O gaúcho Plínio Pacheco, era militar da Força Aérea Brasileira, e jornalista.
Chegou a Pernambuco no início da década de 1950, e através do ator e diretor de teatro Luiz Mendonça , foi levado para conhecer Fazenda Nova , município do Brejo da Madre de Deus.
Na época, Epaminondas e Sebastiana Mendonça, pais de Luiz, realizavam anualmente nas ruas daquela pequena vila o espetáculo de rua O Drama da Paixão.
O elenco era formado por pessoas da família e moradores daquele pequeno lugarejo de apenas 1 mil habitantes na época .
Plínio conheceu Diva, a filha caçula do velho Epaminondas , e logo se apaixonaram.
Seguiram para o Rio Grande do Sul , e no retorno ao agreste pernambucano , Pacheco assume a produção do espetáculo do sogro , e tem uma brilhante idéia , construir uma cidade-teatro de pedra, para encenação da Paixão de Cristo, que mais tarde se transformaria no maior espetáculo ao ar livre do mundo.
A Nova Jerusalém tem uma área de cem mil metros quadrados, equivalente a um terço da área murada da Jerusalém dos tempos de Jesus.
O espetáculo tem 50 atores e mais de 400 figurantes, com 3 horas de duração, em 09 palcos- platéia.
O texto da peça Jesus foi escrito por Plínio Pacheco, e após a sua morte o seu filho Robinson Pacheco assumiu a produção e coordenação geral do espetáculo, e a presidência da Sociedade Teatral de Fazenda Nova – Nova Jerusalém.
Em 2025, será realizada a 56ª temporada desse mega evento, de 12 a 20 de abril. A espectativa é que este ano receba mais de 70 mil pessoas do Brasil e de mais de 20 países.