Pernambuco é um dos estados que mais produz moda e vestuário no país, mas os empreendedores da região precisam inovar para conferir competitividade a seus produtos. Essa foi uma das constatações que aferiu o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) em recente pesquisa apresentada a empresários do Recife, no Marco Pernambucano da Moda, neste mês de maio, em iniciativa do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE).
O “Estudo da Competitividade dos Setores Têxtil e Confeccionista no Estado de Pernambuco” traz estatísticas e dados inéditos do cenário T&C do Estado, apontando caminhos e estratégias de aceleração da competitividade do setor e melhoramento de produtos e serviços. Os dados foram apresentados por Marcelo Prado, presidente do IEMI e um dos condutores do processo, que investigou o atual cenário das fábricas têxtis do Estado. A pesquisa foi feita sob demanda do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A pesquisa traz orientações aos empresários que querem tomar decisões importantes para seus negócios, tendo em vista a particularidades do setor T&C. Entre os vários resultados que a pesquisa trouxe está que a produção de moda em Pernambuco precisa inovar e agregar diferenciais próprios da cultura local para ter competitividade tanto na região Nordeste quanto em mercados do Sul e Sudeste.
“O boom do setor em Pernambuco começou replicando produtos importados com preço baixo, e isso funcionou durante um tempo. Agora, o mercado indica que as empresas que se sobressaem são as que agregam diferenciais e reconhecem o valor de seus próprios produtos”, afirma Marcelo Prado. A análise mostra que Pernambuco ocupa a sétima posição no ranking de estados produtores de têxtis, chegando a produzir 44,4 mil toneladas/ano. No entanto, aponta também que pequenas empresas do ramo costumam fechar em quase 90% em até cinco anos de atividade. “Isso é reflexo desse novo momento, no qual a inovação se faz fundamental”, argumenta Marcelo.
Empresários locais que quiserem tem acesso ao estudo podem consultá-lo junto ao Marco da Moda ou comprar o material na íntegra, obtendo informações sobre o panorama da indústria brasileira; dimensões, segmentação e evolução do setor têxtil no Brasil; comparativo entre números do Brasil e de Pernambuco; detalhamento de produção, ocupação de pessoal, exportação, estoque de produtos, desenvolvimento de coleções e distribuição; entre outras informações.