O município de Garanhuns, conta agora com mais um Ponto de Apoio de Saúde. Desta vez, na zona rural do município, no sítio Borges. O ponto beneficiará, também, moradores do sítio Cágados. A inauguração da unidade aconteceu na tarde dessa segunda-feira (20), e contou com a presença de moradores da área e representantes do Governo Municipal. Aproximadamente 150 famílias da área serão beneficiadas com os serviços oferecidos na unidade.
A unidade foi implantada em um local cedido pela Associação Comunitária Sítio Cágados/Borges, e possui uma sala de reunião, para realização de ações da Educação em Saúde; um consultório médico; uma sala para procedimentos; uma área de pesagem e uma farmácia. A equipe, formada por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Miracica II, conta com médico, enfermeira e agente comunitário de saúde (ACS), além do apoio de integrantes da própria associação. O ponto de apoio funcionará nas terças e quartas-feira, a partir das 8h até 14h.
O presidente da associação, Sandro Barbosa, afirma que a implantação desse ponto de apoio é a realização de um sonho para toda a comunidade. “Nós estamos muito felizes. A partir de agora vai mudar tudo. Antes a gente tinha muito dificuldade, até pelo custo mesmo, para sair daqui para ir até a cidade, e agora nós teremos os serviços de saúde aqui mesmo. A felicidade é grande, pois tinha muita gente com um sentimento negativo dizendo que não teria esse ponto aqui, e agora é um sonho que está sendo realizado”, afirmou Sandro.
De acordo com o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, o ponto de apoio é mais um avanço do Governo Municipal na busca pela melhoria da qualidade de vida da população. “Nós já tínhamos uma unidade de saúde que dava suporte a população dessas comunidades, que era a UBS de Miracica, porém a facilidade de acesso aos serviços que eles obterão a partir de agora é muito maior, pois o ponto de apoio fica na própria comunidade. A partir de agora teremos uma equipe de profissionais de saúde no ponto de apoio, fazendo com que os serviços de saúde estejam bem mais perto dos moradores”, pontuou o titular da pasta.