Prefeitura de Caruaru amplia ações para conter o Covid 19

Apesar dos esforços e ações da Prefeitura de Caruaru, algumas pessoas ainda estão descumprindo as medidas

Wagner Gil

Com o objetivo de evitar o aumento de pessoas infectadas com o novo coronavírus, a Prefeitura de Caruaru vem fazendo uma série de medidas que vão desde a montagem de barreiras educativas nas principais entradas da cidade, bem como incentivando uma rede de doações para cuidar das pessoas que vivem em completa vulnerabilidade, como é o caso dos moradores de rua. Apesar dos esforços, algumas pessoas ainda estão descumprindo as medidas. Aglomerações em filas de bancos e lotéricas são vistas constantemente.

Essa rede vai reunir organizações não governamentais, entre elas, Lions, Rotary e as Lojas Maçônicas. O decreto foi publicado na última quinta-feira (26), apresentando a Rede Solidariedade com o objetivo de planejar e coordenar campanhas de arrecadação das doações, assim como elaborar ações que serão desenvolvidas para o enfrentamento da pandemia. Participam ainda as secretarias de Defesa Social e Direitos Humanos, da Mulher e das Feiras. As doações em dinheiro poderão ser depositadas na conta corrente do Lions Internacional: Banco do Brasil, Agência nº 1421-4, Conta nº 16355-4, CNPJ nº 10.022.291/0001-72.

FEIRAS LIVRES

O Grupo Integrado de Atendimento de Emergências Relacionadas a Desastres Naturais e Correlatos definiu regras mais rigorosas para as feiras livres do município, a exemplo da do Bairro do Salgado, que ocorre aos sábados e domingos, e passa a ser realizada agora no Pátio de Eventos Luiz ‘Lua’ Gonzaga. O objetivo é dar distância de pelo menos dois metros entre os bancos.

A feira do São Francisco, que acontece às sextas, também sofreu mudanças com mais espaço entre os bancos. “As pessoas devem se limitar a comprar e retornar imediatamente a sua residência. Já as pessoas idosas ou que se enquadrem no grupo de risco, como sempre lembramos, devem evitar ir às feiras”, orientou o secretário de Serviço Público, Ytalo Farias.

A prefeitura também tem fortalecido o atendimento às pessoas em situação de rua durante a pandemia. As ações desenvolvidas seguem por vários direcionamentos, como abordagens nas ruas (diurnas e noturnas), encaminhamento para acolhimentos institucionais, apoio médico e reforço nas alimentações. Até o momento, mais de 100 pessoas foram abordadas na cidade.

BARREIRAS EDUCATIVAS

A prefeitura também montou uma série de barreiras educativas nas principais entradas de Caruaru. O grupo é composto por profissionais da saúde, Destra e Bombeiros.

O trabalho feito pela prefeitura vem aumentando as restrições na cidade gradativamente. A prefeita Raquel Lyra explicou. “Desde domingo passado estamos numa luta incansável para restringir a circulação de bens e pessoas. Tínhamos o objetivo de colocar em prática as barreiras sanitárias nos acessos ao município a partir da segunda-feira (23), no entanto, no último sábado (21), o Governo Federal e o Ministério Público Estadual expediram recomendação no sentido de que fosse revogado qualquer ato administrativo tendente a restringir o acesso de pessoas e bens no município. Dessa forma, tivemos que repensar nossa estratégia”, explicou a prefeita.

As abordagens são feitas em caminhões, transportes alternativos, veículos de passeio e motos com placas de outras cidades.

MORTES EM PERNAMBUCO

Até o fechamento desta edição, sexta-feira (27), Pernambuco havia registrado três pessoas mortas com Covid-19. Na quarta (25), um homem de 85 anos foi o primeiro óbito do Estado de paciente com a doença. Além dele, as outras duas pessoas que foram diagnosticadas com a doença e faleceram são um morador do Recife, de 69 anos, e um canadense de 79 anos. Os dois faleceram na madrugada da quinta (26).

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *