Perambulando: espetáculo de cultura popular que encanta turistas no Marco Zero

O Marco Zero do Recife foi palco, neste domingo (19), de mais uma edição do Perambulando. A ação é promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. O evento, cuja proposta é ser uma amostra cultural gratuita para turistas e visitantes, mais uma vez deu destaque à riqueza das tradições do nosso Estado.

As apresentações ficaram por conta do Boi Tira Teima, dos Bonecos Gigantes de Lulinha, da Cia Brasil por Dança e do Maracatu Nação Tigre, acompanhados pelo som vibrante da orquestra Paranampuká. A concentração teve início às 16h, no Armazém 13, na Avenida Alfredo Lisboa, em frente à sede do Grande Recife. Às 17h, o cortejo às margens do oceano envolveu o público em uma experiência repleta de música, dança e interatividade

“Pela quinta semana consecutiva o Perambulando traz esse belo desfile da nossa cultura popular. É importante ter sempre essa valorização, muito incentivada pela governadora Raquel Lyra. É sempre satisfatório observar as pessoas participando, turistas do Brasil e do exterior, do Recife e de outras cidades, todos celebrando a alegria de Pernambuco. Isso movimenta nossa economia, atrai gente e traz riquezas para a população “, ressaltou Paulo Nery, secretário de Turismo e Lazer do Estado.

O Perambulando, que teve início em dezembro de 2024, fornece apresentações culturais gratuitas todos os domingos. A ação está programada até o fim de janeiro de 2025. A proposta é oferecer uma exposição nos ritmos e manifestações artísticas de Pernambuco em um dos cenários mais emblemáticos do Estado, com horário e definições locais, permitindo que turistas e moradores possam planejar e vivenciar uma riqueza cultural local de forma acessível.

Setur promove ações no Recife

Além do cortejo, neste domingo, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco marcou presença no Recife Antigo com outra ação especial. Durante o receptivo do cruzeiro Seven Seas Mariner, que trouxe 568 passageiros e 464 tripulantes ao Porto do Recife, os visitantes foram recebidos com uma apresentação de frevo e puderam degustar bebidas de frutas tropicais preparadas pelo Pitú. Esse foi o sétimo cruzeiro da Temporada 2024/2025.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.