Central inicia caminhada rumo a Série C

Por Pedro Augusto

De acordo com os dados da CBF, atualmente o Central divide a segunda colocação no ranking dentre os clubes que mais disputaram a Série D. Contando com a edição de 2014, ao todo, já foram quatro participações. A partir deste fim de semana, a Patativa poderá enfim iniciar a sua despedida da 4ª Divisão. A meta obviamente não é ser eliminada já nas oitavas de final, mas sim subir mais um degrau para o lugar de onde nunca deveria ter saído: a Série C. Dono da segundo posição do grupo A3, quando obteve 12 pontos, o time caruaruense enfrenta o Confiança, neste domingo (28), às 16h, no Luiz Lacerda.

O segundo e decisivo confronto entre as duas equipes ocorrerá no próximo dia 4, às 16h, no Presidente Médici, em Itabaiana. Se passar pelo Dragão, o Central estará a dois resultados positivos de retornar a 3ª Divisão. Satisfeito com o desempenho do time na última rodada e obrigado mais uma vez a improvisar, o técnico alvinegro Humberto Santos não deverá promover muitas modificações diante do Confiança. A exceção ficará apenas por conta da estreia de Beto no lugar de Juninho, que se machucou na goleada sobre o Baraúnas por 5 a 0.

O agora Camisa 1, por sinal, já tratou de demonstrar todo o seu otimismo quanto à participação no mata-mata. “Lamentamos bastante a contusão do Juninho, até por que ele vinha fazendo excelentes jogos na nossa meta, porém agora é manter a sua regularidade. Possuo certa bagagem no futebol e tenho certeza que poderei contribuir para com a classificação do Central. Precisamos conquistar a vitória em Caruaru para garantirmos a nossa vaga em Itabaiana”, comentou Beto.

Caso Humberto Santos não promova nenhuma surpresa na equipe titular, a Patativa deverá entrar em campo com: Beto; Juninho Silva, Sinval, Egon e Jaílton; Eduardo Eré, Fernando Pires, Erivelton e Thiago Lima; Jaílson e Andrezinho.

Artigo: Cultura forte atrai profissionais fortes

Por Alexandre Slivnik

Organizações com colaboradores engajados e motivados apresentam uma cultura bem definida e respeitada não só pelos clientes internos, como também pelos clientes externos. Segundo uma pesquisa feita pela revista Carta Capital, em 2013, as empresas mais admiradas no brasil são: Natura, Apple, Ambev, Google, Itaú, Nestlé…e no mundo, de acordo com a revista Fortune, em 2013, são: Apple, Google, Amazon, Coca-Cola, Starbucks, Disney. Cada uma, à sua maneira, tem uma identidade marcante e clara, tanto para os funcionários como para o consumidor.

Para conseguir manter uma imagem forte, que ultrapassa os muros da organização, os colaboradores precisam estar em total sintonia com a cultura da empresa, ou ela não será praticada por eles. Uma organização, com missão definida, que cria processos condizentes com ela, ganha credibilidade com o seu time, pois terá mais do que um discurso, terá ações reais que provam o que fala. Por exemplo, se sua organização se diz aberta a receber as ideias de seus colaboradores, precisa realmente dar voz a eles. Se os líderes não dão liberdade para que os colaboradores falem abertamente, a cultura da sua organização não está sendo praticada e talvez você não esteja enxergando isto.

Uma empresa de cultura forte se preocupa em fazer com que seus valores sejam praticados em todos os momentos – nunca abandona seus funcionários. Está lá, junto com eles, mostrando que existe uma coerência nos processos. Tudo fala a mesma língua e funciona de maneira única: a contratação, o treinamento, a seleção, a relação com os funcionários, a entrega para o cliente.

A Disney, por exemplo, entre suas maiores preocupações estão a organização e a limpeza. Portanto, isso começa na mesa de trabalho de cada funcionário e vai até a entrada do parque. Quando um colaborador enxerga harmonia entre a teoria e a prática, ele fica mais engajado pela causa. E ter uma causa traz motivação e vontade de participar. Isso explica a paixão dos funcionários da Disney: eles trabalham felizes porque praticam todos os dias algo maior do que apenas sua função. Faz parte da essência cumprir a missão.

Outro case: A Apple. Todos sabem que essa empresa tem mais do que clientes, tem fãs apaixonados. Isso é ouro para qualquer corporação. Quem é “applemaníaco” veste a camisa com o símbolo da maçã no peito, tal qual torcer veste a camisa do time do coração. Tente falar mal da Apple para ele! Pode gerar uma discussão acalorada, digna de roda de futebol. E note o feito da Apple: o consumidor não ganha nada para falar bem dela, pelo contrário, ele paga. O que essa empresa tem de diferente? Será que o seu Iphone faz coisas que o Android não consegue? Pode ser que o Android faça até mais coisas! Entretanto, quando você vai a uma loja da Apple, começa a entender a diferença.

O colaborador dessa organização se enche de orgulho ao falar dos produtos e vende ideais de que você está comprando algo muito especial. A experiência de compra na Apple é maravilhosa, porque o vendedor não tem discurso pronto – ele de fato acredita naquilo.  Uma foto publicada em uma rede social quando a Apple inaugurou sua primeira loja no brasil, na cidade do Rio de Janeiro, simboliza muito bem o que estou afirmando. A imagem mostra um cliente portador de necessidades especiais conversando com o vendedor. O cliente não tinha as pernas e estava sentado em um skate. O vendedor não teve dúvidas: sentou-se no chão para atender melhor o comprador. Um atendimento atencioso como esse é reflexo de uma cultura definida e disseminada.

Talvez, a empresa não tenha funcionários apaixonados como os da Apple e da Disney. Muito pelo contrário! Eles estão insatisfeitos. Ou cabe a reflexão: “ nosso ambiente de trabalho não é tão pró-funcionário quanto o da Google… o que faço para reverter isso? “ Nesse caso, a primeira pergunta que você tem de fazer a si mesmo é se seu trabalho na organização o ajuda a cumprir sua missão pessoal, ou seja, se você se sente feliz trabalhando nela. Se a resposta for negativa, o melhor é começar a procurar um lugar que combine mais com você, ou começar a ser o agente de mudança na empresa. Se a resposta for: “ Sim, eu me sinto feliz trabalhando nessa corporação”, há maneiras de ajudar a empresa a se ajustar a um modelo de gestão de felicidade.

Antes de mais nada, é preciso saber que uma mudança efetiva só acontece quando ela é “top-down”, isto é, o líder dos líderes da organização, “ o cara” da empresa precisa acreditar nessa mudança de cultura. Se o cara topo, o dono, o principal executivo não acreditar, a mudança dificilmente acontecerá, pois as pessoas precisam de referências e de coerência.

Valores são transmitidos e assimilados pelas atitudes que temos. Se o líder máximo não cumpre prazos, o restante da empresa se sentirá livre para não cumpri-los também. Contudo, se o cara que está  no topo preza pelo atendimento ao cliente, acima de tudo, e se for preciso ligará para um consumidor para dar uma satisfação sobre um problema, os colaboradores da empresa se sentirão inspirados a fazer o mesmo. O líder acredita na mudança? Então, o líder precisa fazer com que seus diretores acreditem, e assim por diante, é um efeito cascata.

Este artigo é parte integrante do livro “ O Poder de Ser Você”, que estará a venda em todas as livrarias a partir de setembro.

Alexandre Slivnik é autor do best-seller O Poder da Atitude, sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e profissional com 17 anos de experiência na área de RH e treinamento, é formado em educação física pela Universidade Mackenzie, com ênfase em qualidade de vida empresarial. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência Disney no Brasil, tendo visitado e estudado profundamente os parques e feito os treinamentos do Disney Institute sobre os temas excelência em liderança, inovação e criatividade, qualidade em serviços e excelência em negócios. Leva periodicamente vários grupos de executivos brasileiros para treinamentos in loco nos bastidores do complexo Disney, em Orlando, nos Estados Unidos, para estudar e ensinar como as empresas podem incorporar a mesma excelência e felicidade, o que é também tema de suas palestras, cursos, treinamentos e seminários. 

Compesa informa sobre abastecimento no Sertão

Na última quinta-feira (25), foi detectada falta de energia no Sistema Adutor de Jatobá. Devido a isto, a Compesa informa que o abastecimento está interrompido para os municípios de Arcoverde e Sertânia, além dos distritos abastecidos pelo mesmo sistema.

A Companhia já está em contato com a Celpe, para que sejam tomadas todas as medidas necessárias para a volta do abastecimento. Segundo a Celpe, a previsão é que a energia seja restabelecida no sábado (27). Após a volta, a distribuição de água deve ser normalizada em 48 horas.

Material de publicidade de Fernando é danificado

A campanha de Fernando Bezerra Coelho (PSB) ao Senado recebeu nesta
sexta-feira (26) denúncias de depredação do material de propaganda do
candidato. Pelo menos cinco minidoors com a foto de Fernando ao lado de
Paulo Câmara e Marina Silva foram cortados.

As peças estavam colocadas no Cabo de Santo Agostinho, na RMR. A campanha irá levar a informação ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que o fato seja apurado.

A coordenação da campanha lamenta que episódios como este ainda sejam registrados durante as eleições em Pernambuco.

Em Riacho, Comunidade Católica celebra Festa de São Vicente na Vila do Rangel

A Festa de São Vicente, na Vila do Rangel, começou na última terça-feira (23) e segue até o próximo sábado (27). Na programação religiosa, estão sendo realizadas missas e recitação do Ofício todos os dias.

Nesta sexta-feira (26), a celebração da Santa Missa acontece às 19h na igreja da comunidade. A celebração será presidida pelo Pe. Fernando, que também realizará batizados. A animação será feita pelo Coral da comunidade do Rangel.

Já neste sábado (27), às 6h da manhã será realizada a recitação do Ofício de Nossa Senhora e às 19h a Procissão com a imagem de São Vicente percorrendo as principais ruas da Vila do Rangel. Posteriormente, às 19h30, haverá a celebração da Santa Missa de encerramento, presidida pelo Pe. José Adeildo. A animação será conduzida pela Comunidade Jesus Misericordioso. Todas as comunidades do município são convidadas.

Festa de Rua – Na programação profana, partir das 21h do sábado, se apresentam na praça da comunidade a banda Brasília Night e o Trio Flor de Mandacaru.

Dilma tem 40%, Marina, 27%, e Aécio, 18%, aponta pesquisa Datafolha

Do G1

dilmaPesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

– Dilma Rousseff (PT): 40%
– Marina Silva (PSB): 27%
– Aécio Neves (PSDB): 18%
– Pastor Everaldo (PSC): 1%
– Luciana Genro(PSOL): 1%
– Eduardo Jorge(PV): 1%
– Zé Maria(PSTU): 0%*
– Rui Costa Pimenta(PCO): 0%*
– Eymael(PSDC): 0%*
– Levy Fidelix(PRTB): 0%*
– Mauro Iasi (PCB): 0%*
– Branco/nulo/nenhum: 5%
– Não sabe: 6%

* Cada um dos cinco indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%.

No levantamento anterior, divulgado no dia 19, Dilma tinha 37%, Marina, 30%, e Aécio, 17%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

Segundo turno
O levantamento divulgado nesta sexta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PT tem 47% das intenções de voto e a do PSB, 43%. Segundo o Datafolha, “embora persista o empate técnico no limite da margem de erro, há maior probabilidade de Dilma estar à frente de Marina neste cenário”. Na semana passada, Marina tinha 46% e Dilma, 44%.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 50% a 39% (49% a 39% na semana anterior).

O Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00782/2014.

Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:

– Dilma Rousseff : 33%
– Marina Silva: 21%
– Aécio Neves: 14%
– Outras respostas: 2%
– Em branco/nulo/nenhum: 5%
– Não sabe: 25%

Rejeição
A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.

– Dilma Rousseff: 31%
– Marina Silva: 23%
– Pastor Everaldo: 22%
– Aécio Neves: 20%
– Zé Maria: 17%
– Levy Fidelix: 17%
– Eymael: 16%
– Luciana Genro: 15%
– Rui Costa Pimenta: 14%
– Eduardo Jorge: 13%
– Mauro Iasi: 13%

Paulo Câmara tem 43% e Armando Monteiro, 34%, aponta Datafolha

PADo G1

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (26) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo de Pernambuco:

Paulo Câmara(PSB): 43%
Armando Monteiro(PTB): 34%
Zé Gomes(PSOL): 1%
Miguel Anacleto(PCB): 1%
Pantaleão(PCO): 0%
Jair Pedro (PSTU): 0%
Brancos e nulos: 8%
Indecisos: 12%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo.

No levantamento anterior, divulgado em 10 de setembro, Paulo tinha 39% e Armando, 33%.

Realizada entre os dias 25 e 26 de setembro, a pesquisa contou com 1.222 entrevistas em 44 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PE-00031/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00782/2014.

Segundo turno
O Datafolha fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Câmara e Armando Monteiro. Os resultados são os seguintes:

Paulo Câmara (PSB): 45%
Armando Monteiro (PTB): 39%
Brancos e nulos: 7%
Indecisos: 9%

Rejeição
O Datafolha também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é de Pantaleão, que tem 32%. Na sequência aparecem Zé Gomes (27%), Jair Pedro (22%), Miguel Anacleto (20%), Armando Monteiro (20%) e Paulo Câmara (14%). Outros 6% votariam em qualquer candidato, 6% rejeitam todos e 19% não souberam responder.

Fernando reúne militantes em Paulista

Candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), participou no início da tarde desta quarta-feira (24) de uma plenária com mais de 500 militantes em Paulista, na região metropolitana. O encontro teve a presença do prefeito da cidade, Júnior Matuto (PSB), que defendeu o nome de Fernando para o Senado federal. paulista1_2409

“Nosso candidato ao Senado é Fernando. Foi ele que nos ajudou com obras importantes, como a recuperação da orla. Os adversários nunca trouxeram nada para cá, nunca bateram um prego por Paulista. Por isso, aqui é de chocalho tampado, é Fernando sim!”, disse Júnior Matuto.

Fernando agradeceu e pediu que a militância continuasse nas ruas, sem aceitar as provocações dos adversários, mas trabalhando pela vitória completa da Frente Popular. “Quero ser o Senador para ajudar Paulo Câmara a fazer um grande governo, como Eduardo Campos sonhou. Chegou a hora de manter o legado que Eduardo nos deixou. Vamos de casa em casa, levando a mensagem da Frente Popular”, afirmou.

Piauí receberá R$ 1,2 milhões para estruturação de farmácias

O Ministério da Saúde habilitou, nesta quarta-feira (24), 34 municípios do Piauí, para receber recursos destinados ao Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QualifarSUS). As cidades, que participam do Plano Brasil Sem Miséria, receberão R$ 1,2 milhões para investir em estruturação de farmácias da atenção básica.

A portaria de habilitação já está disponível no Diário Oficial da União. Ainda neste ano, serão destinados R$ 25 milhões para investimentos nas farmácias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centrais de Abastecimento Farmacêutico (CAF) em todo país. O objetivo do programa é estruturar a assistência farmacêutica da Atenção Básica dos municípios com população de até 100 mil habitantes.

Nos três anos de criação do programa, o Ministério da Saúde já destinou R$ 92 milhões para 1.582 municípios, 70% dos incluídos na lista do Brasil sem Miséria, investirem em estruturação de farmácias. Para participar do QualifarSUS, o município deve estar na lista do Brasil Sem Miséria e fazer parte de outros programas da Atenção Básica, como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) e o Hórus, sistema de assistência farmacêutica que permite controle de compra, armazenamento e dispensação.

Cada cidade receberá até R$ 33 mil, variando de acordo com a população, para contratação de equipe, aquisição de mobiliários e equipamentos necessários para estruturação dos serviços de assistência farmacêutica. Também há o repasse anual no valor de R$ 24 mil para manutenção. Além dos recursos, o programa oferece educação permanente e capacitação dos profissionais.

Ao anunciar o recurso, durante o 5º Congresso de Uso Racional de Medicamentos que acontece nesta semana em São Paulo, o Ministro Arthur Chioro afirmou que o QualifarSUS reforça o compromisso do Ministério em promover o uso racional de medicamentos e garante atenção contínua, integral e humanizada.