As comemorações pelos 130 anos da abolição da escravatura na Faculdade Zumbi dos Palmares é um convite à reflexão sobre a liberdade no lançamento de um Programa de empreendedorismo para jovens afrodescendentes.
Empresários, executivos e políticos se reúnem nesta segunda-feira (14 de maio) no Memorial da América Latina, para o anúncio de um conjunto de ações efetivas para empregabilidade e para o empreendedorismo. “Estamos agindo com olhar para o futuro, para gerar oportunidades para a grande massa de negros formados, capacitados e ávidos por uma real oportunidade no mercado”, explica o reitor José Vicente.
As empresas Bayer, Natura, IOS-Totvs, Novartis são as primeiras a assinar a Iniciativa Empresarial e ainda serão anunciadas:
· Em parceria com o Instituto FEBRABAN de Educação e apoio do Instituto J P Morgan, cursos vão certificar jovens negros aprendizes no mercado financeiro;
. Com o Ministério da Educação será firmado um tipo de Linkedin black, uma plataforma digital de currículos desses jovens negros, perfazendo uma rede social inclusiva para profissionais. Será o maior banco de dados do país para que as empresas contratem profissionais negros;
· Criação de uma incubadora para startups para afrodescendentes com apoio de parceiros estratégicos;
· 30 empresas parceiras no Banco de Talentos e Banco de Negócios.
Seis personalidades receberão a Medalha do Mérito Cívico Afrobrasileiro: o Governador Marcio França, o Prefeito Bruno Covas, o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, o presidente do Conselho do Bradesco, Luis Trabuco, a empresária Luiza Trajano (Magazine Luiza) e o cantor/escritor Martinho da Vila. A jornalista Glória Maria participa do evento lendo um editorial.