Patrimônios Vivos de Caruaru são homenageados em sessão de cinema gratuita na Estação Criativa

No próximo sábado (23), a antiga Estação Ferroviária de Caruaru será palco de mais uma ação cultural: o “Cine Estação: O Legado dos Patrimônios Vivos de Caruaru”. O evento, produzido pela Proa Cultural, traz uma sessão de cinema com documentários sobre 19 artistas e mestres que, ao longo dos anos, contribuíram para a preservação das tradições culturais do município.

A ação terá início às 16h, com entrada gratuita e aberta ao público. Os filmes que serão exibidos foram produzidos pela Fundação de Cultura de Caruaru e retratam a trajetória de artistas e mestres que, por manterem vivas as tradições culturais da região, são reconhecidos como Patrimônios Vivos.

“A realização do Cine Estação, além de reconhecer e valorizar o trabalho desses fazedores de cultura, que dedicam a vida a manter vivas as tradições desta região, é também uma forma de resgatar a execução de cineclubes e trabalhar o audiovisual como uma potente ferramenta de transformação social e da economia criativa de Caruaru”, destaca Camila Bandeira, sócia-diretora da Proa Cultural.

O Registro do Patrimônio Vivo de Caruaru foi instituído por lei em 2019 e busca preservar e valorizar os artistas e grupos culturais que detêm conhecimentos essenciais à produção e perpetuação da cultura local, reforçando a importância de salvaguardar esses legados para as gerações futuras. Cada documentário produzido é dedicado a um desses representantes culturais de Caruaru, destacando suas contribuições à música, ao artesanato, ao teatro e a outras expressões que compõem a identidade do município.

Atualmente, Caruaru conta com 20 Patrimônios Vivos que preservam tradições em diversas áreas. Na música, os representantes são Azulão, Joana Angélica, Walmir Silva, Onildo Almeida, Ivete Cairo, João do Pife, Gilvan Neves, Banda Zé do Estado e Coral Madrigal. No artesanato, estão a Família Vitalino, Terezinha Gonzaga, Socorro Rodrigues e Luís Antônio. No teatro, Mestre Sebá e Coroné Cornélio. Há também Maria José da Silva, representando os povos tradicionais, além de Dona Maria do Bolo, Augusto Eventos e o brinquedo popular centenário Boi Tira-Teima. Os 19 nomes já têm suas trajetórias registradas em documentários, que serão exibidos no Cine Estação. O mais novo membro, Mestre Vavá, do Boi Surubim e da Banda de Pífanos Alvorada, que recebeu o título na última segunda-feira (18), ainda terá sua história documentada em futuras produções.

Serviço

Cine Estação: O Legado dos Patrimônios Vivos de Caruaru

Data: 23 de novembro (sábado)

Horário: 16h

Local: Antiga Estação Ferroviária de Caruaru

Entrada gratuita

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.