Prefeitura de Caruaru convida população para contribuir na elaboração de leis para o município

A Audiência Pública para a Elaboração das Leis Orçamentárias de Caruaru para o ano de 2025, será realizada no dia 21 de maio, a partir das 19h, na Escola Municipal Professor José Florêncio Neto Machadinho. A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), convida toda a população para elaborar, junto ao executivo, as leis que vão reger o município no próximo ano.

Durante a Audiência Pública, a população terá a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o governo, as leis orçamentárias (LDO e LOA) e também contribuir para a elaboração dessas leis. “A voz da população é muito importante para o futuro de Caruaru”, explicou a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Andrezza Ribeiro. “Juntos, podemos construir uma cidade melhor para todos”*

Fala Caruaru

Desde o dia 13 de maio, a Prefeitura de Caruaru disponibiliza um questionário online para que a população participe ativamente da construção do futuro do município. Esse questionário estará disponível até o dia 28 de junho. Para participar, basta entrar no site do “Fala Caruaru” (https://fala.caruaru.pe.gov.br/), reponder ao questionário e enviar. O Fala Caruaru é uma plataforma online onde o cidadão pode expressar opiniões e contribuir para a elaboração das leis orçamentárias municipais (LDO e LOA) para o ano de 2025.

LDO, LOA e PPA

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) define as metas e prioridades para o próximo ano, enquanto a Lei Orçamentária Anual (LOA) detalha como os recursos serão distribuídos para cada setor e projeto. São documentos essenciais que norteiam as ações da administração municipal. Além da LDO e LOA, anualmente também é realizada a revisão do Plano Plurianual (PPA) que é um documento estratégico com diretrizes, para um período de quatros anos de governo.