Os casos de Covid-19 no Brasil vêm aumentando consecutivamente nas últimas três semanas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, na semana epidemiológica 45 a quantidade média de diagnósticos era de pouco menos de 118 mil. Na semana 48, entre os dias 22 e 28 de novembro, foram registados 237,4 mil – aumento de mais de 100%.
Desde o final de julho, com alguns aumentos pontuais, a pandemia vinha apresentando sinais de desaceleração, mas voltou a ter aumento na curva de casos a partir do início de novembro. Em entrevista coletiva, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Arnaldo de Medeiros, disse que a forte alta a partir da semana epidemiológica 45 pode estar relacionada à instabilidade dos dados.
Quanto ao cenário da pandemia nas regiões do país, a maior variação no número de casos ocorreu no Nordeste – 38%. O Centro-Oeste aparece na sequência, com aumento de 23%, seguido pela região Sul, 17%, e o Norte, que teve crescimento de 16% nos diagnósticos. Já na região Sudeste houve negativa, após grande aumento de diagnósticos na semana 45.
Em relação às mortes por Covid-19, os maiores acréscimos nas duas últimas semanas ocorreram no Sul (36%), Centro-Oeste e Norte (17%) e Nordeste (10%). O Sudeste se manteve praticamente uma estável (-1%).