Em maio, a Ipsos realizou uma pesquisa com 1.200 pessoas para analisar a opinião dos brasileiros sobre a operação Lava Jato. Para 95% dos entrevistados as investigações devem continuar até o fim, custe o que custar e a mesma porcentagem acredita que a operação deve averiguar todos os partidos políticos.
Além disso, 93% concordam que a Lava Jato deve prosseguir mesmo que o Michel Temer deixe o cargo de presidente. A seguir, confira os resultados:
92% dos brasileiros são a favor da operação mesmo que traga mais instabilidade política;
90% aprovam a Lava Jato mesmo que gere instabilidade econômica;
86% concordam que a operação vai fortalecer a democracia no Brasil;
83% afirmam que as grandes lideranças políticas brasileiras estão tentando acabar com a Lava Jato;
80% acham que as investigações estão mostrando que todos os partidos são corruptos;
74% acreditam que a Lava Jato pode ajudar a transformar o Brasil num país sério;
66% concordam que a operação está investigando todos os partidos;
57% afirmam que a Lava Jato está mostrando que o PT é mais corrupto que os outros partidos;
56% apontam que esta operação forçará novas eleições presidenciais antes de 2018;
50% acham que a sociedade brasileira é quem mais ganha com as investigações;
41% concordam a Lava Jato está piorando a situação econômica e de emprego no Brasil, já 47% divergem do pensamento;
36% avaliam que a Lava Jato vai acabar em pizza versus 47% discordando desta visão.
Com margem de erro de 3 pontos percentuais, a pesquisa da Ipsos realizou entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros.
Sobre a Ipsos
A Ipsos é uma empresa independente global na área de pesquisa de mercado presente em 88 países. A companhia tem mais de 5 mil clientes e ocupa a terceira posição na indústria de pesquisa. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de publicidade, fidelização de clientes, marketing, mídia, opinião pública e coleta de dados. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e analisam audiência, medem a opinião pública ao redor do mundo.