A prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Serviços Públicos, vai realizar um treinamento para a equipe do patronato do município, que são egressos do sistema prisional. Este treinamento visa oferecer uma oportunidade de qualificação profissional para 100 apenados, que irão aprender técnicas de jardinagem e paisagismos.
O projeto tem o objetivo de garantir uma oportunidade de qualificação para esse público retornar ao convívio social. Durante os treinamentos eles aprenderão na prática técnicas de jardinagem e irão colaborar com a manutenção das áreas verdes, canteiros e terão noções de paisagismo.
“O treinamento terá início na primeira quinzena de março e vai garantir o resgate da cidadania aos apenados, além de oferecer aos participantes uma nova chance de retornar ao convívio social com uma qualificação profissional”, afirmou o secretário de serviços públicos, Ytalo Farias.
O convênio para a utilização da mão de obra dos egressos foi firmado em março de 2018. “Este convênio tem como finalidade primordial a reinserção social para estas pessoas. Já que a cadeia é um estigma e a única forma de vencer este estigma é provando que estes egressos retornarão ao âmbito do exercício da cidadania com bons serviços prestados ao município”, explicou a secretária de Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, Perpétua Dantas.
Foto: Janaína Pepeu