgado improcedente, uma vez que o empregado exercia cargo de confiança com poderes de gestão e autonomia para assinar cheques da empresa, além de subordinados, motivo pelo qual não possuía controle de jornada nos termos do artigo 62 da CLT.

A indenização por danos morais foi igualmente julgada improcedente por não ter ficado demonstrado nenhum prejuízo sofrido pelo ex-funcionário em relação a sua carreira profissional ou a sua imagem perante terceiros por algum ato praticado pelo empregador.

Fábio Christófaro é Advogado Coordenador da Área Trabalhista. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo, sob o nº 166.526. Bacharel em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes; pós-graduado em Direito Empresarial, pela UNIFMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo; pós-graduado em Direito do Trabalho, pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus, São Paulo.

Artigo: Os dois melhores exercícios para perder barriga

Por Vinícius Possebon 

Muitas pessoas me perguntam com bastante frequência: quais são os melhores exercícios para perder barriga? Neste artigo, vou responder a essa pergunta e também mostrar como ficar com a barriga sequinha.

No dia a dia escutamos falar tanta coisa sobre emagrecimento, como perder barriga, são diversos exercícios que divulgam na mídia que é claro que ficamos confusos sobre qual caminho seguir.

Os dois melhores exercícios para você perder barriga e ficar com o corpo que tanto deseja são atividades físicas que eu testei e comprovei com meus alunos. Desta forma, digo com certeza: eles funcionam de verdade!

Você pode fazê-los em casa, no parque, no seu quarto, enfim, aonde você achar melhor ou mais conveniente.

Agora vamos aos exercícios:

Exercício 1

Deslocamento de quadril em posição de prancha:

Braços estendidos na linha dos ombros, abdômen paralelo ao chão, pernas estendidas e pés unidos. Mantenha a posição dos braços e desloque os pés unidos, juntamente com o quadril, para um lado e para o outro. Este deslocamento deve ser realizado até os pés ultrapassarem a largura dos ombros em ambos os lados.

Exercício 2

Agachamento com saltos

Exemplo didático dos exercícios:

– Deslocamento de quadril em posição de prancha 15 segundos
– Corrida parada 10 segundos
– Agachamento com saltos 15 segundos
– Corrida parada 10 segundos

– Deslocamento de quadril em posição de prancha 15 segundos
– Corrida parada 10 segundos
– Agachamento com saltos 15 segundos
– Corrida parada 10 segundos

– Deslocamento de quadril em posição de prancha 15 segundos
– Corrida parada 10 segundos
– Agachamento com saltos 15 segundos
– Corrida parada 10 segundos

– Deslocamento de quadril em posição de prancha 15 segundos
– Corrida parada 10 segundos
– Agachamento com saltos 15 segundos
– Corrida parada 10 segundos

São 8 estímulos de 15 segundos, acompanhados de 10 segundos de recuperação passiva, que é a corrida parada.

Caso prefira, visualize os exercícios no vídeo a seguir e tire suas dúvidas: http://bit.ly/1Eva8UK

O grande segredo destes exercícios é que estamos fornecendo ao corpo estímulos intervalados, isto é, são 15 segundos de alta intensidade acompanhados por 10 segundos de baixa intensidade.

Centenas de estudos científicos, como o do pesquisador japonês Tabata em 1997, mostram que esses tipos de treinamentos promovem um aumento na expressão de enzimas responsáveis pela remoção da gordura, tais como, GH, adrenalina e noradrenalina. Mas a melhor notícia é que você continua queimando gordura (isto é, metabolismo acelerado) nas horas seguintes. Você treina e deixa seu corpo no piloto automático por até 48 horas queimando.

Se você ainda duvida da eficácia desse exercício, agora é hora de levantar do sofá e tentar aplicar o que estou falando. São 3 minutos e 20 segundos de exercício apenas, o suficiente para você passar até 48h queimando gordura abdominal.

Chega de ficar perdendo tempo na academia fazendo exercícios aeróbicos que não funcionam. É hora de eliminar gordura de forma inteligente.

Se você gostou deste artigo e conhece alguém que também está na luta para perder gordura abdominal, compartilhe e me auxilie na missão de tentar ajudar o maior número de pessoas possível com uma metodologia eficaz.

Autor: Vinícius Possebon é personal trainer, palestrante e criador do Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas. Facebook: https://www.facebook.com/queimade48horas .

Estórias da Cigana em formato e-book serão lançadas na Fliporto

As estórias da jornalista Gabriela Kopinits, a Cigana Contadora de Estórias, reunidas no livro “Era uma vez… estórias de uma contadora de estórias”, da Cepe Editora, ganharam versão eletrônica. Sob a coordenação de Igor Burgos, gerente de digitalização, e Rodolfo Galvão, editor de design e desenvolvimento de projetos digitais da editora, o e-book traz as 10 estórias infantis originais do livro impresso, com ilustrações de Rivaldo Barboza, coordenação editorial de Marco Polo Guimarães e Luiz Arrais, produção de Joselma Firmino e Mariza Pontes, e revisão de Ruy Guerra e Dudley Santos.

A versão eletrônica, supervisionada por Ricardo Melo, diretor de edição e produção da Cepe, foi gravada e mixada por Guilherme Assis e Justino Passos, do estúdio Phono Produções e Conteúdo, e teve tratamento e ilustração digital de China Filho (também responsável pelo projeto gráfico do impresso, junto com Ednaldo Muniz), que assina ainda o storyboard do e-book, ao lado de Edlamar A. Soares e Rodolfo Galvão. A narração foi feita pela própria autora, que também é contadora de estórias.

Interatividade e menor custo – Coordenador do projeto, Igor Burgos, gerente de digitalização da editora, ressalta que, entre as vantagens de produção do e-book, está o baixo custo de produção. O livro digital, explica Burgos, tem seu custo bastante reduzido em relação ao impresso, pois a sua produção não envolve investimentos, por exemplo, em impressão e logística. “O livro digital tem como diferencial a sua mobilidade, capacidade de armazenamento, interatividade e o preço bastante acessível: a Cepe pratica preços bem inferiores ao impresso, que, em média chega a 70% de diferença”, pontifica Burgos.

Além do e-book da Cigana Contadora de Estórias (à venda nas principais livrarias digitais do mundo, como a Amazon, a Apple, a Iba e a Cultura), a Cepe vai lançar outros quatro títulos do seu selo infantojuvenil, no mesmo formato: O hipopótamo que tinha ideias demais, de Aline Bussons; Alguém viu minha mãe?, de André Kondo;  O computador que queria ser gente, de Homero Fonseca; e Bia Baobá, de Itamar Morgado Gabriela Kopinits - a Cigana Contadora de Estórias - Foto Rafael Silva - Cepe. Os e-books têm as vozes de JotaP Voice, Joselma Firmino, Laura Firmino e Justino Passos, além da própria Cigana, que narrou também as estórias dos livros O hipopótamo que tinha ideias demais e Alguém viu minha mãe?. O lançamento está marcado para o próximo domingo (16), às 10h, no estande da editora na Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco, que acontece de 13 a 16 deste mês na Praça do Carmo, em Olinda.

Oito em cada dez brasileiros vão usar o décimo terceiro em compras de Natal, revela pesquisa SPC Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o Portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz revela que oito em cada dez brasileiros (82%) devem gastar todo o décimo terceiro salário em compras de Natal. Para chegar a este resultado, os pesquisadores entrevistaram 624 consumidores de ambos os sexos e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras. A margem de erro é de no máximo 3,7 pontos percentuais.

De acordo com o estudo, 55% dos entrevistados disseram que utilizariam uma parte do 13º para compras de Natal. Outros 27% disseram que gastariam todo o montante em compras e apenas 18% não devem gastar o dinheiro com presentes.

O alerta

O educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, alerta que, apesar de as tentações do consumo aumentarem no final do ano com a entrada de um dinheiro extra, é importante que o consumidor não use o décimo terceiro para fazer mais dívidas.

“As pessoas precisam saber o tamanho do próprio bolso. O aconselhável é que o consumidor compre a vista para negociar descontos e para não se atrapalhar com as parcelas no começo do ano, quando orçamento do brasileiro costuma ficar apertado por conta de gastos como IPTU, IPVA e matrículas escolares”, explica Vignoli.

Gastar pouco e investir sempre

Entre o grupo de consumidores que não vão gastar o décimo terceiro em compras, 46% pretendem economizar, poupar ou investir, 24% vão usar o dinheiro para pagar dívidas, 14% vão utilizá-lo para viajar e 5% ainda não decidiram o que vão fazer.

Para as pessoas que possuem dívidas em atraso, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, recomenda que o consumidor quite as pendências assim que possível para não se enrolar com os juros – que atualmente estão mais caros e podem fazer com que o valor da dívida tome proporções ainda maiores. “A pessoa quita as parcelas em atraso e pode começar o ano de 2015 no azul. Depois, o consumidor deve tomar cuidado para nunca comprometer mais do que 30%  do próprio rendimento com parcelamentos. Dessa forma, fica mais fácil manter o controle das contas e não entrar em superendividamento”, explica Kawauti.

Artigo: Nova geração quer uma escola que a acompanhe e entenda

Por Dolores Affonso 

Quando fiz o primário, ginásio e o segundo grau, que até já mudaram de nome, estudávamos em salas físicas com carteiras, divididos por série, idade, turnos etc. Copiávamos do quadro negro em cadernos, fazíamos exercícios, líamos textos mimeografados e fazíamos provas assim também. Não estou reclamando, era o que tínhamos.

Em casa, era a mesma coisa: brincávamos na rua, de pique, jogávamos banco imobiliário e outros jogos de tabuleiro etc. Escrevíamos cartas para os amigos e paqueras. E tudo era maravilhoso! Muitos dizem que até mais saudável, mas não é isso o que importa aqui! O que quero dizer é que tínhamos na escola o que tínhamos em casa, na rua, na vida. Isso acontece hoje com você, com seus filhos, sobrinhos, alunos? Na maioria das vezes, não. É verdade! Observe!

Hoje, crianças e jovens têm acesso a tudo o que há de mais moderno em termos de tecnologias: computadores, tablets, smartphones conectados à internet. Eles se comunicam na velocidade da luz, utilizam diversos sistemas de áudio, vídeo, sociais, de compartilhamento etc. Suas vidas são em rede e tudo acontece em tempo real. Jogam pelo computador e outros dispositivos online com pessoas em qualquer lugar do mundo, comunicando-se de forma instantânea. Têm acesso a todo tipo de informação sobre qualquer assunto na palma da mão. E a escola acompanha estas mudanças? Reflete a realidade social em que vivem? Normalmente, não! Muitos pais e educadores reclamam que as crianças e os jovens de hoje não querem nada! Não gostam da escola, nem se interessam em estudar.

Se fosse você, ficaria interessado pelos estudos, com um mundo muito mais atraente do lado de fora da escola? Eu não!

A escola, não conseguindo se antecipar às tendências, precisa ao menos acompanhar as transformações sociais. Escolas, educadores, pais, governos e alunos precisam se unir na busca de soluções educacionais que atendam às necessidades dos alunos, aliando os objetivos educacionais aos instrumentos, ferramentas e critérios.

As inovações não devem ocorrer somente no uso de tecnologias, mas nos instrumentos e formas de promover o aprendizado, de avaliar o desempenho, de criar alunos mais autônomos e ativos no processo de ensino-aprendizagem e mais responsáveis neste processo.

Seguem abaixo alguns exemplos:

– O uso de novas formas de avaliação do aluno que não sejam focadas apenas na identificação e punição dos erros, mas no incentivo de posicionamentos mais críticos, fortalece a interação com as novas gerações que já se acostumaram a ser participativas em diversos processos em suas vidas.

– É possível usar novas ferramentas e metodologias, seja na construção e adaptação do currículo, ou no desenvolvimento dos momentos de aprendizado, como a gamificação. Não me refiro aqui ao uso de games ou jogos educacionais somente, mas da estratégia dos jogos, tornando as aulas mais desafiadoras, repletas de enigmas interessantes, de roteiros de aprendizagem em que o aluno pode escolher caminhos mais adequados e condizentes com seus estilos de aprendizagem, inteligências, experiências e conhecimentos prévios.

– Também é possível inserir os dispositivos móveis como notebooks, tablets e celulares como instrumentos de integração e aprendizado. Usar tecnologias que os alunos já conhecem, gostam e se sentem bem, ajuda a criar interesse pela escola.

– Os professores podem ter grupos em redes sociais, blogs, comunicadores instantâneos, listas de emails etc. O uso conjunto de blogs, canais de vídeos produzidos pelos próprios alunos e compartilhados, alia a vida física à virtual dos alunos.

– Aplicativos de comunicação, de gravação e edição de áudio, vídeo, imagem, texto, de compartilhamento, de segunda tela, fóruns, blogs, games, segunda vida, wikis, aliando pesquisa, criatividade e interação ao conteúdo, objetivos e instrumentos inovadores de avaliação.

– Outra proposta é não dividir os alunos em salas, séries, idade, mas unir diversos alunos para que um aprenda com o outro, interaja, compartilhe, ensine. Trabalhar por temas e não por série. Já há escolas sem paredes, sem professor, que reúnem educadores e educandos num mesmo espaço educativo. Diminuir a distância entre educador e educando, mudar o foco do repasse massivo de conteúdos para a construção colaborativa do conhecimento, mudar os instrumentos e critérios de avaliação por formas de compartilhamento de resultados e desempenho em grupo, junto a um atendimento personalizado.

Não parece fácil, e não é a realidade na atual situação do Brasil, mas é um caminho que pode transformar a educação, a vida das pessoas e a nossa sociedade. Tudo começa no planejamento educacional, na adaptação do currículo, no desenvolvimento e implementação dos projetos educacionais, dos “planos de aula” e da ação do educador e termina, quer dizer, não termina. É só o começo, uma semente que devemos plantar para as novas gerações.

Sei que as escolas, os educadores e até a sociedade ainda não se sentem preparados para acompanhar tantas mudanças, mas será que estamos preparados para “perder” toda uma geração, até nos sentirmos prontos para compreendê-los e atender suas necessidades?

Dolores Affonso é coach, palestrante, consultora, designer instrucional, professora e idealizadora do Congresso de Acessibilidade (www.congressodeacessibilidade.com ).

Inscrições para o vestibular da Fafica terminam neste domingo

As inscrições para o Vestibular 2015 da FAFICA terminam neste domingo(16). Os candidatos devem se inscrever pela Internet (http://www.fafica.com) e pagarão o mesmo valor da inscrição cobrado em 2014: R$ 80,00. O pagamento da taxa de inscrição acontece nas agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas. O prazo limite para o pagamento da taxa, através de boleto gerado via Internet, é 17 de novembro.
O processo seletivo, realizado em uma única etapa, acontece no dia 23 de novembro, no horário das 8h às 12h. As vagas oferecidas estão distribuídas da seguinte forma: 70 vagas para o curso de licenciatura em História; 100 vagas para o curso de Letras (habilitação Espanhol/Inglês); 120 vagas para o curso de Pedagogia; 50 vagas para o curso de Filosofia; 120 vagas para o curso de Ciências Contábeis(1ª e 2ª entradas); 200 vagas para o curso de Administração (1ª e 2ª entradas); 50 vagas para o curso de Teologia; 150 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1ª e 2ª entradas); 50 vagas para o curso de Tecnologia em Redes de Computadores(1ª entrada); 50 vagas para o curso de Tecnologia em Gestão Comercial (1ª entrada).
Todos os cursos funcionam no horário noturno. Tanto o edital, quanto o Manual do Candidato estão disponíveis no site da FAFICA(http://www.fafica.com/).