Por DANIEL CARVALHO
Da Folha.com
De ilustre desconhecido a herdeiro político de Eduardo Campos, Paulo Câmara (PSB), 42, deverá se eleger governador de Pernambuco já no primeiro turno.
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (4) mostra o ex-secretário estadual da Fazenda com 61% dos votos válidos, cálculo da Justiça Eleitoral na divulgação dos resultados oficiais do pleito.
Para ser eleito no primeiro turno, o candidato deve ter 50% dos votos válidos, mais um voto. No levantamento realizado sexta (3) e sábado (4), o senador Armando Monteiro Neto (PTB), 62, aparece em segundo lugar, com 37%.
Em relação ao levantamento anterior, de quarta (1) e quinta (2), Câmara subiu seis pontos, e Monteiro Neto caiu seis. A margem de erro da pesquisa, feita em parceria com a TV Globo, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Câmara, que começou a campanha com 13% nas pesquisas, disparou a partir de meados de agosto, com o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV e, principalmente, após a morte de Campos em um acidente aéreo.
Por outro lado, Monteiro Neto, ex-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), despencou no mesmo período. Na largada da campanha ele tinha 47%, com a ajuda do apoio de Dilma e do ex-presidente Lula.
O Datafolha ouviu 1.735 eleitores, em 47 municípios do Estado. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com os números PE-00044/2014 e 01037/2014.
Num eventual segundo turno, o ex-secretário de Campos também venceria com 61% dos votos válidos, ante 39% de Monteiro Neto.