Depois de uma pausa devido às restrições provocadas pela pandemia, o Circuito do Café de Pernambuco está oficialmente de volta para movimentar o setor gastronômico. Promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), o evento deu início à sua nona edição no último domingo (3), com uma cerimônia de lançamento realizada no Polo Comercial.
A abertura da programação também marcou o início da exposição “Cenas da Memória – Recortes do Cinema em Caruaru”, que ficará disponível para o público no Centro de Compras e Lazer até o dia 7 de novembro. A mostra é resultado da curadoria do historiador e consultor cultural Walmiré Dimeron e traz registros de mais de 100 anos da história caruaruense com o audiovisual.
“Você passeia por, aproximadamente, 18 cinemas que fazem parte da história de Caruaru. Temos registros desde as primeiras iniciativas, de 1905, que precederam o cinema, que eram empresários que vinham de fora, se licenciavam na Prefeitura, alugavam um imóvel e faziam uma exibição ainda muito rudimentar, com movimento manual, projetando imagens em movimento com os truques do cinema. A gente tentou resgatar a memória afetiva desses espaços, o quanto eles foram importantes para o entretenimento, para o convívio social e para a memória histórica da nossa cidade”, explica o historiador.
Ao todo, 13 cafeterias estão participando da rota gastronômica do evento. O tema escolhido para esta edição foi o cinema e trará os combos astros, como são chamadas as receitas criadas por cada cafeteria, homenageando filmes clássicos nacionais e internacionais. As pessoas que completarem parte da rota, visitando, ao menos, 10 dos 13 estabelecimentos participantes receberão canecas temáticas exclusivas do evento. Ao visitar 12 cafeterias, também é possível concorrer a uma cafeteira e a uma viagem.
O Polo Caruaru está localizado no Km 62 da BR-232, no bairro Nova Caruaru, e funciona de 9h às 18h, de domingo a domingo.
Confira a lista de cafeterias participantes:
Bodega João Doutor
Filme homenageado: E o vento levou (1939)
Times Café
Filme homenageado: A noviça rebelde (1965)
Maria José Café Gourmet
Filme homenageado: Romeu e Julieta (1868)
O Bosque Café
Filme homenageado: O Poderoso Chefão (1972)
Dona Bodega
Filme homenageado: O Mágico de Oz (1939)
Cheirim Bão
Filme homenageado: Cantando na chuva (1952)
Negro Br0wnie
Filme homenageado: Titanic (1997)
Luiz Lua Gonzaga (Sesc Caruaru)
Filme homenageado: O garoto (1921)
Delta Expresso
Filme homenageado: Cinema Paradiso (1988)
Lê Café
Filme homenageado: Xica da Silva (1976)
Café.com
Filme homenageado: A Lagoa Azul (1980)
Jerinana
Filme homenageado: O auto da Compadecida (2000)
Dom Ermínio
Filme homenageado: Dança com Lobos (1990)