Foto: Janaína Pepeu
A Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC) teve um ano marcado por várias ações realizadas nos âmbitos da educação e do planejamento, bem como em intervenções no trânsito, para o benefício da população.
Já a partir do primeiro mês do ano, com os efeitos da pandemia da Covid-19, reuniões aconteceram para a realização dos serviços públicos pertinentes à AMTTC, no que concerne ao gerenciamento do trânsito e transporte.
Focada no entendimento das demandas da cidade, na elaboração de políticas públicas de mobilidade, a AMTTC realizou pesquisa de Origem-Destino com a população, em vários pontos da cidade e da zona rural. O estudo teve como objetivo entender o comportamento dos principais meios de deslocamento dos caruaruenses, tornando possível a criação de políticas públicas que atendam às necessidades da cidade. O trabalho de levantamento em campo ouviu, aproximadamente, 1.500 pessoas. A pesquisa é base para a elaboração do Plano de Mobilidade do Município.
Já considerando os resultados da pesquisa, a título de estudo, foi realizado um teste com proposta de nova linha de serviço de ônibus durante agosto e setembro. Para 2022, novas intervenções serão realizadas para a população, com melhoramento no serviço do transporte público e no trânsito da cidade.
*Melhorias –* A autarquia vem realizando estudos nas principais vias e cruzamentos da cidade, objetivando mudanças que tragam mais segurança aos condutores, evitando acidentes nos locais por falta de atenção dos motoristas. Destaque para as melhorias na sinalização semafórica do cruzamento das ruas Laudelino Rocha e João Cursino, no Bairro Maurício de Nassau, diminuindo, drasticamente, os números de acidentes no local, como também o cruzamento da Avenida Pedro Jordão e Rua José Leão, entre outras.
Em 2021, a AMTTC realizou a inserção de mais de 400 placas de sinalização, pintura de 12 faixas de pedestres, implantação de faixas de trânsito de pedestres (faixa verde), totalizando, aproximadamente, 160 metros, melhorando a mobilidade dos pedestres e veículos nos bairros.
*Capacitação -* Durante o mês de julho, os agentes de trânsito participaram de curso de atualização, de modo que estejam capacitados para exercer sua função da melhor maneira possível.
*Ações -* Tradicionalmente o mês de maio é marcado pela Campanha Nacional do “Maio Amarelo”, que objetiva conscientizar a população através da educação voltada para o trânsito. O tema deste ano foi “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, que tem como proposta chamar a atenção para a responsabilidade como elemento principal de evitar acidentes, levando mais segurança e educação para todos os condutores do país.
A autarquia promoveu ainda várias operações educativas nas principais ruas e avenidas da cidade, reforçando a importância da sinalização e atenção no momento de condução do veículo.
Já no mês de setembro, foi a vez da Semana Nacional de Trânsito, com o tema “Respeito e responsabilidade, pratique no trânsito”, incentivando, junto à sociedade, uma maior reflexão sobre o tema. A programação, planejada pela AMTTC, teve a participação do Detran, equipe da Polícia Militar, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e iniciou com uma grande ação no Marco Zero da cidade. O tema também foi debatido em forma de palestras, em associações, empresas, autoescolas, secretarias do município e escolas das redes municipal e particular, destacando a importância do tema.