Polo do Pífano é novidade no São João de Caruaru

Os visitantes do São João de Caruaru, o Maior e Melhor São João do Mundo, serão recebidos com uma novidade na Estação Ferroviária: o Polo do Pífano. Localizado logo na entrada, o novo espaço celebra uma das tradições musicais mais importantes do Nordeste brasileiro.

O pífano, também chamado de pífaro em Portugal e piffero na Itália, é uma flauta popular que possui grande importância na cultura nordestina. A criação do Polo do Pífano é uma homenagem a Sebastião Biano, uma figura icônica na história de Caruaru e do mundo. Compositor, tocador de pife, luthier e contador de histórias, Sebastião Biano liderou a renomada Banda de Pífanos de Caruaru, também conhecida como “Os Beatles de Caruaru”.

Para José Bento manter a tradição é sempre importante. “O Polo Sebastião Biano traz a cultura raiz do Nordeste. Estou amando reviver a verdadeira tradição do São João de Caruaru”, disse.

*Sobre Sebastião Biano:*

Sebastião Biano é um compositor e músico brasileiro, famoso por seu trabalho com a Banda de Pífanos de Caruaru. Sua trajetória e contribuições são fundamentais para a preservação e disseminação da música de pífano no Brasil e no mundo.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.